Notícias 04 out, 24

Setor produtivo debateu com candidatos sugestões de alinhamento aos planos de governo apoiadas em eixos centrais como gestão pública, saúde, educação, segurança pública, urbanismo e infraestrutura

ELEIÇÕES 2024 – Entidades concluem encontros com candidatos e reforçam compromissos com Jaraguá

As entidades que representam o setor produtivo, ou que têm articulação direta no desempenho econômico e seus reflexos sociais no município, concluíram na quinta-feira (3) a série de encontros com candidatos à Prefeitura de Jaraguá do Sul nas eleições deste domingo, 6 de outubro.

As sete candidaturas foram recebidas no Centro Empresarial (CEJAS) por representantes do Conselho Superior e diretoria da ACIJS, da CDL, e da FIESC, FACISC, Novale Hub Centro de Inovação e SEBRAE, para uma apresentação dos pleitos considerados prioritários sob o olhar das entidades.

As sugestões de alinhamento aos planos de governo dos concorrentes estão apoiadas em eixos centrais como gestão pública, saúde, educação, segurança pública, urbanismo e infraestrutura. Documento oficiando o compromisso foi entregue para cada candidato, juntamente com a cartilha Voz Única, iniciativa liderada pela Federação das Associações Empresariais há mais de 16 anos nas eleições em nível de estado que, neste pleito, alcança também a dimensão municipal.

>>> Conheça os temas centrais dos pleitos entregues nos encontros com os concorrentes à Prefeitura

Encontros propositivos

“Foram encontros muito produtivos em que percebemos um entendimento claro de todos quanto ao propósito das entidades de contribuírem com a administração municipal, como uma premissa que a ACIJS e a classe empresarial historicamente preservam. Juntos, com outros setores da sociedade, temos caminhado sempre na construção de uma cidade cada vez melhor, uma parceria em que todos ganham”, afirma Caroline Cani.

A empresária reforça que os pleitos buscam aperfeiçoar cada vez mais a sinergia entre iniciativa privada e o poder público no entendimento de que o diálogo e o trabalho colaborativo, que é uma marca da cidade, é fundamental para um crescimento com qualidade e que, ao mesmo tempo, assegure sustentabilidade econômica e social. “São áreas que necessitam da atenção constante da administração municipal para que Jaraguá continue sendo um lugar seguro, acolhedor, com forte senso de voluntariado, mas com ainda mais força do associativismo e atrativa para os negócios”, pondera.

Planejamento com visão de futuro

Nesta direção, os eixos destacam pontos de importância como o planejamento estratégico em linha com o projeto ‘Jaraguá 2050’ [em sequência a outros movimentos anteriores] como ‘Jaraguá 2010’ e ‘Jaraguá 2030’. Ambos, igualmente à atual proposta, mobilizaram setores da sociedade civil em direção a um desenvolvimento sustentável para a cidade e região.

Desde o início das discussões, na década de 1990, a proposta já pautava o envolvimento dos setores organizados em parceria com o poder público, em busca de soluções inovadoras para os desafios urbanos, sociais e econômicos que a cidade enfrentaria nos próximos anos. Entre os principais temas abordados no ‘Jaraguá 2010’ estavam questões como a infraestrutura urbana, o crescimento populacional, a preservação ambiental e a modernização industrial. Sempre no sentido de construir uma visão de futuro que integrasse desenvolvimento econômico com qualidade de vida, garantindo que a cidade se preparasse para as décadas seguintes com bases sólidas e sustentáveis. Esse planejamento colaborativo marcou uma nova fase para Jaraguá do Sul, sendo referência em planejamento estratégico municipal.

Com o ‘Jaraguá 2030’ a ideia era dar continuidade às iniciativas daquele primeiro planejamento estratégico e traçar diretrizes para o futuro da cidade, equilibrando crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. Entre os principais objetivos estavam alinhadas metas como a modernização da infraestrutura urbana, o fortalecimento da indústria local, o incentivo à inovação tecnológica, e a melhoria da qualidade de vida para os jaraguaenses. Além disso, o plano já abordava questões como mobilidade urbana, segurança pública e educação de qualidade, sempre com uma perspectiva de longo prazo. Sempre apoiados no modelo colaborativo, no qual diferentes setores da comunidade trabalham juntos para preparar a cidade para os desafios e oportunidades das próximas décadas, os movimentos têm deixado um legado de importantes contribuições aos gestores públicos.

A presidente da ACIJS observa que o documento entregue aos candidatos, com a apresentação dos eixos temáticos, vem ao encontro das mesmas metas, “determinantes para o objetivo de termos uma cidade ativa economicamente, de outro lado preservando indicadores positivos”.

Dentre os pontos em destaque no rol de pleitos está a construção de Prontos Atendimentos em regiões estratégicas, desafogando os hospitais na demanda de serviços de menor complexidade; a ampliação do programa de educação inovadora; a atualização de legislações municipais como o Código de Obras e o Plano Diretor.

Também são ressaltadas a busca de parcerias com o Governo do Estado visando a ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento e com isso melhor segurança pública; e, ainda, na infraestrutura a implantação de um novo eixo viário com a construção do Contorno Sul integrado por uma nova via que conectará a SC-416, na altura do Rio Cerro II, passando pela Vila Schubert, Rio da Luz e Garibaldi, até a BR-280, na altura do Contorno Norte.

Desta forma, o fluxo de veículos que transitam entre o Vale do Itajaí e o Planalto Norte, passando pela região, aliviaria o tráfego no centro da cidade. Haveria, assim, melhora na logística para empresas na movimentação de matérias primas e produtos manufaturados, e na mobilidade rodoviária não só regionalmente como na ligação com outros centros no estado e no País.

>>> Confira a íntegra do documento Voz Única Municipal, entregue aos candidatos: