Encontro Empresarial ACIJS debate reforma tributária e impactos nos negócios
Tema debatido há décadas, a reforma do sistema tributário brasileiro ganhou novo impulso em 2023, com uma série de propostas em discussão no Congresso Nacional.
O principal objetivo é simplificar o complexo sistema de impostos do país, que atualmente possui tributação sobre consumo, renda, e produção em múltiplas esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Entre as principais mudanças está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos como o ICMS, ISS, PIS e Cofins, reduzindo a burocracia e promovendo maior transparência.
Apesar de um avanço nas negociações, as discussões enfrentam desafios significativos para sua implementação, com dúvidas que geram incertezas tanto no ambiente corporativo, com setores que temem a elevação de seus custos, como na gestão pública com o receio de estados e municípios de perda de arrecadação e redistribuição de receitas.
Para tratar do assunto, apresentando os impactos da reforma tributária no dia a dia das empresas, o Encontro Empresarial da ACIJS no dia 7, segunda-feira, contará com a participação do contabilista Paulo Henrique Felicioni. Mestre em contabilidade e finanças, sócio e diretor executivo da Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial, Felicioni vai abordar como as mudanças irão alterar a rotina das empresas, em todas as formas de tributação, seja do SIMPLES, Lucro Presumido ou Lucro Real, como os empresários devem se preparar para as alterações.

Dentre os pontos principais da palestra, o especialista tratará de questões como os impactos no preço de compra, na margem de lucro e no preço de venda; o custo atual do que é pago atualmente de impostos e o que será pago após a reforma; qual o momento certo para compra de máquinas, equipamentos e imobilizado em geral; reflexos no caixa das empresas; cuidados a serem observados na compra de serviços e mercadorias; e quais benefícios fiscais deixam de existir e outros que passarão a valer com o novo sistema tributário, entre outros aspectos.
O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS. Não há cobrança de ingresso, mas a entidade mais uma vez promove a inscrição solidária, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que poderá ser entregue na recepção do auditório.
>>> Inscrições:
https://acijs.com.br/agenda/encontro-empresarial-acijs-reforma-tributaria-entenda-na-pratica-os-impactos-na-sua-empresa/.
>>> Informações:
(47) 98835-1316 / eventos@acijs.com.br.
O Encontro Empresarial ACIJS tem patrocínio do Sicoob/CEJASCred, Unimed Jaraguá do Sul, Uvel Concessionária e Cartório de Protestos de Santa Catarina.
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Em meio à realização da COP 30 – Conferência Mundial do Meio Ambiente, Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS