A ACIJS deu o primeiro passo para a formação de um Núcleo Empresarial reunindo empreendedores ligados ao setor de administração de condomínios em Jaraguá do Sul.
Na terça-feira (4) a entidade reuniu representantes de empresas que atuam na região, com o objetivo de reforçar a importância da mobilização associativa. Do encontro inicial de sensibilização, o grupo agora deve se articular para a constituição oficial do Núcleo Empresarial, com a escolha de uma coordenação, definição da abrangência em relação à cadeia produtiva que envolve o segmento, captação de outros membros e organização de cronograma de atividades.
No primeiro encontro, realizado no Centro Empresarial, os participantes demonstraram motivação com a proposta. A empresária Simone da Rosa, vice-presidente de Núcleos Empresariais da ACIJS, falou da importância da organização setorial para o fortalecimento das empresas, gerando melhores oportunidades de negócios e o aumento da representatividade da classe produtiva. “Juntas, as empresas conseguem resolver muitos problemas que envolvem a cadeia produtiva e podem ter um crescimento das suas atividades”, explicou, citando a própria experiência de ter feito parte de um dos núcleos da ACIJS e atualmente integrar a diretoria. Ela aponta a melhoria da gestão e ganhos na articulação no ambiente de negócios que envolve os empreendedores como resultados que o associativismo oportuniza, por meio também de soluções que a entidade coloca à disposição dos associados.
Paulo Rubens Obenaus, empresário da indústria da construção e diretor da Proma, também fez um relato da experiência no meio associativista. Para o engenheiro, ter participado de atividades em núcleos empresariais desde que o programa foi implantado, há mais de duas décadas, fez diferença no desenvolvimento da empresa. Um dos pioneiros no movimento, o empresário falou da atuação como coordenador de Núcleo, como presidente da ACIJS e atualmente membro do Conselho Superior, de ter liderado a criação do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Jaraguá e região, e do envolvimento em entidades de representação do setor como a Câmara da Indústria da Construção da FIESC, entre outros fóruns. Estar integrado este ambiente, disse, permitiu um crescimento profissional e a melhoria da gestão a partir do conhecimento técnico e da cultura empresarial que o associativismo proporciona.
“Este conhecimento envolve a cooperação e o entrosamento que deve haver no setor para conquistas que são importantes para todos. Se pensarmos de maneira conjunta, com uma concorrência saudável em que se respeita o mercado, todos crescem em um ambiente de negócios favorável”, pontuou.
Na reunião, foi apresentada a estrutura que a ACIJS coloca à disposição dos associados e dos 20 Núcleos Empresariais atualmente integrados à entidade. Além de ações que os Núcleos Empresariais desenvolvem com base nos seus planejamentos, existem soluções comuns a todos como a Central de Compras que oportuniza vantagens na aquisição coletiva de insumos e outros materiais, acesso à agenda de eventos e de capacitação, como o programa Mentoria Empreendedora, entre outras iniciativas da entidade.
“A ACIJS tem no seu DNA o papel de formar lideranças e contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas, com metodologias e ferramentas adequadas que podem ajudar na melhoria da gestão”, completa a coordenadora de serviços Vilce Mara Moreira, destacando propósitos da entidade que em junho completará 85 anos de atuação na representação da indústria, comércio e serviços de Jaraguá.
Núcleos Empresariais têm foco na cooperação setorial
Empresas podem vencer desafios de maneira mais assertiva se pensarem o mercado como um ecossistema e, organizadas por segmentos produtivos, buscarem experiências que possam agregar valor individual e coletivamente.
Com essa premissa, a ACIJS tem como uma de suas diretrizes o estímulo à organização de núcleos que reúnem empresas por segmentos de atuação. A entidade está integrada ao modelo de núcleos empresariais desde que a experiência chegou a Santa Catarina, a partir do início da década de 2000, quando foi estabelecida parceria entre a Fundação Empreender, Federação das Associações Empresariais (FACISC) e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha, transferindo para alguns municípios do Estado a tecnologia para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte.
Desde então, diversos segmentos produtivos estão representados na estrutura de núcleos empresariais da ACIJS. Nos últimos anos, o movimento envolve automecânicas, cervejarias, concessionárias de veículos, gastronomia, gestão e qualidade, hospitalidade, jovens empreendedores, loteadoras, marketing e comunicação, metalmecânica, móveis planejados, mulher empreendedora, negócios internacionais, panificação e confeitaria, saúde e bem-estar, segurança e saúde do trabalho, transportadoras, terraplenagem, voluntariado corporativo. A entidade conta ainda com um Conselho de Núcleos Empresariais.
>>> Empresas interessadas em fazer parte do quadro de associados da ACIJS e dos Núcleos Empresariais podem obter mais informações acessando o portal In Rede – www.acijs.com.br.