Em nova visita de acompanhamento da duplicação da BR-280.no trecho estadualizado, a diretoria da ACIJS e a Prefeitura de Jaraguá do Sul receberam da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade informações atualizadas sobre ao andamento dos serviços para a conclusão das obras de arte faltantes.
Realizado mensalmente, como forma de informar associados da entidade, empresas da região e comunidade, o encontro com a equipe da Secretaria desta vez aconteceu no canteiro de obras da empresa contratada – Cetenco Engenharia, vencedora da licitação do trecho de pouco mais de 9 quilômetros. Neste local, próximo ao entroncamento com a Rodovia do Arroz, e na interseção dos trechos estadual e federal, são produzidas todas as peças em concreto pré-moldado. Ali estão as vigas e demais peças que serão colocadas em pontes, viadutos e nas travessias restantes do projeto.
>>> Confira imagens do canteiro de obras da empresa responsável pela duplicação da BR-280, onde são fabricadas as peças de concreto – fotos de Caroline Stinghen
Conforme a engenheira Débora Manukian Patti, em relação à Ponte do Portal, o cronograma segue dentro da previsão de entrega, em novembro.
Outros dois equipamentos são o viaduto do Guamiranga, que já teve a passagem de veículos liberada e até agosto deverá estar totalmente concluído na parte inferior onde está sendo instalada a rótula de passagem à região urbana e bairros naquela região de Guaramirim.
Faz parte do projeto também duas travessias para pedestres – na altura da Uniasselvi e do Komprão – cuja autorização para o início dos serviços já foi liberada e os trabalhos devem começar em breve.
O viaduto próximo à Estofados Mannes (atual fábrica da Pikolin) e o elevado sobre a via férrea também estão no cronograma para a retomada dos serviços, com a autorização da Rumo Logística para a movimentação de máquinas e trabalhadores no local. Para a segurança da equipe, a operadora realizará treinamento dos empregados da construtora, a ser definido nas próximas semanas.
Sobre a Ponte do Portal, na divisa entre Guaramirim e Jaraguá, dependendo das condições climáticas a infraestrutura necessária no leito do rio para a colocação dos pilares e de travessa ainda faltantes deve estar pronta até o começo de julho, para então receber 28 vigas e, na sequência, pré-lage (918 peças pré-moldadas), lage e o pavimento asfáltico para o piso. Com exceção do asfalto que precisa ser usinado no próprio local, as demais peças em concreto estão 100 por cento prontas, depois da confecção, testes e ‘cura’ no canteiro visitado pelo vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, Francisco Tavares, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, que representa a Prefeitura e vem mensalmente acompanhando a evolução da obra de duplicação da rodovia nos trechos estadual e federal.
Francisco Tavares e Thiago Sarmanho avaliam que as expectativas são positivas para a celeridade dos trabalhos, e reforçaram a importância da duplicação nos três lotes do projeto para a região do Vale do Itapocu e do Norte-Nordeste do estado, onde estão polos econômicos ativos e um eixo relevante para o desenvolvimento de Santa Catarina.