Motoristas que trafegam pela BR-280, no trecho estadualizado da rodovia, devem redobrar a atenção nos próximos dias, quando o fluxo no limite entre Guaramirim e Jaraguá do Sul será modificado para a continuidade dos serviços de finalização da Ponte do Portal.
A recomendação da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado está sendo reforçada pela ACIJS, considerando a intensa movimentação de trabalhadores das empresas responsáveis pela obra, ao mesmo que a região registra concentra um volume considerável de veículos leves e pesados.
Com a alteração temporária, a passagem será permitida somente em duas faixas do lado extremo da via nos dois sentidos – uma da parte nova e outra da parte já existente – enquanto os serviços se concentrarem nas duas faixas ‘centrais’ sob a ponte para a escavação da passagem inferior do retorno no sentido Guaramirim. Ao mesmo tempo, também serão finalizados os demais serviços complementares, de implantação de acostamento, pavimentação de calçadas e de área compartilhada de ciclistas e pedestres e colocação da proteção “New Jersey”, entre outras melhorias.
>>> Confira imagens de novas etapas do projeto de duplicação da parte nova da ‘Ponte do Portal’ executadas pelo Governo do Estado – fotos de Caroline Stinghen, no dia 3 de outubro
Com mais estes procedimentos, o projeto de duplicação da rodovia vai consolidando mais uma etapa do conjunto de Obras de Arte Especiais (OAEs) nos 9,3 quilômetros do trecho estadual. A Ponte do Portal é conhecida como um gargalo importante para uma melhor logística e mobilidade regional, representando investimento de R$ 9 milhões aplicados pelo Governo do Estado.
O equipamento tem 65 metros de comprimento e 12 metros de largura, e sua denominação homenageará o empresário Eduardo Ferreira Horn, ex-presidente da ACIJS e ativa liderança regional. Projeto de indicação do nome do empresário tramita na Assembleia Legislativa, por iniciativa dos deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, por sugestão da classe empresarial de Jaraguá.
No dia 3 último, o vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, Francisco Tavares, realizou mais uma visita de acompanhamento da obra. Junto a engenheira Débora Manukian Patti, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. No encontro, novamente foram repassadas informações atualizadas do cronograma para que a ‘nova’ Ponte seja totalmente concluída e entregue ao trânsito em novembro.
Ao mesmo tempo, também segue o fluxo de trabalhos em duas outras OEAs, o elevado e viaduto sobre a passagem da linha férrea e nas proximidades da Empresa Mannes, no sentido Guaramirim.