Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 29/02/2024
Compartilhe:

Dengue: decreto municipal coloca Jaraguá do Sul em Situação de Emergência

O prefeito Jair Franzner assinou na tarde desta quarta-feira (28), o Decreto nº 18.022/2024, que declara Situação de Emergência e Estabelece Medidas de Prevenção e Combate à Proliferação no município do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Conforme o decreto, os espaços e órgãos públicos municipais (secretarias, autarquias, fundações, praças e parques municipais) deverão instituir, permanentemente, um momento semanal para realizar atividades de conscientização e prevenção à Dengue, eliminando todos os objetos e materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. O dia da semana será determinado conforme a organização de cada setor, sendo que a primeira ação será feita nesta sexta-feira (1º).

Reunião na Prefeitura enfatizou importância da comunidade atuar na prevenção e controle da dengue. Conscientização dos associados já vem sendo feita pela ACIJS e CDL, buscando conter o avanço da doença e eliminar os focos de transmissão do vírus – foto: PREFEITURA

Entre as justificativas que embasam a medida está o aumento no número de casos de dengue neste ano e a transmissão sustentada (vários casos confirmados em uma mesma localidade). Para se ter uma ideia, de 1º de janeiro a 27 de fevereiro de 2024, foram confirmados 124 casos, o que representa mais de 1.800% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que, destes, 77 casos foram contraídos dentro do próprio Município.

A iniciativa conta com o apoio de entidades como ACIJS, CDL, Polícia Militar, Regional de Saúde, Câmara de Vereadores, Coordenadoria Regional da Defesa Civil e Secretarias Municipais. Todas comprometidas em estender as orientações aos seus associados, ação que já vem sendo colocada em prática pela ACIJS e CDL há uma semana.

“Se cada um fizer a sua parte na luta contra a dengue, vamos conseguir frear o avanço da doença. Uma vistoria semanal no terreno, em volta da casa e ambiente de trabalho, para eliminar pontos com água parada, fará a diferença”, enfatizou o prefeito Jair Franzner.

O decreto estipula ainda que, em todos os prédios e espaços públicos das secretarias, autarquias, fundações, praças e parques municipais, as plantas que podem acumular água das chuvas sejam gradualmente substituídas por outras que não ofereçam risco de proliferação do Aedes aegypti e outros vetores.

Uso do fumacê em Jaraguá do Sul

Integrando as ações de combate à dengue, neste sábado (2), será realizado o uso da técnica conhecida como fumacê no bairro Água Verde (as ruas serão informadas na sequência). Essa abordagem é aplicada em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Ao longo da semana os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para informar os moradores.

A aplicação de inseticida peridomiciliar, conhecida como fumacê, é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma “nuvem” de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê é aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

Recomendações para a população após a aplicação

Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado de 30 a 40 minutos após o término da aplicação.

Outras orientações incluem:

Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;

Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 2 horas após a aplicação do inseticida;

Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;

Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti reforça que mesmo com a aplicação do inseticida peridomiciliar, é fundamental que os munícipes mantenham os cuidados preventivos contra a dengue em suas residências, evitando locais propícios para a proliferação do mosquito e sigam utilizando repelente. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Encontro Empresarial

ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados

Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS

Leia mais
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Destaques

Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul

Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social

Leia mais
Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Comunidade

Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul

Com entrada 100% gratuita, o maior evento de negócios e cultura da história do município ocorre de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, reunindo grandes líderes, circuito de memória, espaço gastronômico e atrações artísticas

Leia mais
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Institucional

Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José

Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS

Leia mais
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Institucional

Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul

Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios

Leia mais
Memória Revelada: Jaraguá do Sul abre Arca do Centenário após 50 anos
Comunidade

Memória Revelada: Jaraguá do Sul abre Arca do Centenário após 50 anos

A “capsula do tempo”, enterrada há 50 anos, foi aberta na manhã desta sexta-feira, em uma solenidade histórica e cheia de significado

Leia mais
01 02 03 193
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.