Bloqueios de rodovias leva Prefeitura de Jaraguá do Sul a criar Comitê de Crise
Na tarde desta terça-feira (1º), na sala de reuniões do Gabinete do prefeito, ocorreu a primeira reunião do Comitê de Crise instituído para acompanhar a situação dos bloqueios rodoviários em Santa Catarina e no país. O grupo conta com representantes do Poder Público Municipal, Polícias Civil e Militar e entidades de classe.

O grupo voltou a se reunir na manhã desta quarta-feira (2) em forma de reunião online.
O objetivo da criação do Comitê é deliberação sobre os impactos causados pelos bloqueios nas rodovias e as medidas que deverão ser tomadas para manter os atendimentos e serviços públicos essenciais à população e no acesso das pessoas ao trabalho.
Foi apresentado um balanço sobre como está a situação em Jaraguá do Sul em função dos bloqueios:
Combustíveis: os bloqueios ainda impossibilitam o abastecimento, porém, há uma reserva para garantir os serviços públicos essenciais e o transporte público até o fim de semana.
Saúde: há reserva de medicamentos. Algumas cirurgias eletivas, consultas de especialidade e o transporte de pacientes e profissionais para fora da cidade foram suspensos.
Educação: aulas normais, mas existe a preocupação com o abastecimento do estoque de alimentos para merenda escolar e o deslocamento de profissionais.
Assistência Social: atendimento normal. Registrados na rodoviária, casos de passageiros que não puderam seguir viagem. Receberam atendimento e apoio da Assistência Social e do Conselho Tutelar.
Samae: coleta de resíduos orgânicos segue suspensa. Preocupação para os próximos dias quanto a insumos para tratamento de água/esgoto e transporte de resíduos do saneamento básico.
Secretaria de Obras: serviços com maquinários temporariamente suspensos.
Organização de eventos: representa preocupação para os próximos dias, caso persistam os bloqueios.
Polícia Militar: a corporação está seguindo orientações do comando estadual. Trabalha no auxílio à Polícia Rodoviária Federal na liberação dos bloqueios nas rodovias.
CDL/ACIJS/OAB: as entidades seguem orientando os associados em suas demandas.
A Chefia de Gabinete do prefeito reforça, ainda, que o município está fazendo levantamento junto às demais Secretarias a fim de identificar as demandas de cada setor.
>>> Integram o Comitê de Crise representantes da Chefia de Gabinete da Prefeitura, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral do Município, Samae, 23ª Subseção da OAB, CDL, ACIJS, Amvali, 14º Batalhão da Polícia Militar e Delegacia Regional de Polícia Civil
[Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul]
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social
Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Com entrada 100% gratuita, o maior evento de negócios e cultura da história do município ocorre de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, reunindo grandes líderes, circuito de memória, espaço gastronômico e atrações artísticas
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios
Memória Revelada: Jaraguá do Sul abre Arca do Centenário após 50 anos
A “capsula do tempo”, enterrada há 50 anos, foi aberta na manhã desta sexta-feira, em uma solenidade histórica e cheia de significado