Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 02/10/2024
Compartilhe:

Encontro Empresarial ACIJS debate reforma tributária e impactos nos negócios

Tema debatido há décadas, a reforma do sistema tributário brasileiro ganhou novo impulso em 2023, com uma série de propostas em discussão no Congresso Nacional.

O principal objetivo é simplificar o complexo sistema de impostos do país, que atualmente possui tributação sobre consumo, renda, e produção em múltiplas esferas de governo (federal, estadual e municipal).

Entre as principais mudanças está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos como o ICMS, ISS, PIS e Cofins, reduzindo a burocracia e promovendo maior transparência.

Apesar de um avanço nas negociações, as discussões enfrentam desafios significativos para sua implementação, com dúvidas que geram incertezas tanto no ambiente corporativo, com setores que temem a elevação de seus custos, como na gestão pública com o receio de estados e municípios de perda de arrecadação e redistribuição de receitas.

Para tratar do assunto, apresentando os impactos da reforma tributária no dia a dia das empresas, o Encontro Empresarial da ACIJS no dia 7, segunda-feira, contará com a participação do contabilista Paulo Henrique Felicioni. Mestre em contabilidade e finanças, sócio e diretor executivo da Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial, Felicioni vai abordar como as mudanças irão alterar a rotina das empresas, em todas as formas de tributação, seja do SIMPLES, Lucro Presumido ou Lucro Real, como os empresários devem se preparar para as alterações.

Dentre os pontos principais da palestra, o especialista tratará de questões como os impactos no preço de compra, na margem de lucro e no preço de venda; o custo atual do que é pago atualmente de impostos e o que será pago após a reforma; qual o momento certo para compra de máquinas, equipamentos e imobilizado em geral; reflexos no caixa das empresas; cuidados a serem observados na compra de serviços e mercadorias; e quais benefícios fiscais deixam de existir e outros que passarão a valer com o novo sistema tributário, entre outros aspectos.

O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS. Não há cobrança de ingresso, mas a entidade mais uma vez promove a inscrição solidária, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que poderá ser entregue na recepção do auditório.

>>> Inscrições:
https://acijs.com.br/agenda/encontro-empresarial-acijs-reforma-tributaria-entenda-na-pratica-os-impactos-na-sua-empresa/.

>>> Informações:
(47) 98835-1316 / [email protected].

O Encontro Empresarial ACIJS tem patrocínio do Sicoob/CEJASCred, Unimed Jaraguá do Sul, Uvel Concessionária e Cartório de Protestos de Santa Catarina.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Institucional

ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo

Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação

Leia mais
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Núcleos Empresariais

Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade

Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região

Leia mais
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Institucional

SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul

Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional

Leia mais
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
ELEIÇÕES 2026

Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional

Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região

Leia mais
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Comunidade

Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias

Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas

Leia mais
Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região
ELEIÇÕES 2026

Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região

Lideranças políticas que concorrem no pleito eleitoral debaterão infraestrutura, saúde, segurança e educação com empresários de Jaraguá do Sul e região entre os dias 8 e 10 de setembro.

Leia mais
01 02 03 206
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.