Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 20/03/2018
Compartilhe:

Democracia é o único caminho para mudanças no Brasil, diz senadora Ana Amélia

“A política, pela via democrática, é o caminho que levará o Brasil às mudanças que são necessárias. Isto passa pelo voto e pela participação de toda a sociedade”, disse a senadora Ana Amélia Lemos, na plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, nesta segunda-feira (19).

Eleita como uma das parlamentares com melhor desempenho em 2017, Ana Amélia discorreu sobre os cenários políticos do Brasil e insistiu que as eleições deste ano representam uma grande oportunidade para que o sistema político seja depurado. Segundo Ana Amélia, é natural que a classe política viva um período de descrédito, mas ela diz que como jornalista sempre ponderou quanto à necessidade de ‘separar o joio do trigo’ em qualquer avaliação.

“A política é como qualquer outro segmento social, mesmo com o que acontece nas famílias, tem quem se destaque por suas qualidades de honestidade, de seriedade, mas tem quem não siga esta linha de conduta. A sociedade está insatisfeita e com razão protesta contra a corrupção na política, mas a corrupção está presente em outros ambientes, por isto não se pode colocar todos no mesmo balaio”, assinalou. Para ela, é justo que se cobre uma postura diferente dos políticos, lembrando que “o setor público tem que ter competência, tem que ter responsabilidade com a gestão”.

Representante da bancada gaúcha no Congresso Nacional, a senadora disse que o reconhecimento alcançado em sua primeira experiência como parlamentar traz o desafio permanente de atuar ao lado de quem busca mudanças efetivas na política brasileira. Entende que as eleições deste ano têm um significado emblemático porque ocorre em um período marcado por investigações de irregularidades e punições de envolvidos que fazem parte da cena política.

Ana Amélia diz que a operação Lava-jato é um sinalizador da esperança que, a exemplo da maioria dos brasileiros, ela tem em relação às instituições e à possibilidade de mudar o quadro de descrédito da classe política, favorecendo o encaminhamento de reformas essenciais ao País. Ana Amélia reitera a importância de que o eleitor participe de maneira mais incisiva do processo eleitoral, começando pela definição de critérios sérios para a escolha de seus candidatos, até o acompanhamento do mandato.

“Por mais que estejamos insatisfeitos ou incomodados, por mais críticas que se faça à classe política, não há outro caminho que não seja pela via democrática, pelo voto de cada um buscando uma perspectiva melhor. É uma responsabilidade que não pode ser terceirizada, porque se não participar, ou se anular o voto, o eleitor estará dando margem a que esta situação continue”.

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, destacou a fala de Ana Amélia e a atuação da parlamentar como referências positivas do quadro político nacional. O empresário disse que o convite para que a senadora, mesmo não integrando a bancada catarinense, participasse da reunião semanal da entidade, teve o propósito de compartilhar com associados e a comunidade em geral exemplos de boas práticas na atividade parlamentar. “São vivências de uma liderança política que agrega ao debate por mais qualidade na vida pública, seguindo uma linha de coerência, com retidão de caráter e rigor na conduta ética. É isto o que precisamos cada vez mais no Brasil, até mesmo como motivação para as próximas eleições”, afirmou Ramos.

A palestra de Ana Amélia na reunião semanal da ACIJS e APEVI contou com a presença do deputado federal Esperidião Amin, que enalteceu o desempenho da parlamentar gaúcha, além do prefeito Antídio Lunelli e do deputado estadual Carlos Chiodini, entre outras lideranças.

>> Confira a palestra da senadora Ana Amélia na íntegra >> https://youtu.be/58cOfRNktgY

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Núcleo de Voluntariado mobiliza comunidade com a campanha “Aqueça o Coração”
Responsabilidade Social

Núcleo de Voluntariado mobiliza comunidade com a campanha “Aqueça o Coração”

Com a chegada das frentes frias, Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS intensifica arrecadação de agasalhos e cobertores até 12 de junho

Leia mais
ACIJS lança Trilha Empreendedora de Finanças para fortalecer a gestão de empresas da região
Gestão Empresarial

ACIJS lança Trilha Empreendedora de Finanças para fortalecer a gestão de empresas da região

Capacitação em agosto oferecerá três módulos práticos, ferramentas exclusivas e a experiência de especialistas renomados para ajudar empresários a tomar decisões financeiras com clareza e segurança

Leia mais
Entidades empresariais e prefeituras se unem por plano integrado para frear colapso na saúde no Vale do Itapocu
Comunidade

Entidades empresariais e prefeituras se unem por plano integrado para frear colapso na saúde no Vale do Itapocu

Com hospitais no limite da ocupação e fila de 115 mil pacientes, municípios da região da Amvali e o setor produtivo debatem com Prefeituras e lideranças políticas plano estratégico para a saúde no Vale do Itapocu

Leia mais
Jaraguá do Sul lidera ranking nacional e se consolida como a cidade mais segura do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026
Comunidade

Jaraguá do Sul lidera ranking nacional e se consolida como a cidade mais segura do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026

Levantamento do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta o município catarinense no topo do ranking de eficiência e tranquilidade, seguido de Brusque

Leia mais
Entidades empresariais unem forças na campanha ‘Aqui não’ de enfrentamento à violência contra a mulher
Comunidade

Entidades empresariais unem forças na campanha ‘Aqui não’ de enfrentamento à violência contra a mulher

Painel com a participação de autoridades públicas vai debater o tema em busca de mobilização da sociedade para um pacto de conscientização e combate a todas as formas de violência de gênero

Leia mais
Presidente da ACIJS reafirma papel de Jaraguá e Joinville no desenvolvimento regional
Associativismo

Presidente da ACIJS reafirma papel de Jaraguá e Joinville no desenvolvimento regional

Na ExpoGestão, Francisco Tavares Junior destacou a necessidade de planejamento de longo prazo e integração estratégica entre as duas potências econômicas do Norte catarinense

Leia mais
01 02 03 190
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.