Encontro Empresarial ACIJS debate reforma tributária e impactos nos negócios
Tema debatido há décadas, a reforma do sistema tributário brasileiro ganhou novo impulso em 2023, com uma série de propostas em discussão no Congresso Nacional.
O principal objetivo é simplificar o complexo sistema de impostos do país, que atualmente possui tributação sobre consumo, renda, e produção em múltiplas esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Entre as principais mudanças está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos como o ICMS, ISS, PIS e Cofins, reduzindo a burocracia e promovendo maior transparência.
Apesar de um avanço nas negociações, as discussões enfrentam desafios significativos para sua implementação, com dúvidas que geram incertezas tanto no ambiente corporativo, com setores que temem a elevação de seus custos, como na gestão pública com o receio de estados e municípios de perda de arrecadação e redistribuição de receitas.
Para tratar do assunto, apresentando os impactos da reforma tributária no dia a dia das empresas, o Encontro Empresarial da ACIJS no dia 7, segunda-feira, contará com a participação do contabilista Paulo Henrique Felicioni. Mestre em contabilidade e finanças, sócio e diretor executivo da Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial, Felicioni vai abordar como as mudanças irão alterar a rotina das empresas, em todas as formas de tributação, seja do SIMPLES, Lucro Presumido ou Lucro Real, como os empresários devem se preparar para as alterações.

Dentre os pontos principais da palestra, o especialista tratará de questões como os impactos no preço de compra, na margem de lucro e no preço de venda; o custo atual do que é pago atualmente de impostos e o que será pago após a reforma; qual o momento certo para compra de máquinas, equipamentos e imobilizado em geral; reflexos no caixa das empresas; cuidados a serem observados na compra de serviços e mercadorias; e quais benefícios fiscais deixam de existir e outros que passarão a valer com o novo sistema tributário, entre outros aspectos.
O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS. Não há cobrança de ingresso, mas a entidade mais uma vez promove a inscrição solidária, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que poderá ser entregue na recepção do auditório.
>>> Inscrições:
https://acijs.com.br/agenda/encontro-empresarial-acijs-reforma-tributaria-entenda-na-pratica-os-impactos-na-sua-empresa/.
>>> Informações:
(47) 98835-1316 / [email protected].
O Encontro Empresarial ACIJS tem patrocínio do Sicoob/CEJASCred, Unimed Jaraguá do Sul, Uvel Concessionária e Cartório de Protestos de Santa Catarina.
Painéis e palestras debatem o passado, presente e o futuro de Jaraguá do Sul em comemoração ao sesquicentenário
Com mais de 100 palestrantes e 30 painéis gratuitos, evento no Parque Municipal de Eventos reunirá na Expo 150 grandes nomes da indústria, comércio, inovação e cultura para projetar os próximos 50 anos da cidade
Obra do contorno chega a 80% da execução e tem previsão de entrega para 2027
Com promessa de investimentos assegurados pelo governo federal, lote 2.2 com o contorno é considerada estratégica para o desenvolvimento regional e faz parte da duplicação entre São Francisco e Jaraguá, iniciada em 2014
Montagem de domo gigante no Parque de Eventos prepara ‘clima’ das comemorações do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Com acesso gratuito ao público, maior exposição da história do município acontece de 1º a 5 de julho no Parque de Eventos, unindo cultura, gastronomia, resgate histórico, inovação e grandes nomes do empreendedorismo
STF suspende por 90 dias penalização a empresas que descumprirem NR-1
Decisão judicial reconhece que a norma não estabelece regras claras sobre como incluir os fatores de riscos psicossociais no programa de gestão de riscos (PGR) e cria insegurança jurídica
Jaraguá do Sul e região são destaque do “Oscar Ambiental Brasileiro” em 2026
WEG, Malwee, Lunelli e DR Aromas & Ingredientes recebem o Troféu Onda Verde no Prêmio Expressão Ecologia pela vanguarda em inovação e sustentabilidade industrial
Gastronomia solidária reverterá 15% do faturamento para oito entidades de Jaraguá do Sul
Parte da arrecadação da Praça Gastronômica durante a Expo 150, em comemoração ao sesquicentenário de Jaraguá do Sul, será destinada a hospitais, corporações de socorro e associações de assistência social do município