Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 23/07/2021
Compartilhe:

ACIJS diz que aprovação do Sandbox Regulatório é avanço no desenvolvimento da cultura da inovação

O prefeito Antídio Lunelli sancionou na quarta-feira, dia 21, a Lei Nº 8.746/2021, que regulamenta a constituição e estabelece normas gerais para o funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental.

Ato de sanção da Lei Nº 8.746/2021 que institui o Sandbox Regulatório / Crédito: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Também denominado Sandbox Regulatório, o projeto representa um passo muito importante para o fortalecimento da cultura da inovação e o incremento de iniciativas que apoiem o desenvolvimento econômico da região.

A lei permite a criação de ambientes experimentais de inovação em Jaraguá do Sul, favorecendo empresas que poderão testar seus produtos sem a necessidade de arcar com as tributações e cumprir as regulamentações habituais. Em linhas gerais, empreendedores poderão atuar com maior liberdade econômica e jurídica.

Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, trata-se de mais uma iniciativa pioneira do município. “Como entidade que representa o setor produtivo, comemoramos essa conquista com orgulho, esse é um pleito da classe empresarial no sentido de estimular ainda mais a inovação na região. A ACIJS busca de maneira permanente a flexibilização de legislações, a criação de ferramentas que contribuam para a modernização das regulações, com um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo. É uma pauta que tratamos desde 2020 e que, felizmente, encontrou eco no poder público, com o engajamento da Câmara de Vereadores e a Prefeitura, o que vai fortalecer ainda mais o polo empreendedor e consolidar a vertente da inovação na região”, enfatiza Leigue, que também preside o Conselho de Administração do Novale Hub Centro de Inovação.

Com a nova lei, a Prefeitura pode conceder autorizações temporárias de um ano – podendo ser prorrogadas por mais um ano – a empresas desenvolvedoras de produtos inovadores em estágio de experimentação, beneficiadas por isenção de alguns impostos e facilitando a burocracia. A medida permitirá a empreendedores a testagem de protótipos com mais agilidade e menos custos. Com a Lei entrando em vigor e sua regulamentação, a administração municipal definirá as regras para a participação das empresas no projeto.

O presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, diz que a aprovação do projeto mostra novamente o espírito colaborativo que predomina na comunidade. “Uma demonstração da integração entre a iniciativa privada, sociedade civil e poder público, viabilizando o desenvolvimento econômico e social”, pontua. Pacher destaca o papel do Sandbox como facilitador de iniciativas inovadoras, sejam de grande porte, mas que favorece especialmente os pequenos negócios e as startups. “A sociedade ganha uma ferramenta que vai contribuir de maneira expressiva com toda a região”.

O projeto de lei propondo a criação do Sanbox Regulatório é de autoria dos vereadores Jonathan Reinke, Luís Fernando Almeida, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Seminário consolida Jaraguá do Sul como referência em longevidade ativa
Destaques

Seminário consolida Jaraguá do Sul como referência em longevidade ativa

Evento gratuito do Núcleo de Saúde e Bem-Estar da ACIJS reúne especialistas para discutir como escolhas individuais constroem uma sociedade mais saudável e equilibrada

Leia mais
Confederação que representa 24 milhões de pequenos negócios pede ao Congresso que rejeite “taxa das blusinhas”
Destaques

Confederação que representa 24 milhões de pequenos negócios pede ao Congresso que rejeite “taxa das blusinhas”

Ato do governo federal reduziu a zero a alíquota do Imposto de Importação sobre remessas internacionais de até US$ 50, a chamada “lei das blusinhas”

Leia mais
WEG é premiada em Nova York por fortalecer relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos
DESTAQUE EMPRESARIAL

WEG é premiada em Nova York por fortalecer relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos

Reconhecimento destaca a atuação global da empresa e sua contribuição para a integração das cadeias produtivas entre Brasil e EUA

Leia mais
Especialistas reforçam importância da gestão de dados e papel de lideranças diante de alterações da NR-1
Gestão Empresarial

Especialistas reforçam importância da gestão de dados e papel de lideranças diante de alterações da NR-1

ACIJS reúne especialistas para orientar empresários sobre as novas exigências da legislação trabalhista

Leia mais
Diretoria da ACIJS recebe deputado Antídio Lunelli e reforça pleitos prioritários da região
Comunidade

Diretoria da ACIJS recebe deputado Antídio Lunelli e reforça pleitos prioritários da região

Parlamentar apresentou balanço do mandato e detalhou investimentos assegurados para infraestrutura, saúde e segurança no Norte catarinense

Leia mais
FACISC manifesta preocupação com plano de concessões e cobra duplicação integral de rodovias federais em SC
Associativismo

FACISC manifesta preocupação com plano de concessões e cobra duplicação integral de rodovias federais em SC

Entidade defende que novos contratos de infraestrutura devem garantir investimentos estruturantes para eliminar gargalos logísticos e aumentar a segurança nas BRs 153, 280, 282, 470 e 480

Leia mais
01 02 03 189
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.