Notícias 25 jul, 22

Corte do bolo de aniversário foi um dos pontos altos da programação especial

ACIJS comemora com a comunidade 146 anos de Jaraguá do Sul

Um dia especial do calendário do município, em que a ACIJS mais uma vez esteve presente na comemoração ao lado da comunidade e representando a classe empresarial de Jaraguá do Sul.

Mensagem nas redes sociais reconhece a importância do município na conquista de bons indicadores de qualidade de vida

Além do bolo comemorativo preparado pelo Núcleo de Panificação e Confeitaria para degustação após o tradicional desfile que todos os anos reúne diversas entidades, a ACIJS também expressou o reconhecimento do setor produtivo na passagem dos 146 anos – completados nesta segunda-feira, dia 25 de julho – em manifestações nas redes sociais e em reportagem especial da Rede OCP de Comunicação.

“Juntos, poder público, iniciativa privada, associações e entidades de classe, possuem sinergia incomum para o desenvolvimento de projetos, contribuindo para um ambiente próspero e fortalecendo a comunidade”, enfatiza a publicação.

A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, destaca que os indicadores de desempenho econômico e social, que posicionam Jaraguá do Sul como referência, refletem o senso de organização desde que o então distrito de Joinville alcançou sua emancipação política e administrativa, em 1934.

Ana Clara lembra que em 1938, industriais e comerciantes criaram sua entidade de representação, com a formação da Acijs, que há 84 anos mantém um envolvimento direto na defesa de investimentos que têm influenciado o desenvolvimento do município e região. “Essa mescla de buscar o crescimento econômico sem ignorar o entorno dos seus negócios, o associativismo e o voluntariado, são marcas importantes da mobilidade social que os primeiros empreendedores deixaram como legado, fortalecido em 146 anos de existência da cidade”, reforça.

Empresas que se iniciaram nos primeiros anos de fundação do município e se mantém longevas , na visão da empresária, contribuem muito para a busca do resultado coletivo para a comunidade. Ela diz que esse é um legado aos seus sucessores, que forma um dos componentes valiosos para um equilíbrio entre crescimento econômico com sustentabilidade social.

“Temos um modelo de governança que vai além do empreendimento, da atividade da indústria ou do comércio, que gera resultados para todos porque impacta no dia das pessoas no compromisso com o bem-estar, a saúde, segurança e a qualidade de vida”, observa.

Fatias do bolo especialmente confeccionado pelo Núcleo de Panificação e Confeitaria ACIJS, distribuídas após o desfile comemorativo, na Arena Jaraguá, deram brilho especial às comemorações dos 146 anos do município – Fotos de CAROLINE STINGHEN

Números comprovam a força de Jaraguá do Sul

“O município tem forte viés tecnológico e industrial, contribuindo para o superávit na sua Balança Comercial em 2021, através da exportação de bens manufaturados. A exportação de produtos de alto valor agregado fortalece a imagem de Jaraguá do Sul, de Santa Catarina e do Brasil em todo o mundo”, diz a reportagem do OCP, pontuando que em 2021 o município cresceu 49% no seu volume de exportações em relação a 2020, saltando de 482 milhões de dólares para 719,16 milhões.

União de esforços por melhor segurança pública

A reportagem destaca ainda os resultados que o município vem alcançando na segurança pública. Cita que o envolvimento da classe empresarial com a segurança pública é reconhecido pela comunidade, por representar um apoio efetivo na redução dos índices de criminalidade. O modelo apoiado pela ACIJS, com envolvimento de outros segmentos da comunidade, vem contribuindo de maneira sistemática em projetos que envolvem as polícias Civil e Militar.

“Um trabalho que só traz benefícios para toda a região”, pontua Luiz Carlos Buzzarello, vice-presidente da ACIJS para assuntos de segurança, lembrando que já no final da década de 1990 a entidade participava ativamente na busca de melhorias com o Projeto Âncora, criando uma sinergia na relação entre poder público, Judiciário, bombeiros, polícias e a sociedade civil.

Outra iniciativa apoiada pela entidade foi a criação da Associação de Amigos da Segurança Pública, em 2015, que atua de forma voluntária e sem fins lucrativos, com o objetivo de dar assistência aos órgãos de segurança. Os associados mobilizam a comunidade para viabilizar recursos para a compra de equipamentos como viaturas, itens de proteção individual, armamentos, na ampliações físicas nas unidades policiais e até mesmo na capacitação de profissionais.

Buzzarelo entende que o engajamento dos segmentos organizados da sociedade fortalece o sentimento de proteção que a comunidade sempre espera dos órgãos de segurança. No âmbito da segurança pública, destaca ainda a participação da classe empresarial junto ao Conselho Penitenciário Municipal, no apoio à gestão do Presídio Regional e em projetos de ressocialização de apenados, ou mesmo no envolvimento em campanhas de trânsito, de conscientização à violência doméstica, entre outras ações. (Com informações da Rede OCP de Comunicação)



Confira as

Últimas notícias

Painel mostra a importância do voluntariado com profissionalismo e gestão estratégica

Durante o evento, entidade anunciou a criação do Comitê de Responsabilidade Social ACIJS

Voluntariado e transformação social em debate no Encontro Empresarial ACIJS

Evento, às 19 horas, no CEJAS, é gratuito e aberto à participação da comunidade em geral

“Inovação deve ser um ganho coletivo à sociedade”, diz ministro Paulo Alvim, em visita a Jaraguá

Modelo de desenvolvimento apoiado em parcerias da comunidade foi destacado pelo ministro na fala a lideranças da região

Ministro Paulo Alvim vem a Jaraguá para conhecer uma cidade movida pela inovação

Evento será realizado às 14h30, no Novale Hub

ACIJS integra Semana de Núcleos Empresariais da FACISC com agenda de encontros e visitas técnicas

Atividades reforçam movimento de empreendedores ligados aos Núcleos ACIJS

Ministro Paulo Alvim fala sobre ações da ciência, tecnologia e inovações, na sexta-feira (5), no Novale Hub

Ministro Paulo Alvim fala de ações do Ministério em palestra aberta à comunidade, no Novale Hub

Campanha institucional fortalece valores do associativismo e presença na comunidade

Peças enfatizam a representação empresarial e o envolvimento da entidade em favor do desenvolvimento regional

Evento de RH debate recrutamento e seleção em tempos digitais

Bate-papo entre especialistas, no Centro Empresarial, é gratuito, mas mediante inscrições

ACIJS debate voluntariado como oportunidade de transformação social

Evento aberto à comunidade é mais uma oportunidade para fortalecer ainda mais o movimento de voluntariado em Jaraguá do Sul e região

Pequenos empresários já podem solicitar dinheiro com juros baixos do Pronampe

Programa foi criado pelo governo federal durante a pandemia para favorecer empreendedores com juros mais baixos

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar