Mais de 250 toneladas de donativos já foram encaminhados para auxílio às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, como resultado da mobilização de diversos segmentos da comunidade de Jaraguá. Conforme balanço da Prefeitura, sob a supervisão de entidades como a Cruz Vermelha e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as doações foram enviadas para as cidades de Caxias do Sul, Igrejinha, Roca Sales, Farroupilha e Porto Alegre.
Na sexta-feira, foi concluída a Ação Solidária coordenada pela administração municipal, com a coleta das doações junto aos supermercados, atacarejos, lojas, empresas e entidades que instalaram pontos de arrecadação. Os produtos doados pela comunidade foram encaminhados ao Parque Municipal de Eventos para organização dos kits e envio nesta segunda-feira (13) ao Rio Grande do Sul.
A ACIJS e a CDL, entidades ligadas ao Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, mais uma vez se engajaram ao movimento solidário. O prédio do CEJAS, inclusive, continua sendo ponto de entrega de donativos, assim como o Parque Municipal de Eventos, onde as pessoas poderão entregar os donativos. Dois Núcleos Empresariais da ACIJS, o de Voluntariado Corporativo e o de Transportadores, estão envolvidos diretamente na campanha.
Neste momento, a prioridade é para itens de higiene pessoal, material de limpeza, leite em pó especial para crianças, fralda descartável, água, ração para animais e cobertores. A Prefeitura esclarece que roupas, cobertores e outros produtos do gênero não estão entre as prioridades, pois os depósitos que recebem os donativos no Rio Grande, estão lotados.
No próximo sábado (18), também ocorrerá uma mobilização junto às escolas da Rede Municipal de Ensino para a arrecadação de donativos.
>>> ATENÇÃO! Quando se tratar de um volume expressivo de donativos, o recolhimento pode ser agendada por meio do telefone (47) 99633-0440.
Auxílio na reconstrução de município
Além das iniciativas em prol das vítimas das chuvas, a Prefeitura de Jaraguá do Sul também anunciou apoio ao município gaúcho de Roca Sales, no Vale do Rio Taquari, uma das regiões mais duramente castigadas pelas enchentes no estado vizinho.
O prefeito Jair Franzner disse que um comboio formado por uma equipe de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, caminhões e maquinários estará seguindo para auxiliar na recuperação das áreas atingidas. A equipe vai trabalhar na restauração dos acessos à cidade, onde houve deslizamentos, quedas de pontes e barreiras.
Roca Sales foi um dos municípios mais prejudicados pela enxurrada que atinge o RS desde o início de maio. A cidade de cerca de dez mil habitantes também sofreu duas enchentes no ano passado, em setembro e novembro, e ainda estava se recuperando deste impacto.
(Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)