Crédito e burocracia são os principais desafios para micros e pequenas empresas, avalia FAMPESC

A falta de linhas de crédito com juros mais acessíveis e o excesso de burocracia são alguns dos principais obstáculos para a sustentabilidade de pequenos negócios. A afirmação foi feita por Alcides Andrade, presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (FAMPESC), durante palestra na plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira, dia 30, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
O empresário falou sobre os avanços e desafios para o segmento, que hoje é um dos principais empregadores do Estado, diante de um cenário de desaquecimento da economia. “A grande maioria das pequenas empresas não consegue crescer ou fica no meio do caminho e permanece cumprindo a sua função social de gerar emprego, mas sem maiores perspectivas de se tornarem grandes”, comentou Alcides. Este quadro é fruto, ressalta, da ausência de políticas públicas que de fato estimulem o desenvolvimento das MPEs.
O presidente da FAMPESC lembrou que a Constituição Federal estipula que as micros e pequenas empresas devem receber tratamento diferenciado e favorecido, seja na concessão de crédito, seja na flexibilização da legislação. Porém, na prática não é isto que ocorre.
“Mais de 60% dos empregos em Santa Catarina são gerados pelas micros e pequenas empresas, mas, ainda assim, o setor se ressente de melhor atenção. Num momento como este em que a empresa brasileira precisa investir na inovação e alcançar maior competitividade, o segmento é estratégico para a retomada do crescimento econômico com sustentabilidade”.
Alcides Andrade assinala que as empresas, de modo geral, convivem com os efeitos de uma instabilidade política e econômica, com insegurança jurídica e um mercado sem poder de crescimento. “Neste cenário, as grandes empresas têm mais possibilidades de reagir à crise, enquanto as pequenas sofrem os efeitos de maneira mais direta, enfrentando a burocracia, dificuldades de investimentos e uma baixa educação formal de seus trabalhadores, o que a impede de melhorar qualificação de seus produtos e serviços”.
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim