A abertura da programação comemorativa aos 148 anos de fundação de Jaraguá do Sul, nesta segunda-feira (1º), foi de reconhecimento à participação de etnias presentes desde que o município foi fundado, há 148 anos, e à atuação de diversos segmentos representativos da comunidade no auxílio ao Rio Grande do Sul, na recente catástrofe climática que atingiu o estado vizinho .
O evento realizado no Centro Cultural da SCAR foi marcado pela emoção e pelo sentimento comum, de pessoas anônimas e de pessoas atuantes em diversas entidades na comunidade, de lideranças políticas, representantes da classe empresarial, do poder público e de instituições sociais do município, dedicadas à preservação do legado cultural, ao voluntariado e à solidariedade.
A ACIJS, como entidade que representa o setor produtivo, e os seus Núcleos Empresariais das Transportadoras, da Indústria Moveleira, de Panificação e Confeitaria, e de Voluntariado Corporativo, receberam menções de agradecimento pelo engajamento à causas sociais e, mais recentemente, à mobilização do município na coleta de donativos para auxílio às famílias gaúchas atingidas pelas enchentes.
Também foram homenageados representantes das cinco etnias predominantes no desenvolvimento de Jaraguá – alemã, italiana, polonesa, húngara e africana. A solenidade também prestou o reconhecimento público ao trabalho da imprensa, por meio dos profissionais dos veículos de comunicação, na mobilização da comunidade e na divulgação de informações oficiais durante a tragédia.
Além das homenagens, a solenidade contou ainda com apresentação artística dos músicos convidados Jian Carlos de Lima (no acordeão) e Jean Carlos dos Santos (no violão), que tocaram “Querência Amada”, clássico da música gaúcha, e do professor de bandoneon do Programa Bolsa Cultural, Márcio Brosowsky, que recepcionou os convidados da cerimônia. Nayama Gomes, aluna de técnica vocal do Programa Bolsa Cultural e campeã da categoria Juvenil do Festival da Canção 2024 cantou “Eu sou do Sul”, outro clássico da música riograndense. Sophya Baron, também aluna de técnica vocal do Programa Bolsa Cultural, interpretou os Hinos Nacional e de Jaraguá do Sul. A cerimônia encerrou com a apresentação dos corais do Programa Bolsa Cultural Maestrina Betina Hardt e Coral Vozes Africanas e Grupo de Canto Adulto do CEU.
>>> Confira alguns dos momentos marcantes da solenidade de abertura da programação especial em comemoração aos148 anos de Jaraguá do Sul
Fotos de Caroline Stinghen
Homenageados
Voluntariado e comunidade
– GERAR – GRUPO ESPECIALISTA EM RESGATE DE ALTO RISCO
– SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
– JORNAL DO VALE
– O CORREIO DO POVO
– RÁDIO STÚDIO FM
– RÁDIO RBN
– RÁDIO STUDIO
– RÁDIOS 105 FM, JARAGUÁ e SUPERNOVA
– TORCIDA ORGANIZADA DO FUTSAL
– ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA JARAGUÁ FUTSAL
– ACIJS – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE JARAGUÁ DO SUL
– NÚCLEO DAS TRANSPORTADORAS
– NÚCLEO DA INDÚSTRIA MOVELEIRA
– NÚCLEO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
– NÚCLEO DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO
– CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE JARAGUÁ DO SUL
– GRUPO MÃOS SOLIDÁRIAS
– INSTITUTO MALWEE
– HOSPITAL SÃO JOSÉ
– PARTAGE SHOPPING JARAGUÁ DO SUL
– REDE COOPER
– GRUPO KOCH
– GIASSI
– FORT
– POSTOS MIME
– ANGELONI
– BALAROTTI
– RANCHO BOM
Etnias
– Representando a etnia alemã – Rodolfo Francisco Hufenüssler, Ilka Mahnk Schmidt e Eduardo Schmidt
– Representando a etnia italiana – Devanir Danna e Paulo Ademir Floriani
– Representando a etnia húngara – Hilário Scheuer e Cláudia Marisa Ersching Kitzberger
– Representando a etnia polonesa – Ignácio Arendt e Fidelis Kuskowski
– Representando a etnia africana – Juarez Gomes e Luis Fernando Olegar
(Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)