ACIJS reafirma com Governo do Estado agenda para o desenvolvimento regional
A diretoria da ACIJS se reuniu na sexta-feira (20) com representantes do Governo do Estado, em visita a Jaraguá do Sul para tratar junto a lideranças do setor produtivo de temas de interesse para o desenvolvimento regional.
Integraram a comitiva os secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Edgard Usuy (Planejamento), além do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira, e o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr.
O roteiro, pela manhã e à tarde, incluiu visitas à WEG, ao Instituto SENAI de Tecnologia e ao Novale Hub Centro de Inovação, onde o grupo foi recebido pela diretoria e conselheiros da ACIJS. Na pauta, além do fortalecimento das relações entre a classe empresarial e a administração estadual, foram discutidas questões estratégicas visando assegurar o desenvolvimento sustentável do Vale do Itapocu, com ênfase em projetos nos quais a ACIJS tem dedicado atenção especial, como as áreas de infraestrutura, inovação e mobilidade, entre outras.
No encontro no Novale, que concentrou a agenda com a representação da ACIJS, a presidente Caroline Obenaus Cani registrou o reconhecimento do setor produtivo ao Governo do Estadual na atenção aos pleitos que a entidade tem apresentado, como é o caso da aceleração das obras de duplicação da BR-280 no trecho estadualizado.
Caroline acentuou a participação das empresas associadas na geração de empregos e renda, respondendo por mais de 74% dos postos de trabalho no município, e a disposição da ACIJS continuar atuando em sinergia com o poder público, como uma marca do associativismo e da atuação da entidade ao longo de mais oito décadas de existência.

O vice-presidente de Articulação Institucional, Francisco Tavares, destacou o avanço do projeto no trecho de 9,3 quilômetros da BR-280 como uma etapa importante para a melhoria da logística e da mobilidade, com mais segurança e qualidade à rodovia, essencial para a entrada de matérias primas e saída de produtos manufaturados, além de fluidez na circulação da população do entorno.
Os ex-presidentes Luis Hufenüssler Leigue e Ana Clara Franzner Chiodini, representando o Conselho Superior da ACIJS, posicionaram a importância de serem atendidas demandas que irão impactar o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e região no médio e longo prazos, apoiados principalmente na inovação e na tecnologia. No encontro também estavam presentes os vice-presidentes Daniel Godinho (Empreendedorismo e Inovação), Stephen Salai Stahelin (Administrativo) e Jaime Franzner Junior (Financeiro), além da diretora-executiva Edna Zamboni, o diretor-executivo do Novale, Nelson Almeida Netto, e o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz.
O secretário Cleverson Siewert reforçou que o Governo do Estado vem se comprometendo em valorizar o perfil empreendedor dos municípios e o compromisso com a responsabilidade fiscal para atender as necessidades em setores fundamentais para que Santa Catarina continue se destacando por sua economia pujante e diversificada. “Estamos sempre dispostos a ouvir, entender as demandas e construir soluções em conjunto para avançar ainda mais”, disse.
Também os secretários Silvio Dreveck, Marcelo Fett e Edgard Usuy se manifestaram por uma integração cada vez mais sólida com o setor produtivo da região, considerando que Jaraguá do Sul é um polo industrial de forte impacto quando se fala em competitividade, com empresas líderes de mercado e posicionadas globalmente, e a atenção a demandas localizadas traz perspectivas de um impulso ainda maior para a economia do estado.

Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert (ao centro, à direita da presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani) propôs a foto do grupo ao final do encontro, como demonstração da integração entre Governo do Estado e classe empresarial em prol do desenvolvimento regional
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações