Com entrega de elevado, ACIJS reitera importância de obras complementares da BR-280
O Governo do Estado liberou nesta segunda-feira (23) o tráfego de veículos no novo elevado da BR-280, no eixo de ligação da rodovia em Guaramirim no sentido de Massaranduba e Jaraguá do Sul. A entrega da obra simboliza etapa importante do projeto de duplicação do trecho estadualizado da via, que tem outros investimentos já confirmados para a execução de obras de arte complementares na extensão de pouco mais de 9 quilômetros do entroncamento com a SC-108 (Rodovia do Arroz) até a Ponte do Portal (divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul).
O ato de entrega do elevado contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, e de lideranças da região. O secretário ressaltou que o conjunto de investimentos no trecho assumido pelo Governo do Estado concentra a maior obra de infraestrutura viária em andamento em Santa Catarina. “É um marco, um investimento volumoso e uma demanda que era pleiteada pela região há pelo menos 15 anos. Só em 2020, 41 pessoas perderam a vida no trecho catarinense da BR-280. O nosso trabalho é para reduzir isso, proporcionar segurança viária, em primeiro lugar. Sem contar, claro, que onde tem estrada boa tem desenvolvimento, pois há condições para o escoamento da produção”, destacou o secretário da Infraestrutura e Mobilidade.

O secretário lembrou que a travessia com extensão de 990 metros e 24 metros de comprimento, foi executada em um ano e representou investimentos de mais de R$ 20 milhões,. Além do elevado, já estão em serviços outras sete obras de arte especiais como pontes, viadutos e passagens subterrâneas, com destaque para equipamentos importantes na melhoria do fluxo de veículos como a Ponte do Portal, o viaduto localizado nas imediações da antiga empresa Mannes, um viaduto na região de Guamiranga, três passarelas e duas passagens inferiores. Thiago Vieira assegurou que as questões pendentes como desapropriações em áreas ainda pertencentes à união estão sendo resolvidas junto ao DNIT para que as obras sejam executadas dentro do cronograma previsto. “O problema não é falta de recursos, mas questões jurídicas que serão resolvidas”, pontuou o secretário em sua fala no ato de entrega do elevado.
O presidente da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) Adilson Demate, destaca a importância para toda a região. “Além de desafogar o trânsito, esse viaduto nos dá uma vantagem na questão da mobilidade, o que nos ajuda a atrair empresas para se instalarem na nossa região e a movimentar a nossa economia”, frisa.
O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Luís Huffenussler Leigue, frisa que a obra já traz ganhos a curto prazo, mas a região precisa continuar mobilizada para que, junto com o trecho estadualizado o restante da malha rodoviária que continua de competência federal também receba maior atenção.
“Não é um trabalho que nasceu ontem e temos ainda muito o que fazer. Temos que lembrar da priorização de recursos para essas obras de mobilidade para que possam ser feitas com mais agilidade”, ressalta, destacando que as obras de arte, como é o caso da Ponte do Portal e do viaduto perto da antiga Mannes são essenciais, porque sem elas os problema de ‘afogamento’ do trânsito no acesso a Jaraguá do Sul continuarão sendo um gargalo preocupante na mobilidade da região.
O empresário cita o andamento lento das partes federais da rodovia em seus três lotes e lembrou que mesmo com o esforço do Governo do Estado é preciso maior contrapartida da união. Na semana passada, o governador Carlos Moisés anunciou o repasse de R$ 50 milhões para a rodovia, mas esses recursos serão direcionados para o trecho entre Araquari e São Francisco do Sul.
“Há uma dívida histórica da união com Santa Catarina quando se fala em investimentos federais em infraestrutura. Nossa região, pela capilaridade econômica e sua contribuição para o desenvolvimento do estado, se ressente muito de uma presença mais efetiva do governo federal”, ressalta, lembrando que a ACIJS tem defendido a ampliação dos investimentos onde a obra está mais avançada e com menos complexidade na execução.
No caso da BR-280, a sugestão é de se priorizar o trecho sem complexidades tão acentuadas que envolvem custos com desapropriações ou em áreas de litígios ambientais. Dos três lotes que compõem a faixa entre São Francisco do Sul, o segmento que liga a BR-101 a Guaramirim é o que concentra mais frentes de serviços. Com isso, haveria a diminuição de gargalos nestes pontos e, com mais recursos sendo liberados, na sequência a intensificação dos serviços nos demais lotes da obra. (Com informações adicionais do portal OCP News e do Governo do Estado)
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