Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 02/10/2024
Compartilhe:

Encontro Empresarial ACIJS debate reforma tributária e impactos nos negócios

Tema debatido há décadas, a reforma do sistema tributário brasileiro ganhou novo impulso em 2023, com uma série de propostas em discussão no Congresso Nacional.

O principal objetivo é simplificar o complexo sistema de impostos do país, que atualmente possui tributação sobre consumo, renda, e produção em múltiplas esferas de governo (federal, estadual e municipal).

Entre as principais mudanças está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos como o ICMS, ISS, PIS e Cofins, reduzindo a burocracia e promovendo maior transparência.

Apesar de um avanço nas negociações, as discussões enfrentam desafios significativos para sua implementação, com dúvidas que geram incertezas tanto no ambiente corporativo, com setores que temem a elevação de seus custos, como na gestão pública com o receio de estados e municípios de perda de arrecadação e redistribuição de receitas.

Para tratar do assunto, apresentando os impactos da reforma tributária no dia a dia das empresas, o Encontro Empresarial da ACIJS no dia 7, segunda-feira, contará com a participação do contabilista Paulo Henrique Felicioni. Mestre em contabilidade e finanças, sócio e diretor executivo da Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial, Felicioni vai abordar como as mudanças irão alterar a rotina das empresas, em todas as formas de tributação, seja do SIMPLES, Lucro Presumido ou Lucro Real, como os empresários devem se preparar para as alterações.

Dentre os pontos principais da palestra, o especialista tratará de questões como os impactos no preço de compra, na margem de lucro e no preço de venda; o custo atual do que é pago atualmente de impostos e o que será pago após a reforma; qual o momento certo para compra de máquinas, equipamentos e imobilizado em geral; reflexos no caixa das empresas; cuidados a serem observados na compra de serviços e mercadorias; e quais benefícios fiscais deixam de existir e outros que passarão a valer com o novo sistema tributário, entre outros aspectos.

O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS. Não há cobrança de ingresso, mas a entidade mais uma vez promove a inscrição solidária, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que poderá ser entregue na recepção do auditório.

>>> Inscrições:
https://acijs.com.br/agenda/encontro-empresarial-acijs-reforma-tributaria-entenda-na-pratica-os-impactos-na-sua-empresa/.

>>> Informações:
(47) 98835-1316 / eventos@acijs.com.br.

O Encontro Empresarial ACIJS tem patrocínio do Sicoob/CEJASCred, Unimed Jaraguá do Sul, Uvel Concessionária e Cartório de Protestos de Santa Catarina.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Associativismo

ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial

Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município

Leia mais
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Dicas para o Mercado

Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra

Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores

Leia mais
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Destaques

Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região

Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional

Leia mais
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Associativismo

Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT

Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil

Leia mais
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
Associativismo

BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região

A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA

Leia mais
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Notícias

Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul

Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.