ACIJS diz que aprovação do Sandbox Regulatório é avanço no desenvolvimento da cultura da inovação
O prefeito Antídio Lunelli sancionou na quarta-feira, dia 21, a Lei Nº 8.746/2021, que regulamenta a constituição e estabelece normas gerais para o funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental.

Também denominado Sandbox Regulatório, o projeto representa um passo muito importante para o fortalecimento da cultura da inovação e o incremento de iniciativas que apoiem o desenvolvimento econômico da região.
A lei permite a criação de ambientes experimentais de inovação em Jaraguá do Sul, favorecendo empresas que poderão testar seus produtos sem a necessidade de arcar com as tributações e cumprir as regulamentações habituais. Em linhas gerais, empreendedores poderão atuar com maior liberdade econômica e jurídica.
Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, trata-se de mais uma iniciativa pioneira do município. “Como entidade que representa o setor produtivo, comemoramos essa conquista com orgulho, esse é um pleito da classe empresarial no sentido de estimular ainda mais a inovação na região. A ACIJS busca de maneira permanente a flexibilização de legislações, a criação de ferramentas que contribuam para a modernização das regulações, com um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo. É uma pauta que tratamos desde 2020 e que, felizmente, encontrou eco no poder público, com o engajamento da Câmara de Vereadores e a Prefeitura, o que vai fortalecer ainda mais o polo empreendedor e consolidar a vertente da inovação na região”, enfatiza Leigue, que também preside o Conselho de Administração do Novale Hub Centro de Inovação.
Com a nova lei, a Prefeitura pode conceder autorizações temporárias de um ano – podendo ser prorrogadas por mais um ano – a empresas desenvolvedoras de produtos inovadores em estágio de experimentação, beneficiadas por isenção de alguns impostos e facilitando a burocracia. A medida permitirá a empreendedores a testagem de protótipos com mais agilidade e menos custos. Com a Lei entrando em vigor e sua regulamentação, a administração municipal definirá as regras para a participação das empresas no projeto.
O presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, diz que a aprovação do projeto mostra novamente o espírito colaborativo que predomina na comunidade. “Uma demonstração da integração entre a iniciativa privada, sociedade civil e poder público, viabilizando o desenvolvimento econômico e social”, pontua. Pacher destaca o papel do Sandbox como facilitador de iniciativas inovadoras, sejam de grande porte, mas que favorece especialmente os pequenos negócios e as startups. “A sociedade ganha uma ferramenta que vai contribuir de maneira expressiva com toda a região”.
O projeto de lei propondo a criação do Sanbox Regulatório é de autoria dos vereadores Jonathan Reinke, Luís Fernando Almeida, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo.
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade