BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado
Em nova visita de acompanhamento da duplicação da BR-280.no trecho estadualizado, a diretoria da ACIJS e a Prefeitura de Jaraguá do Sul receberam da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade informações atualizadas sobre ao andamento dos serviços para a conclusão das obras de arte faltantes.
Realizado mensalmente, como forma de informar associados da entidade, empresas da região e comunidade, o encontro com a equipe da Secretaria desta vez aconteceu no canteiro de obras da empresa contratada – Cetenco Engenharia, vencedora da licitação do trecho de pouco mais de 9 quilômetros. Neste local, próximo ao entroncamento com a Rodovia do Arroz, e na interseção dos trechos estadual e federal, são produzidas todas as peças em concreto pré-moldado. Ali estão as vigas e demais peças que serão colocadas em pontes, viadutos e nas travessias restantes do projeto.
>>> Confira imagens do canteiro de obras da empresa responsável pela duplicação da BR-280, onde são fabricadas as peças de concreto – fotos de Caroline Stinghen






Conforme a engenheira Débora Manukian Patti, em relação à Ponte do Portal, o cronograma segue dentro da previsão de entrega, em novembro.
Outros dois equipamentos são o viaduto do Guamiranga, que já teve a passagem de veículos liberada e até agosto deverá estar totalmente concluído na parte inferior onde está sendo instalada a rótula de passagem à região urbana e bairros naquela região de Guaramirim.
Faz parte do projeto também duas travessias para pedestres – na altura da Uniasselvi e do Komprão – cuja autorização para o início dos serviços já foi liberada e os trabalhos devem começar em breve.
O viaduto próximo à Estofados Mannes (atual fábrica da Pikolin) e o elevado sobre a via férrea também estão no cronograma para a retomada dos serviços, com a autorização da Rumo Logística para a movimentação de máquinas e trabalhadores no local. Para a segurança da equipe, a operadora realizará treinamento dos empregados da construtora, a ser definido nas próximas semanas.
Sobre a Ponte do Portal, na divisa entre Guaramirim e Jaraguá, dependendo das condições climáticas a infraestrutura necessária no leito do rio para a colocação dos pilares e de travessa ainda faltantes deve estar pronta até o começo de julho, para então receber 28 vigas e, na sequência, pré-lage (918 peças pré-moldadas), lage e o pavimento asfáltico para o piso. Com exceção do asfalto que precisa ser usinado no próprio local, as demais peças em concreto estão 100 por cento prontas, depois da confecção, testes e ‘cura’ no canteiro visitado pelo vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, Francisco Tavares, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, que representa a Prefeitura e vem mensalmente acompanhando a evolução da obra de duplicação da rodovia nos trechos estadual e federal.
Francisco Tavares e Thiago Sarmanho avaliam que as expectativas são positivas para a celeridade dos trabalhos, e reforçaram a importância da duplicação nos três lotes do projeto para a região do Vale do Itapocu e do Norte-Nordeste do estado, onde estão polos econômicos ativos e um eixo relevante para o desenvolvimento de Santa Catarina.
Cidades Inteligentes, Sustentabilidade e Resiliência Climática em pauta no 2º Seminário de Urbanismo e 5º Congresso Profissional
Evento gratuito no Centro Empresarial reúne especialistas em engenharia, arquitetura, planejamento urbano e inteligência artificial
“Se tem pressa, desconfie”: Jaraguá do Sul lança campanha regional na prevenção a golpes virtuais
Iniciativa une OAB, ACIJS, CDL e APEVI, polícia e poder público para reforçar orientação à população no enfrentamento e combate a ação de golpistas
CEME Conecta reúne lideranças femininas em Jaraguá do Sul para debater empreendedorismo e governança
Evento itinerante do Conselho Estadual de Mulheres Empresárias reuniu líderes de Santa Catarina em agenda que abordou temas como sucessão familiar e a evolução da presença feminina nos negócios
Jaraguá do Sul recebe CEME Conecta, evento estadual que reúne lideranças femininas para debater sucessão empresarial e inovação
Com o tema “Mulheres que fazem a diferença: Transcendendo gerações”, encontro no Centro Empresarial reunirá lideranças de diversas regiões de Santa Catarina em ampla programação de palestras, painéis e visitas técnicas
Alegria, fé e orgulho marcam a celebração dos 150 anos de Jaraguá do Sul
Comunidade se reúne na Arena Jaraguá em um fim de semana inesquecível de missa de consagração, desfile seguido do corte do tradicional bolo de aniversário, shows com artistas da região e a presença do cantor Daniel.
CEJAS recebe imagem de Nossa Senhora de Fátima em marco histórico e religioso dos 150 anos de Jaraguá do Sul
Imagem peregrina passou pelo CEJAS antes da Missa Solene na Arena Jaraguá, neste sábado, em celebração ao sesquicentenário do município