Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 25/09/2023
Compartilhe:

Jaraguá do Sul recebe delegação da China no Centro Empresarial

Jaraguá do Sul recepcionou, na última semana, comitiva de empresários chineses, oportunidade em que foram apresentados indicadores do município e o ambiente favorável a negócios. Por intermédio do Governo do Estado, a delegação asiática veio à cidade e foi recebida no Centro Empresarial (CEJAS) pelo prefeito Jair Franzner, diretoria da ACIJS, secretários da administração municipal, o vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer, e empreendedores locais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, apresentou uma radiografia do município aos visitantes e destacou aspectos como potencial econômico, social e turístico. Ele aponta a diversidade da matriz econômica como um diferencial do município que chamou a atenção dos visitantes.

“Jaraguá do Sul é conhecida mundialmente pela força de nossas indústrias. Aqui temos indústrias de alta performance nos mais variados segmentos, como equipamentos elétricos, metal mecânico, têxtil, alimentício e tecnológico, até materiais especiais. Nossa base são indústrias de alto valor agregado”, destacou Sarmanho.

O prefeito Jair Franzner também fez uma avaliação positiva do encontro com os chineses. “Acredito que temos a chance muito grande de virem se instalar em Jaraguá do Sul”, projetou, otimista, quanto a capacidade do município despertar interesse de investidores.

Segundo Franzner, os empresários asiáticos pretendem começar sua produção em solo brasileiro com a montagem de uma unidade com o tamanho entre 10 a 13 mil metros quadrados de área construída, gerando entre 500 a 1.000 novos postos de trabalho para Jaraguá do Sul e região. Franzner é otimista com a possibilidade da cidade despertar a atenção de uma gigante asiática da área de tecnologia que analisa a possibilidade de instalar um parque fabril na maior cidade da Região da Amvali.

A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, que juntamente com o prefeito e lideranças recepcionaram os visitantes, destacou que a sinergia do setor produtivo com o poder público tem sido um fator decisivo para que o município potencialize a atratividade a investimentos.

“Atuamos em convergência porque entendemos que juntos, classe empresarial, entidades de todos os segmentos e a representação política, tornam o município e região mais fortes e há um ganho coletivo. É uma das características mais presentes da nossa comunidade, em torno de uma matriz econômica com setores tradicionais consolidados, mas com o papel de ser indutora de um desenvolvimento apoiado na inovação e na tecnologia, o que agrega ainda mais valor na busca de um crescimento com sustentabilidade”, reforça Ana Clara, ao destacar a importância de encontros com delegações de outras regiões do País e do exterior.

>>> Recepção à comitiva da China aconteceu no Centro Empresarial – fotos de Caroline Stinghen

Município vem se estruturando para ampliar base econômica

Para o secretário Thiago Sarmanho, o modelo de áreas para produção industrial sustentável dá a Jaraguá do Sul um diferencial no que se refere a atração de grandes investimentos para o município. Foi com este objetivo que a atual gestão municipal criou em maio, por meio de lei, os Setores Especiais de Industrialização Sustentável (Seis) destinados numa área total de 13 km², próxima aos bairros Santa Luzia, Nereu Ramos e Rio Cerro II com espaço suficiente para a instalação de aproximadamente novas 600 indústrias.

Ele explica que este modelo, associado com a  qualidade de vida que Jaraguá do Sul oferece, permite que bons profissionais permaneçam na região. “Há um esforço muito grande das empresas e do próprio poder público para a qualificação dos profissionais que aqui estão. Com isso estamos mostrando que a cidade está preparada e tem muito interesse na atração de grandes empresas”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Duas Rodas é reconhecida pelo 10º ano como uma das empresas mais inovadoras do Brasil
Destaques

Duas Rodas é reconhecida pelo 10º ano como uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Empresa fundada em Jaraguá do Sul e com atuação global obteve novo reconhecimento com o Prêmio Valor Inovação

Leia mais
2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro
Associativismo

2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro

Evento mais uma vez trará cases de sucesso e reúne especialistas renomados, contribuindo para o desenvolvimento de empresas de Jaraguá do Sul e região, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e visão estratégica

Leia mais
ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora
Gestão Empresarial

ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora

Programa oportuniza conhecimentos essenciais para os empresários melhorarem a gestão de seus negócios

Leia mais
Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho
Evento

Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho

Evento, em parceria com a Unimed, vai acontecer no próximo dia 25, e a participação é gratuita e aberta a associados e comunidade em geral

Leia mais
ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional
Gestão Empresarial

ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional

Programa de educação empresarial e eventos corporativos visam gerar conhecimento e fortalecer conexões no ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA
Associativismo

Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA

Pacote anunciado pelo governador Jorginho Mello soma R$ 435 milhões em medidas financeiras e tributárias emergenciais, e o plano de ação anunciado pelo presidente Lula prevê R$ 30 bilhões em crédito, com prioridade às pequenas empresas e a setores como o de alimentos perecíveis

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.