“A força de uma entidade é reconhecida pelos espaços que ela conquista, e a ACIJS tem hoje o respeito e o reconhecimento nos diversos setores, público e privado, pela forma com que seus associados e dirigentes se posicionam diante de importantes questões de interesse regional e nacional”, manifestou o vereador Jair Pedri durante sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, realizada nesta quinta-feira (27) em homenagem aos 85 anos da entidade, completados em junho.
Na sessão especial realizada no Centro Empresarial (CEJAS), o Poder Legislativo concedeu uma Moção de Aplausos pela ativa participação da entidade ACIJS em prol do empreendedorismo de Jaraguá do Sul e sua efetiva contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município e região. Autoria do próprio Jair Pedri, em conjunto com o vereador e presidente do Legislativo Luiz Fernando Almeida, a moção foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes à sessão, que reuniu ainda a diretoria da ACIJS, membros do conselho superior, representantes do Poder Executivo, lideranças e comunidade.
“Ainda que de forma singela, destaca-se a importância desta ato que demonstra a união, parceria e harmonia entre o Poder Legislativo e o setor empresarial”, reiterou Luiz Fernando Almeida ao falar da convergência de ideias e defesa de pautas importantes para o desenvolvimento sustentável no âmbito local e regional. Também expressaram de forma relevante a atuação da ACIJS, no seu papel de representação do setor produtivo os vereadores Nina Santin Camello, Osmair Luiz Gadotti, Jonathan Reinke, Anderson Kassner, Rodrigo Livramento e Aparecida David.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, apresentou um balanço de ações que a entidade desenvolve e reforçou o compromisso histórico, deixado como principal legado pelos fundadores em 1938, de atuar de forma integrada com as representações da sociedade pelo crescimento econômico, por meio da geração de emprego e renda e catalisador do bem-estar e qualidade de vida da população.
Esta atuação, lembrou, é apoiada em três pilares que acompanham a trajetória da entidade: a representatividade através do fortalecimento do associativismo e da união da classe empresarial, o desenvolvimento econômico acompanhado do desenvolvimento sustentável e social da comunidade, e o desenvolvimento empresarial através de um ambiente favorável aos negócios e o desenvolvimento das empresas e empresários. “São compromissos que a ACIJS renova todos os dias, há mais de 8 décadas, que demonstram a importância de trabalharmos juntos e assim sermos cada vez melhores como empresas e sociedade”, afirmou Ana Clara.
A ACIJS chega aos 85 anos com um quadro associativo formado por 1.608 empresas de todos os portes que representam os setores da indústria, comércio e serviços. Os associados respondem por um contingente de 62 mil trabalhadores, 79% da mão de obra ocupada no município e 34% da população. A força empresarial posiciona o município entre as sete principais economias do estado e o terceiro PIB industrial. Composta por 10 membros, a diretoria atua de forma voluntária e está representada de maneira igualitária (50%) por homens e mulheres.
>>> Confira nas imagens alguns dos momentos da sessão especial em homenagem aos 85 anos da ACIJS – fotos de CAROLINE STINGHEN/ACIJS e TIAGO ROSÁRIO/CÂMARA DE VEREADORES
Escola do Legislativo – Ainda na sessão especial, a Câmara de Vereadores aprovou proposição que cria a Escola do Legislativo “Balduíno Raulino”. De autoria dos vereadores Luís Fernando Almeida, Osmair Luiz Gadotti e Ronnie Leonel Lux, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhor qualificação de servidores e ocupantes de cargos no Poder Legislativo municipal.