O Ministério da Saúde credenciou o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para realizar procedimentos e cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (25) pelo portal OCP News, com informações do deputado estadual Vicente Caropreso.
Segundo o parlamentar, a Portaria nº 5.567, que habilita o hospital como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular e estabelece o repasse de recursos, foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.
A portaria prevê um repasse de R$ 4 milhões anuais para custear ações e serviços de média e alta complexidade cardiovascular. Segundo o deputado, os recursos serão transferidos diretamente do ministério para o Fundo Municipal de Saúde, destinados a cobrir os custos dos procedimentos e cirurgias. O valor poderá ainda ser complementado por recursos do governo estadual.
“É mais uma vitória para a saúde da região e de Santa Catarina”, destaca Caropreso no portal de notícias. Lembra o trabalho integrado com as entidades empresariais, médicas, direção do hospital e Governo do Estado, para que o credenciamento acontecesse. “É algo que fica para sempre para a população, que marca nossas vidas”, destaca.
Hospital São José / Keiser Fotografia
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, também comemorou o anúncio. Ela afirma que o credenciamento é uma conquista importante para a comunidade, um pleito que vem sendo buscado nos últimos anos e agora se torna realidade.
“É uma notícia que nos traz muita alegria e representa muito para um atendimento cada vez com mais qualidade à região. O Hospital São José já presta um serviço de excelência e com o credenciamento da ala de cardiologia com certeza ampliará ainda mais o alcance social nesta especialidade médica”.
Ela destaca o envolvimento de vários setores da comunidade, como a mobilização que a classe empresarial tem realizado junto às esferas de governo estadual e federal, bem como a participação dos representantes políticos da região para que este pleito fosse definitivamente atendido. “É uma luta que agora se torna realidade, e toda a nossa comunidade está de parabéns’, completa Caroline Cani.
Histórico da Ala Cardiológica
Em funcionamento desde março de 2023, a ala de cardiologia conta com equipamentos de última geração. Segundo Vicente Caropreso, a estruturação do serviço contou com R$ 5,2 milhões destinados por ele.
Em abril deste ano, o hospital firmou um acordo com a Secretaria de Estado da Saúde para que procedimentos e cirurgias cardíacas de pacientes da região da Amvali fossem custeados pelo governo estadual até que o credenciamento pelo Ministério da Saúde fosse oficializado.
Até então, pacientes que necessitavam de atendimento na área cardiovascular, como cateterismo, angioplastia e cirurgias cardíacas, eram encaminhados ao município de Mafra para serem atendidos pelo SUS. (Com informações do portal OCP Online)