ACIJS reafirma com Governo do Estado agenda para o desenvolvimento regional
A diretoria da ACIJS se reuniu na sexta-feira (20) com representantes do Governo do Estado, em visita a Jaraguá do Sul para tratar junto a lideranças do setor produtivo de temas de interesse para o desenvolvimento regional.
Integraram a comitiva os secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Edgard Usuy (Planejamento), além do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira, e o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr.
O roteiro, pela manhã e à tarde, incluiu visitas à WEG, ao Instituto SENAI de Tecnologia e ao Novale Hub Centro de Inovação, onde o grupo foi recebido pela diretoria e conselheiros da ACIJS. Na pauta, além do fortalecimento das relações entre a classe empresarial e a administração estadual, foram discutidas questões estratégicas visando assegurar o desenvolvimento sustentável do Vale do Itapocu, com ênfase em projetos nos quais a ACIJS tem dedicado atenção especial, como as áreas de infraestrutura, inovação e mobilidade, entre outras.
No encontro no Novale, que concentrou a agenda com a representação da ACIJS, a presidente Caroline Obenaus Cani registrou o reconhecimento do setor produtivo ao Governo do Estadual na atenção aos pleitos que a entidade tem apresentado, como é o caso da aceleração das obras de duplicação da BR-280 no trecho estadualizado.
Caroline acentuou a participação das empresas associadas na geração de empregos e renda, respondendo por mais de 74% dos postos de trabalho no município, e a disposição da ACIJS continuar atuando em sinergia com o poder público, como uma marca do associativismo e da atuação da entidade ao longo de mais oito décadas de existência.

O vice-presidente de Articulação Institucional, Francisco Tavares, destacou o avanço do projeto no trecho de 9,3 quilômetros da BR-280 como uma etapa importante para a melhoria da logística e da mobilidade, com mais segurança e qualidade à rodovia, essencial para a entrada de matérias primas e saída de produtos manufaturados, além de fluidez na circulação da população do entorno.
Os ex-presidentes Luis Hufenüssler Leigue e Ana Clara Franzner Chiodini, representando o Conselho Superior da ACIJS, posicionaram a importância de serem atendidas demandas que irão impactar o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e região no médio e longo prazos, apoiados principalmente na inovação e na tecnologia. No encontro também estavam presentes os vice-presidentes Daniel Godinho (Empreendedorismo e Inovação), Stephen Salai Stahelin (Administrativo) e Jaime Franzner Junior (Financeiro), além da diretora-executiva Edna Zamboni, o diretor-executivo do Novale, Nelson Almeida Netto, e o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz.
O secretário Cleverson Siewert reforçou que o Governo do Estado vem se comprometendo em valorizar o perfil empreendedor dos municípios e o compromisso com a responsabilidade fiscal para atender as necessidades em setores fundamentais para que Santa Catarina continue se destacando por sua economia pujante e diversificada. “Estamos sempre dispostos a ouvir, entender as demandas e construir soluções em conjunto para avançar ainda mais”, disse.
Também os secretários Silvio Dreveck, Marcelo Fett e Edgard Usuy se manifestaram por uma integração cada vez mais sólida com o setor produtivo da região, considerando que Jaraguá do Sul é um polo industrial de forte impacto quando se fala em competitividade, com empresas líderes de mercado e posicionadas globalmente, e a atenção a demandas localizadas traz perspectivas de um impulso ainda maior para a economia do estado.

Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert (ao centro, à direita da presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani) propôs a foto do grupo ao final do encontro, como demonstração da integração entre Governo do Estado e classe empresarial em prol do desenvolvimento regional
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional
Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática
Iniciativa, que tem apoio da ACIJS, consolida política pública de desburocratização e atração de novos negócios, permitindo que startups e indústrias, entre outros segmentos econômicos, testem produtos com regras simplificadas e clientes reais
SC assume liderança nacional e impulsiona destaque de Jaraguá do Sul no ranking de competitividade
Estado desbanca hegemonia de 14 anos de São Paulo no estudo do Centro de Liderança Pública; Jaraguá do Sul alcança o 9º lugar entre os municípios mais competitivos do Brasil
ACIJS e Prefeitura alinham demandas prioritárias para o município
Diretoria da entidade se reuniu com o prefeito Jair Franzner para acompanhar o andamento de pleitos estratégicos para o crescimento sustentável da cidade
Top of Mind destaca WEG entre as marcas mais lembradas de Santa Catarina
Evento em Florianópolis premiou destaques a partir de pesquisa do Instituto Mapa e empresa de Jaraguá do Sul obteve novo reconhecimento estadual