BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado
Em nova visita de acompanhamento da duplicação da BR-280.no trecho estadualizado, a diretoria da ACIJS e a Prefeitura de Jaraguá do Sul receberam da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade informações atualizadas sobre ao andamento dos serviços para a conclusão das obras de arte faltantes.
Realizado mensalmente, como forma de informar associados da entidade, empresas da região e comunidade, o encontro com a equipe da Secretaria desta vez aconteceu no canteiro de obras da empresa contratada – Cetenco Engenharia, vencedora da licitação do trecho de pouco mais de 9 quilômetros. Neste local, próximo ao entroncamento com a Rodovia do Arroz, e na interseção dos trechos estadual e federal, são produzidas todas as peças em concreto pré-moldado. Ali estão as vigas e demais peças que serão colocadas em pontes, viadutos e nas travessias restantes do projeto.
>>> Confira imagens do canteiro de obras da empresa responsável pela duplicação da BR-280, onde são fabricadas as peças de concreto – fotos de Caroline Stinghen






Conforme a engenheira Débora Manukian Patti, em relação à Ponte do Portal, o cronograma segue dentro da previsão de entrega, em novembro.
Outros dois equipamentos são o viaduto do Guamiranga, que já teve a passagem de veículos liberada e até agosto deverá estar totalmente concluído na parte inferior onde está sendo instalada a rótula de passagem à região urbana e bairros naquela região de Guaramirim.
Faz parte do projeto também duas travessias para pedestres – na altura da Uniasselvi e do Komprão – cuja autorização para o início dos serviços já foi liberada e os trabalhos devem começar em breve.
O viaduto próximo à Estofados Mannes (atual fábrica da Pikolin) e o elevado sobre a via férrea também estão no cronograma para a retomada dos serviços, com a autorização da Rumo Logística para a movimentação de máquinas e trabalhadores no local. Para a segurança da equipe, a operadora realizará treinamento dos empregados da construtora, a ser definido nas próximas semanas.
Sobre a Ponte do Portal, na divisa entre Guaramirim e Jaraguá, dependendo das condições climáticas a infraestrutura necessária no leito do rio para a colocação dos pilares e de travessa ainda faltantes deve estar pronta até o começo de julho, para então receber 28 vigas e, na sequência, pré-lage (918 peças pré-moldadas), lage e o pavimento asfáltico para o piso. Com exceção do asfalto que precisa ser usinado no próprio local, as demais peças em concreto estão 100 por cento prontas, depois da confecção, testes e ‘cura’ no canteiro visitado pelo vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, Francisco Tavares, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, que representa a Prefeitura e vem mensalmente acompanhando a evolução da obra de duplicação da rodovia nos trechos estadual e federal.
Francisco Tavares e Thiago Sarmanho avaliam que as expectativas são positivas para a celeridade dos trabalhos, e reforçaram a importância da duplicação nos três lotes do projeto para a região do Vale do Itapocu e do Norte-Nordeste do estado, onde estão polos econômicos ativos e um eixo relevante para o desenvolvimento de Santa Catarina.
ACIJS promove encontro com economista-chefe do Sicredi para debater cenários econômicos e investimentos em 2026
Evento em Jaraguá do Sul reunirá no dia 9 de março empresários e lideranças para analisar tendências econômicas e orientar decisões estratégicas para o ano
Trilha Empreendedora ACIJS traz oportunidade de qualificação de líderes
Trilhas Empreendedores e reuniões de articulação dos Núcleos Empresariais em destaque na agenda da ACIJS
Entidades de Jaraguá do Sul reforçam ações por empregabilidade e qualificação de trabalhadores
Reestruturação da plataforma Jaraguá Mais Empregos e lançamento do programa Qualifica Jaraguá 2026 fazem parte do esforço para atender demandas da indústria na região
SENAI debate em Jaraguá do Sul eficiência operacional para fortalecer competitividade da indústria catarinense
Evento organizado pelo SENAI com apoio da ACIJS, busca disseminar conhecimentos, estimulando a troca de experiências entre gestores, especialistas e profissionais da indústria, ampliando a visão sobre desafios comuns e soluções aplicáveis a diferentes segmentos
ACIJS abre espaço para associados compartilharem conhecimento em palestras gratuitas
Iniciativa dá oportunidade a empreendedores abordarem temas de suas áreas de competência, disseminando informações relevantes para a melhoria da gestão e fortalecimento dos negócios
Encontro Empresarial apresenta, em março, projeções de cenários econômicos e perspectivas de investimentos
Especialista trará informações relevantes para o planejamento de negócios considerando realidades da economia nacional e reflexos da geopolítica global