Notícias 13 fev, 23

Viabilização da tecnologia é mais um resultado do trabalho integrado da comunidade

5G favorecerá atração de empresas inovadoras, avaliam ACIJS e Prefeitura

Maior capacidade de atratividade de empresas com tecnologias inovadoras, que gerem impacto positivo para a economia do município e região, a melhoria dos serviços públicos e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e social, são alguns dos ganhos que Jaraguá do Sul passará a ter com a chegada da internet 5G. A avaliação é da ACIJS e da Prefeitura, junto com entidades que participam do projeto, celebrando mais uma etapa da iniciativa para viabilizar infraestrutura, permitindo ao município receber a tecnologia.

A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, cita que a inclusão de Jaraguá do Sul entre os municípios brasileiros que integram o projeto Conecta 5G, lançado pelo Ministério das Comunicações em dezembro de 2021, vem mobilizando a classe empresarial há mais de dois anos. Lembra que é uma ação que mobilizou entidades ligadas ao CEJAS, Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Novale Hub Centro de Inovação e o Comitê Inova Jaraguá, entre outros segmentos da comunidade.

Desta mobilização, em julho daquele ano as diretorias da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, como agência reguladora da introdução da tecnologia de Internet 5G, e a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, atuando no fomento de projetos de digitalização voltados à indústria, agricultura e cidades, conheceram durante encontro no CEJAS o escopo de como o município vinha se estruturando para se adequar ao conceito de cidades inteligentes – ‘Smart City’.

Foram apresentadas as várias providências do poder público e da iniciativa privada visando a transformação digital do município, com a integração de plataformas de serviços públicos, e de áreas como trânsito, segurança pública, saúde e educação, apoiadas na tecnologia 5G. Como Jaraguá do Sul já vinha se integrando ao projeto nacional de uso da internet 5 pela indústria, por meio da WEG, a ideia era estreitar o relacionamento com as duas instituições nacionais que estão à frente do programa nacional de transformação digital no setor produtivo e nas cidades e assim integrar Jaraguá do projeto nacional Conecta 5G.

Como resultado destas conversas, e a necessidade de estruturação das cidades para receber a tecnologia, o município junto à Câmara de Vereadores a Lei 8947/2021, denominada “Lei das Antenas”, que revisou uma legislação de 2020 com a inclusão da estrutura necessária para a implantação do novo sistema. A nova lei prevê, entre outros fatores, o licenciamento da infraestrutura de suporte que são as torres onde serão fixadas as bases de conexão 5G que serão instaladas em postes de iluminação pública ou no topo de edifícios, por exemplo. Além da “Lei das Antenas”, outra iniciativa foi a aprovação da Lei 8746/2021 que criou o Sandbox Regulatório com o objetivo desburocratizar projetos relacionados com inovação e a aplicação de tecnologias como a Internet 5G.

Todas as ações são referendadas pelo Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, movimento iniciado em 2021 por diversas entidades, públicas e privadas, para promover e apoiar o desenvolvimento econômico e social, a ciência, a tecnologia, o empreendedorismo, a educação e a inovação em toda a região. Isto porque, ao lado dos avanços na estrutura de gestão pública em áreas como a segurança, educação, saúde, trânsito e mobilidade urbana, o município também ganha maior competitividade econômica, por meio da melhoria de processos na indústria, comércio e setor de serviços.

Área junto ao Distrito de Inovação é passo importante para expansão do 5G no município

A instalação da tecnologia 5G na Rua Cesare Valentini, no Bairro Três Rios do Sul, onde estão o Novale Centro de Inovação e o Parque da Inovação, é mais uma etapa do projeto de implantação da tecnologia 5G em Jaraguá do Sul. Neste ponto, utiliza-se um sistema inédito desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu, integrando às luminárias uma antena 5G que utiliza tecnologia desenvolvida pela empresa Qualcomm. A tecnologia mmwave (milimeter wave, ou ondas milimétricas), permite ampliar a capacidade de disseminação do sinal de Internet da antena central até outros pontos, ‘desviando’ de obstáculos que poderiam interferir na velocidade e funcionando como uma rede wireless que permite o aumento da cobertura da internet móvel das operadoras.

Uma particularidade do sistema é o espectro de frequência que será adotado, de 26GHz (5G mmWave), único a ser realizado no Brasil. A configuração consiste em uma rede de 15 small cells, antenas de rádio de baixa potência, que possibilitará realizar testes de altíssima performance. A tecnologia rádio 5G-NR (New Radio) no espectro de 26GHz permite testar novas tecnologias e equipamentos para Smart Cities, Indústria 4.0 e outros setores.

Entre as novas aplicações se destacam AGVs (Automated Guided Vehicle – Veículo Guiado Automaticamente), comunicação V2V (veículo a veículo), Robô Industrial, Drones, Hologramas, AR (Augmented Reality – Realidade Aumentada), VR (Virtual Reality – Realidade Virtual), sensores para IIoT (IoT Industrial), sensores e equipamentos para Smart Cities (e.g. controle do caudal dos rios, análise preditiva de deslizamentos, acompanhamento em tempo real da proliferação zoonoses, telegestão de iluminação pública, sistemas avançados de videovigilância e de gestão de trânsito através de câmeras 5G), telemedicina e sistemas baseados em AI (Artificial Intelligence – Inteligência Artificial).

Neste sentido, a atuação do Novale Centro de Inovação, com vocação para mobilidade elétrica, metalmecânica e conectividade, e a condição do Distrito de Inovação como ponto de convergência tecnológica para o município e região é estratégica para a viabilização do projeto junto à ABDI e ANATEL.

Lideranças destacam pioneirismo do município

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, reforça a importância do trabalho articulado entre vários setores da comunidade. Explica que o objetivo do poder público com o investimento na implantação da tecnologia é impulsionar a economia da cidade por meio da consolidação de atividades econômicas de alto valor agregado.

“Também queremos contribuir com a atração e retenção dos talentos criativos e inovadores em Jaraguá, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de aumentar nossa competitividade no mercado externo”, pontua Jair Franzner.

A presidente da ACIJS, Ana Clara, lembra que em vários momentos Jaraguá do Sul tem se destacado por ações pioneiras e a chegada da Internet 5G é mais um resultado da mobilização que envolve a classe empresarial, poder público e entidades organizadas.

“Com o 5G vamos ter mais possibilidades de atrair novos negócios com o viés tecnológico, mas também o incremento de setores que já atuam na região. Jaraguá passa ser um ponto de interesse de empresas que desenvolvem soluções de tecnologia e terão aqui um local para testes, assim teremos maior capacidade de atração de novos empreendimentos. Junto com a matriz diversificada que já temos na região, com empresas que se destacam pela inovação em várias áreas, teremos um ambiente de negócios favorável e estimular um desenvolvimento com muito mais qualidade”, explica Ana Clara.

Luis Hufenüssler Leigue, presidente do Conselho de Administração do Novale e na época presidindo a ACIJS, lembra: “É um projeto ousado, com foco na tecnologia e na inovação, onde já temos avançado como município, mas é preciso que essa estrutura seja apoiada fortemente por equipamentos e principalmente com o suporte do 5G”. Reforça o empenho da classe empresarial para que a Anatel incluísse Jaraguá do Sul entre os municípios a serem inseridos no plano nacional de implantação da banda 5G.

Um dos eixos centrais para viabilizar a tecnologia no município, segundo ele, leva em conta a conectividade e mobilidade intermodal, com infraestrutura, gerenciamento energético sustentável e a digitalização de vários processos que, além de beneficiar a população, poderá estimular o desenvolvimento econômico através de um ecossistema de inovação que vem se consolidando nos últimos anos.

Gustavo Pacher, presidente do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, também ressalta a importância da rede 5G privada para o desenvolvimento e realização de testes de dispositivos e aplicações, acelerando o processo de transformação digital das operações existentes. “Haverá geração de novos modelos de negócios para as empresas de Jaraguá do Sul ou para aquelas que desejam migrar para o município para usufruir deste ecossistema”, afirma Pacher. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Ponte do Portal entra na fase final de duplicação em trecho estadualizado

Obras na travessia na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul seguem dentro do cronograma e nova ponte, duplicada, deve ser entregue ainda em novembro

Agenda de atividades - Núcleos Empresariais

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS

Grupo Malwee é destaque no Anuário Época Negócios 360º

Companhia conquistou 2º lugar no desafio ESG/Socioambiental no Setor Têxtil, Couro e Vestuário na décima terceira edição do Anuário, que reconhece as melhores práticas empresariais do Brasil

Lide SC reconhece Viviane Lunelli como ‘Liderança Empresarial - 2024’

Considerado o 'Oscar' do setor empresarial, Prêmio Líderes destaca o papel de empresários e empresas e o impacto que geram para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina

WEG é destaque no anuário Época Negócios 360°

Associada ACIJS foi a grande destaque do setor Mecânica e Metalurgia e no desafio Desempenho Financeiro na premiação, uma das mais respeitadas do Brasil

Novale Experience quer fortalecer cultura da inovação na comunidade regional

Iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Novale Hub, evento tem o apoio da ACIJS e de outras entidades da classe empresarial, e objetivo o debate sobre os caminhos futuros do empreendedorismo e dos negócios

Agenda semanal de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS e participe para o fortalecimento do associativismo regional

Impostômetro: em 2024, brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em tributos

Em comparação com o mesmo período do ano passado a marca foi registrada com 54 dias de antecedência, segundo a ACSP - Associação Comercial de São Paulo, responsável pela apuração em tempo real

Jovens Empreendedores celebram 25 anos com palestra sobre criatividade e inovação e sessão de autógrafos

Evento é aberto ao público em geral, com o objetivo de comemorar os 25 anos de atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Líderes de Jaraguá do Sul no Encontro de Ideias ADVB

Painel abordará tema relevante para o ambiente empresarial de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 31

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar