Notícias 12 dez, 22

Programa é uma das inovações da entidade no propósito de fomentar a melhoria da gestão empresarial

Mentoria Empreendedora – ACIJS conclui novo ciclo e projeta novidade para 2023

A ACIJS concluiu no dia 8 (quinta-feira), mais um ciclo do programa Mentoria Empreendedora, iniciativa que desde 2019 vem proporcionando oportunidades de melhoria da gestão a empresários de Jaraguá do Sul e, inclusive, de outras regiões do estado.

Implementada com o escopo da educação corporativa, o programa se constitui em uma das inovações da entidade no sentido de aprimorar a capacidade realizadora de empreendedores em negócios já consolidados, aos que recém iniciam ou se projetam em novas empresas.

Para isso, os participantes contam com três ferramentas que formam o programa: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria. Além do suporte da equipe da ACIJS, os inscritos no programa, ou mentorados, têm à disposição um time de mentores formado por CEOs de empresas da região, profissionais de reconhecida experiência em várias áreas de gestão e ex-presidentes da ACIJS que integram o Conselho Superior da entidade.

A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, resumiu o propósito da entidade com a formatação da educação empreendedora: promover conexões e conhecimentos que potencializem o ecossistema empresarial jaraguaense. Ela destaca o desprendimento de mentores, que disponibilizam tempo em suas agendas para atuarem de forma voluntária e colaborativa, como forma de contribuírem para a qualificação da gestão empreendedora.

Também ressalta a importância da iniciativa para os empreendedores, como uma oportunidade de desenvolvimento dos seus negócios, melhoria da competitividade e posicionamento no mercado, contando com a expertise de gestores que enfrentaram o mesmo caminho até se tornarem bem sucedidos em seus segmentos de atuação.

Os resultados positivos, conforme a diretoria da ACIJS, permitiram a expansão do programa de mentoria. Além de empresários de Jaraguá do Sul, a iniciativa já contou com participantes de Schroeder, Araquari, São Bento do Sul e Itajaí. Por seu caráter inovador junto ao sistema associativista empresarial, o programa foi apresentado a outras entidades no estado e teve seu alcance ampliado para o setor de comércio por meio da parceria entre a ACIJS e a CDL de Jaraguá. Em 2023, a meta é ampliar ainda mais o projeto inovador.

Confira no álbum de fotos, momentos do encerramento do programa Mentoria Empreendedora em 2022:

Marcos Roberto Zick, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial da ACIJS, falou sobre a trajetória do programa, que neste ano contou com 30 duplas de mentores e mentorados. Segundo ele, a troca de experiências entre dois empresários, proporciona mais assertividade nas tomadas de decisão, na gestão de pessoas, nos relacionamentos com clientes, e no direcionamento frente aos desafios que almejam para o futuro.

O engenheiro Paulo Rubens Obenaus, ex-presidente e conselheiro da ACIJS, que faz parte do time de mentores, entende que o compartilhamento de conhecimento é um dos ganhos mais importantes que o associativismo pode propiciar aos empresários participantes. Segundo ele, se trata de uma relação de confiança e até de cumplicidade, em que o mentorado precisa ter a mente aberta para tirar proveito da experiência de mentores, um processo de complemento que se soma na caminhada como empreendedor.

Na mesma linha de pensamento, a administradora de condomínios Karolliny Dutra, uma das mentoradas deste ciclo, diz ter encontrado no programa não só o conhecimento que pode fazer diferença em sua área de atuação, mas especialmente a empatia necessária em qualquer relação de negócios.

Estrutura da educação empreendedora

O programa consiste em três ferramentas à disposição dos participantes: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria.

O primeiro passo é o Diagnóstico, que visa identificar os problemas e necessidades do empreendedor, indicando soluções para auxiliar na melhoria do negócio. A partir do Diagnóstico, traçado com base em entrevistas e análises feitas por especialistas, o participante tem a opção de contar com uma Curadoria ou de uma Mentoria ou, ainda, com as duas ferramentas.

Na Curadoria, o empreendedor vai dispor de suporte de profissionais da equipe interna da entidade, com recomendações de conteúdos oferecidos por instituições parceiras da ACIJS. Apoiado nas percepções apontadas com base no diagnóstico, o participante receberá as informações indicadas tanto para gestão financeira, vendas, marketing ou em que área necessitar.

Na Mentoria, além do suporte de especialistas da ACIJS, o participante tem a oportunidade de contar com um time de empresários de reconhecida experiência, como fundadores de empresas, CEOS, e executivos da alta gestão, que atuam voluntariamente como mentores. Em reuniões online e encontros presenciais durante os seis meses de duração de cada ciclo, eles compartilham suas vivências e como enfrentaram dificuldades, muitas vezes comuns aos participantes, e como as superaram até consolidarem as suas carreiras e os seus negócios, desta maneira auxiliando no aprendizado de seus mentorados.

Podem participar do programa empresários de todos os segmentos, associados da ACIJS ou de qualquer entidade ligada ao sistema associativo empresarial. Além do programa, a ACIJS também oferece a série Trilha Empreendedora com capacitações com focos específicos nas áreas de vendas e marketing, gestão financeira, gestão de pessoas e gestão estratégica.

>>> Para saber mais sobre a metodologia e como participar da Mentoria Empreendedora e da Trilha Empreendedora acesse:
E-mail [email protected]
Telefone (47) 3275-7010
Whatsapp (47) 98804-4084



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Ponte do Portal entra na fase final de duplicação em trecho estadualizado

Obras na travessia na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul seguem dentro do cronograma e nova ponte, duplicada, deve ser entregue ainda em novembro

Agenda de atividades - Núcleos Empresariais

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS

Grupo Malwee é destaque no Anuário Época Negócios 360º

Companhia conquistou 2º lugar no desafio ESG/Socioambiental no Setor Têxtil, Couro e Vestuário na décima terceira edição do Anuário, que reconhece as melhores práticas empresariais do Brasil

Lide SC reconhece Viviane Lunelli como ‘Liderança Empresarial - 2024’

Considerado o 'Oscar' do setor empresarial, Prêmio Líderes destaca o papel de empresários e empresas e o impacto que geram para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina

WEG é destaque no anuário Época Negócios 360°

Associada ACIJS foi a grande destaque do setor Mecânica e Metalurgia e no desafio Desempenho Financeiro na premiação, uma das mais respeitadas do Brasil

Novale Experience quer fortalecer cultura da inovação na comunidade regional

Iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Novale Hub, evento tem o apoio da ACIJS e de outras entidades da classe empresarial, e objetivo o debate sobre os caminhos futuros do empreendedorismo e dos negócios

Agenda semanal de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS e participe para o fortalecimento do associativismo regional

Impostômetro: em 2024, brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em tributos

Em comparação com o mesmo período do ano passado a marca foi registrada com 54 dias de antecedência, segundo a ACSP - Associação Comercial de São Paulo, responsável pela apuração em tempo real

Jovens Empreendedores celebram 25 anos com palestra sobre criatividade e inovação e sessão de autógrafos

Evento é aberto ao público em geral, com o objetivo de comemorar os 25 anos de atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Líderes de Jaraguá do Sul no Encontro de Ideias ADVB

Painel abordará tema relevante para o ambiente empresarial de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 31

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar