Em mais uma visita de acompanhamento às obras de duplicação do trecho estadual da BR-280, nesta quarta-feira (11), a diretoria da ACIJS comemora o avanço dos trabalhos para a conclusão de projetos como a ‘nova’ Ponte do Portal, na divisa entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Na visita, a engenheira Débora Manukian Patti, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, explicou o estágio dos serviços que vêm sendo executados pelo Consórcio Cetenco/CP Barros, vencedor da licitação.
Com a laje concretada, atualmente os trabalhos se concentram nas obras complementares que incluem a colocação das muretas ‘new jersey’ de separação de pistas e do passeio compartilhado (pedestres e ciclistas), preparação de drenagem e acessos laterais, e das alças de retorno no sentido Guaramirim-Jaraguá.
Concluída esta etapa, a travessia estará pronta para receber a pavimentação asfáltica definitiva, permitindo a liberação de fluxo de veículos para a parte nova, em outubro, possibilitando a realização dos serviços de manutenção na ponte já existente. A expectativa do Governo do Estado é oficializar a entrega definitiva da ponte duplicada até o final de novembro.
>>> Confira imagens do andamento das obras na duplicação da Ponte do Portal no trecho estadual da BR-280
– fotos de Caroline Stinghen
Francisco Tavares, vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, destacou o empenho do Governo do Estado e da Secretaria de Infraestrutura em concluir a obra dentro do cronograma previsto. A entidade, inclusive, fez a indicação para que a ponte receba a denominação em homenagem ao empresário Eduardo Ferreira Horn, ex-presidente da ACIJS e liderança com papel relevante na comunidade. O pedido ganhou apoio dos deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, por meio de projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa.
Sobre outra etapa importante do projeto de duplicação, o viaduto sobre a linha férrea e o elevado nas proximidades da empresa Estofados Mannes, os trabalhos também estão em andamento, com a execução de vigas no canteiro [ao lado do Mercado Viaduto], e a construção das rampas de acesso.
Outras duas passarelas para travessia de pedestres completam o pacote de 7 obras de arte previstas no projeto de duplicação de 9,3 quilômetros da rodovia no trecho estadualizado. Destas, já foram entregues os viadutos no acesso à SC-108 e ao bairro Guamiranga, e uma travessia nas proximidades da empresa Lunelli Têxtil.