Encontro Empresarial ACIJS debate reforma tributária e impactos nos negócios
Tema debatido há décadas, a reforma do sistema tributário brasileiro ganhou novo impulso em 2023, com uma série de propostas em discussão no Congresso Nacional.
O principal objetivo é simplificar o complexo sistema de impostos do país, que atualmente possui tributação sobre consumo, renda, e produção em múltiplas esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Entre as principais mudanças está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos como o ICMS, ISS, PIS e Cofins, reduzindo a burocracia e promovendo maior transparência.
Apesar de um avanço nas negociações, as discussões enfrentam desafios significativos para sua implementação, com dúvidas que geram incertezas tanto no ambiente corporativo, com setores que temem a elevação de seus custos, como na gestão pública com o receio de estados e municípios de perda de arrecadação e redistribuição de receitas.
Para tratar do assunto, apresentando os impactos da reforma tributária no dia a dia das empresas, o Encontro Empresarial da ACIJS no dia 7, segunda-feira, contará com a participação do contabilista Paulo Henrique Felicioni. Mestre em contabilidade e finanças, sócio e diretor executivo da Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial, Felicioni vai abordar como as mudanças irão alterar a rotina das empresas, em todas as formas de tributação, seja do SIMPLES, Lucro Presumido ou Lucro Real, como os empresários devem se preparar para as alterações.

Dentre os pontos principais da palestra, o especialista tratará de questões como os impactos no preço de compra, na margem de lucro e no preço de venda; o custo atual do que é pago atualmente de impostos e o que será pago após a reforma; qual o momento certo para compra de máquinas, equipamentos e imobilizado em geral; reflexos no caixa das empresas; cuidados a serem observados na compra de serviços e mercadorias; e quais benefícios fiscais deixam de existir e outros que passarão a valer com o novo sistema tributário, entre outros aspectos.
O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS. Não há cobrança de ingresso, mas a entidade mais uma vez promove a inscrição solidária, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que poderá ser entregue na recepção do auditório.
>>> Inscrições:
https://acijs.com.br/agenda/encontro-empresarial-acijs-reforma-tributaria-entenda-na-pratica-os-impactos-na-sua-empresa/.
>>> Informações:
(47) 98835-1316 / [email protected].
O Encontro Empresarial ACIJS tem patrocínio do Sicoob/CEJASCred, Unimed Jaraguá do Sul, Uvel Concessionária e Cartório de Protestos de Santa Catarina.
Fortalecimento da representatividade, infraestrutura e educação: metas da nova diretoria da ACIJS
Gestão atuará com foco no protagonismo do associativismo empresarial, consolidando ações em prol do empreendedorismo gerador do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social de Jaraguá do Sul e região
ACIJS celebra conquistas no ecossistema empresarial e reforça presença na comunidade
2025 foi um ano marcado por muitas realizações e conquistas que reafirmam papel da entidade na representação empresarial e no compromisso com a comunidade
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista