A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul deu início à programação em comemoração aos 80 anos de sua fundação, a serem completados em junho, com a solenidade de posse da nova diretoria que estará à frente da entidade. A solenidade realizada no Centro Empresarial, foi prestigiada por mais de 400 pessoas entre associados, representantes do poder judiciário, prefeitos de vários municípios e de entidades organizadas na comunidade, além de lideranças empresariais e políticas de todo o Estado.
Como forma de valorizar as oito décadas de existência e oferecer oportunidades para uma maior interação entre empreendedores e a comunidade, a posse foi realizada nos ambientes do Centro Empresarial. Além da cerimônia no grande auditório, outros espaços do prédio receberam decoração tematizada com objetos presentes ao longo de oito décadas de existência da entidade. Nestes espaços, os convidados foram recepcionados com coquetel que permitiu uma “visita” a vários momentos da história, transmitindo a ideia de passagem do tempo entre passado, presente e futuro.
No discurso de agradecimento, o empresário Giuliano Donini destacou o trabalho da gestão no sentido de dar continuidade à contribuição da ACIJS para o desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social do município.
“Não se tem um ambiente de negócios favorável se do portão para fora da empresa se não tivermos uma cidade que ofereça aos seus cidadãos uma condição minimamente digna de qualidade nos serviços públicos, porque pouco adianta do portão da fábrica para dentro termos tecnologia e os melhores processos de produção, se as pessoas que produzem conviverem com dificuldades na atenção à saúde, na educação, ou não terem uma boa infraestrutura e melhor segurança pública”, disse o empresário. Enfatiza que a ACIJS se sente com credibilidade na cobrança de mais atenção do poder público porque está respaldada por seu vínculo histórico com a comunidade e por representar, por meio das empresas associadas, 83% do valor agregado do que se arrecada em impostos no município.
O presidente empossado, Anselmo Ramos, lembrou que a entidade mantém uma pauta permanente ao longo das gestões e que o propósito é seguir em busca de sinergia com outros segmentos representativos e com o poder público. “Temos uma agenda bem definida em relação a questões vitais para o fortalecimento da atividade econômica e para a melhoria das condições de vida em nossa comunidade e região, seguiremos nesta direção, priorizando sempre a convergência e o diálogo com toda a sociedade. Buscaremos cada vez mais a união porque entendemos que desta maneira, com o envolvimento de todos, naturalmente os resultados serão alcançados”, afirmou Ramos.
Lideranças comentam a posse
Johny Zulauf, presidente da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina reconheceu a contribuição da ACIJS para o fortalecimento do associativismo. “Jaraguá do Sul é vetor importante da economia catarinense e a ACIJS atua fortemente no desenvolvimento da cultura empreendedora do Estado”, assinalou Zulauf, que fez a entrega de um certificado da entidade ao presidente empossado. O empresário também conclamou o setor produtivo a participar mais ativamente de questões que extrapolam o ambiente produtivo: “É extremamente necessário que a sociedade civil e a iniciativa privada se posicionem, porque não podemos mais aceitar este corporativismo que vem corroendo as nossas estruturas públicas e, inclusive, da iniciativa privada”.
Glauco Côrte, presidente da FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, também enalteceu o trabalho que a ACIJS realiza em favor do desenvolvimento regional e lembrou importantes parcerias que as duas entidades mantêm. “A gestão do presidente Giuliano Donini foi muito profícua no sentido de construir alianças e temos certeza que a diretoria agora liderada pelo Anselmo Ramos dará continuidade a este belo trabalho”, observou.
Também se manifestaram Bruno Breithaupt, presidente da FECOMÉRCIO – Federação do Comércio de Santa Catarina, o prefeito Antídio Lunelli, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Carlos Chiodini. “Por décadas a ACIJS atua dentro de uma diretriz de planejamento e é isto que a torna uma associação empresarial muito forte e presente na comunidade”, assinalou o prefeito. “É um trabalho de 80 anos em prol da comunidade, uma atuação que transcende os interesses do setor produtivo e como representante da região temos compartilhado esta pauta”, assegurou Carlos Chiodini. “Anselmo tem uma experiência muito positiva na atuação em setores da comunidade e no próprio movimento associativista, o que vai sem dúvida resultar numa gestão bem-sucedida como tem sido até aqui na história da ACIJS”, completou Bruno Breithaupt.
Nova diretoria da ACIJS – Gestão 2018-2019
Novos coordenadores de Núcleos Setoriais – Gestão 2018-2019