BR-280: Ponte do Portal duplicada vai se tornando realidade no trecho estadual
Em mais uma visita de acompanhamento às obras de duplicação do trecho estadual da BR-280, nesta quarta-feira (11), a diretoria da ACIJS comemora o avanço dos trabalhos para a conclusão de projetos como a ‘nova’ Ponte do Portal, na divisa entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Na visita, a engenheira Débora Manukian Patti, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, explicou o estágio dos serviços que vêm sendo executados pelo Consórcio Cetenco/CP Barros, vencedor da licitação.
Com a laje concretada, atualmente os trabalhos se concentram nas obras complementares que incluem a colocação das muretas ‘new jersey’ de separação de pistas e do passeio compartilhado (pedestres e ciclistas), preparação de drenagem e acessos laterais, e das alças de retorno no sentido Guaramirim-Jaraguá.
Concluída esta etapa, a travessia estará pronta para receber a pavimentação asfáltica definitiva, permitindo a liberação de fluxo de veículos para a parte nova, em outubro, possibilitando a realização dos serviços de manutenção na ponte já existente. A expectativa do Governo do Estado é oficializar a entrega definitiva da ponte duplicada até o final de novembro.
>>> Confira imagens do andamento das obras na duplicação da Ponte do Portal no trecho estadual da BR-280
– fotos de Caroline Stinghen











Francisco Tavares, vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, destacou o empenho do Governo do Estado e da Secretaria de Infraestrutura em concluir a obra dentro do cronograma previsto. A entidade, inclusive, fez a indicação para que a ponte receba a denominação em homenagem ao empresário Eduardo Ferreira Horn, ex-presidente da ACIJS e liderança com papel relevante na comunidade. O pedido ganhou apoio dos deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, por meio de projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa.
Sobre outra etapa importante do projeto de duplicação, o viaduto sobre a linha férrea e o elevado nas proximidades da empresa Estofados Mannes, os trabalhos também estão em andamento, com a execução de vigas no canteiro [ao lado do Mercado Viaduto], e a construção das rampas de acesso.
Outras duas passarelas para travessia de pedestres completam o pacote de 7 obras de arte previstas no projeto de duplicação de 9,3 quilômetros da rodovia no trecho estadualizado. Destas, já foram entregues os viadutos no acesso à SC-108 e ao bairro Guamiranga, e uma travessia nas proximidades da empresa Lunelli Têxtil.
Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática
Iniciativa, que tem apoio da ACIJS, consolida política pública de desburocratização e atração de novos negócios, permitindo que startups e indústrias, entre outros segmentos econômicos, testem produtos com regras simplificadas e clientes reais
Summit Empresarial debate governança, sucessão e alta performance com cases de sucesso de Jaraguá do Sul
Evento reunirá líderes e executivos no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS) em 23 de setembro para discutir estratégias práticas de crescimento sustentável
SC assume liderança nacional e impulsiona destaque de Jaraguá do Sul no ranking de competitividade
Estado desbanca hegemonia de 14 anos de São Paulo no estudo do Centro de Liderança Pública; Jaraguá do Sul alcança o 9º lugar entre os municípios mais competitivos do Brasil
Jaraguá do Sul tem nova edição do programa Inspeção Veicular Gratuita
Ação educativa do Núcleo de Automecânicas da ACIJS no dia 19 de setembro marca a Semana Nacional do Trânsito, oferece checagem de 60 itens sem custo e reforça a manutenção preventiva como fator decisivo na redução de sinistros
DNIT atualiza andamento das obras de duplicação
Órgão detalhou o cronograma dos lotes do trecho federal da rodovia entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, além de responder a pleitos de Guaramirim e Corupá
Seminário dá largada ao planejamento estratégico para os 200 anos de Jaraguá do Sul
Encontro no CEJAS reúne poder público e sociedade civil para projetar o município até 2076. “Cartas do Amanhã” serão preservadas em uma Cápsula do Tempo, para leitura na comemoração do bicentenário