DNIT informou nesta segunda-feira que as obras de duplicação da BR-280, no trecho de 73,9 quilômetros entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, estão com 73% dos serviços concluídos.
Dividida em três lotes, a obra tem orçamento total estimado em R$ 1,7 bilhão e faz parte do Novo PAC do Governo Federal.
De acordo com o órgão, no lote 1, que compreende São Francisco do Sul e parte de Araquari, os serviços estão com 26% de execução, mas atualmente paralisados. O contrato foi rescindido, e a retomada dos serviços depende de nova licitação, ainda a ser lançada, prevista para o segundo semestre de 2025.
O lote 2.1, entre Araquari e Guaramirim, apresenta 88% dos trabalhos concluídos e tem previsão de entrega para junho de 2026. Já foram finalizados o viaduto Caixa D’Água (km 48), a ponte sobre o Rio Corticeirinha (km 44), a passarela no km 50, além de cerca de seis quilômetros de pista duplicada já liberada ao tráfego. Há ainda outros segmentos duplicados, mas não totalmente liberados, com quatro faixas de rolamento. Estão com obras em andamento o viaduto Dibrape (km 46), com entrega prevista para o mês de setembro; a ponte sobre o Rio Piraí (km 38), com previsão de conclusão em dezembro deste ano; e o viaduto Poço Grande (km 43), com término previsto para março de 2026.
>> Obras no lote 2.2, do contorno, já chegam a 69% de execução







O lote 2.2, no contorno, já atingiu 69% de execução. Um dos destaques desse trecho, que abrange Guaramirim, é a construção do túnel duplo no Morro do Vieira, entre Schroeder e Jaraguá do Sul, que terá cerca de mil metros de extensão e pavimento de concreto. A obra, com investimento de R$ 228,1 milhões, já está 81% concluída.