Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 23/07/2021
Compartilhe:

ACIJS diz que aprovação do Sandbox Regulatório é avanço no desenvolvimento da cultura da inovação

O prefeito Antídio Lunelli sancionou na quarta-feira, dia 21, a Lei Nº 8.746/2021, que regulamenta a constituição e estabelece normas gerais para o funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental.

Ato de sanção da Lei Nº 8.746/2021 que institui o Sandbox Regulatório / Crédito: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Também denominado Sandbox Regulatório, o projeto representa um passo muito importante para o fortalecimento da cultura da inovação e o incremento de iniciativas que apoiem o desenvolvimento econômico da região.

A lei permite a criação de ambientes experimentais de inovação em Jaraguá do Sul, favorecendo empresas que poderão testar seus produtos sem a necessidade de arcar com as tributações e cumprir as regulamentações habituais. Em linhas gerais, empreendedores poderão atuar com maior liberdade econômica e jurídica.

Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, trata-se de mais uma iniciativa pioneira do município. “Como entidade que representa o setor produtivo, comemoramos essa conquista com orgulho, esse é um pleito da classe empresarial no sentido de estimular ainda mais a inovação na região. A ACIJS busca de maneira permanente a flexibilização de legislações, a criação de ferramentas que contribuam para a modernização das regulações, com um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo. É uma pauta que tratamos desde 2020 e que, felizmente, encontrou eco no poder público, com o engajamento da Câmara de Vereadores e a Prefeitura, o que vai fortalecer ainda mais o polo empreendedor e consolidar a vertente da inovação na região”, enfatiza Leigue, que também preside o Conselho de Administração do Novale Hub Centro de Inovação.

Com a nova lei, a Prefeitura pode conceder autorizações temporárias de um ano – podendo ser prorrogadas por mais um ano – a empresas desenvolvedoras de produtos inovadores em estágio de experimentação, beneficiadas por isenção de alguns impostos e facilitando a burocracia. A medida permitirá a empreendedores a testagem de protótipos com mais agilidade e menos custos. Com a Lei entrando em vigor e sua regulamentação, a administração municipal definirá as regras para a participação das empresas no projeto.

O presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, diz que a aprovação do projeto mostra novamente o espírito colaborativo que predomina na comunidade. “Uma demonstração da integração entre a iniciativa privada, sociedade civil e poder público, viabilizando o desenvolvimento econômico e social”, pontua. Pacher destaca o papel do Sandbox como facilitador de iniciativas inovadoras, sejam de grande porte, mas que favorece especialmente os pequenos negócios e as startups. “A sociedade ganha uma ferramenta que vai contribuir de maneira expressiva com toda a região”.

O projeto de lei propondo a criação do Sanbox Regulatório é de autoria dos vereadores Jonathan Reinke, Luís Fernando Almeida, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Associativismo

Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim

Classe Empresarial vê o movimento como estratégico para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, a partir da junção de esforços entre sociedade civil, poder público e entidades organizadas

Leia mais
Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
Destaques

Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul

O empresário lança o livro “Tempocracia” nesta quinta-feira, dia 13, em painel mediado pelo presidente da ACIJS, Francisco Tavares Junior

Leia mais
Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos
Comunidade

Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos

Agendado para o dia 18, encontro no CEJAS atualizará empresários da região e comunidade sobre ações de contingência em meio à preparação de Santa Catarina e Jaraguá do Sul para os impactos do fenômeno El Niño

Leia mais
Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital
Destaques

Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital

Em bate-papo no Centro Empresarial, o escritor e consultor de tendências falou sobre a temática do livro “A Alegria de Ficar de Fora” e defendeu a desconexão consciente e o resgate da autonomia frente à ditadura dos algoritmos

Leia mais
Vicente Donini lança “Memórias de um Caminhante”, na Bienal Internacional de Literatura
Destaques

Vicente Donini lança “Memórias de um Caminhante”, na Bienal Internacional de Literatura

Obra entrelaça os 800 km do Caminho de Santiago de Compostela com lições de vida e empreendedorismo; evento ocorre nesta quarta-feira (12), no CEJAS

Leia mais
O futuro das cidades em debate: Seminário e Congresso de Urbanismo reúnem especialistas em Jaraguá do Sul
Comunidade

O futuro das cidades em debate: Seminário e Congresso de Urbanismo reúnem especialistas em Jaraguá do Sul

Eventos promovidos pela ACIJS, CDL e AEAJS, integrados à programação da Bienal Internacional do Livro, discutiram como inovação, inteligência artificial e adaptabilidade às condições naturais dos lugares podem contribuir para o desenvolvimento com sustentabilidade

Leia mais
01 02 03 202
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.