O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, e a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Daniela Tratsk, participaram na manhã desta quarta-feira (27) da Assembleia do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, realizada no Complexo Novale.
A presença de representantes do órgão de fomento reforça a ideia de integrar o ecossistema regional com as políticas públicas do setor, lideradas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e nos projetos operacionalizados pela própria Fapesc, de maneira a potencializar também a rede formada pelos Centros de Inovação e instituições parceiras com as iniciativas locais.
As entidades fizeram uma exposição sobre as ações em execução, como o Escritório de Projetos e Negócios, que objetiva viabilizar a integração e a gestão dos projetos para a captação de recursos, disponíveis em editais públicos, instituições e órgãos de fomento à pesquisa e inovação.
Oficializado em dezembro de 2021, o Pacto Regional conta com a participação de 15 entidades que representam o setor produtivo, instituições de ensino, entidades da comunidade e de governança nas áreas da cultura e turismo, com atuação no Vale do Itapocu.
Desde então, o Pacto tem na gestão as voluntárias Daren Basso Souza (FIESC), Edna Zamboni (ACIJS) e Talita Beber (Novale), e conta com 148 ações identificadas e que se conectam à atuação do Pacto. Neste ano, o Grupo de Trabalho focou em ações relacionadas à captação de recursos para projetos de geração de negócios, desenvolvimento econômico, empregabilidade, e de estratégias que estimulem nos municípios da região modelos de cidades inteligentes.
Na assembleia também foi apresentado o Programa de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina – Avança SC, que tem Jaraguá do Sul na coordenação microrregional o empresário Luis Leigue. O Avança SC é uma iniciativa da FIESC, apoiada em dois eixos principais: eficiência e competitividade e pesquisa e inovação. Em torno destes pilares, o programa atua em sinergia com o ecossistema regional – sustentabilidade, circularidade e inovação, e com o planejamento estratégico Jaraguá 2050.
O economista Matheus Bittencourt de Brito, analista de inteligência industrial do Observatório FIESC, apresentou um panorama do cenário atual e perspectivas para a economia global, a partir da realidade dos dois principais econômicos do Brasil – EUA e China – os reflexos da conjuntura que cerca estes mercados que impactam a balança comercial de Santa Catarina, realidade local e oportunidades para Jaraguá do Sul e região, como fatores de influência para o Avança SC.
>>> Confira imagens da assembleia do Pacto Regional:
Sobre o Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu
O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação.
Tem como principais objetivos contribuir com a transformação da região, ser referência para discussão, estudo, proposição e realização de ações no campo da ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo, educação, desenvolvimento econômico e social; e conectar agentes do ecossistema, com o propósito de ajudar a integrar políticas e ações, trabalho em rede, colaboração e compartilhamento de ideias, ativos e outros recursos, entre outras metas.
A iniciativa reúne representantes dos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João de Itaperiú e Schroeder (Prefeituras e Câmaras de Vereadores, Amvali, Cigamvali, FIESC (SESI/SENAI/IEL), Sebrae, ACIJS, CDL Jaraguá do Sul, CDL Barra Velha, APEVI, Novale Hub, OAB, Vale dos Encantos Convention, Católica SC e SCAR Centro Cultural.