Notícias 06 out, 22

Núcleo de Marketing e Comunicação apresentou pesquisa que está sendo realizada para o Mapeamento Cultural de Marketing nas empresas da região

Empresas compartilham estratégias de crescimento com foco no marketing

Empresas de reconhecido destaque na região, que alcançaram projeção nos mercados nacional e internacional mesclando criatividade, inovação e ousadia, apresentaram suas estratégias em painel organizado pelo Núcleo de Marketing e Comunicação ACIJS.

O evento, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, reuniu profissionais de áreas diretamente envolvidas com o planejamento e execução do marketing voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços. Nas palestras, as empresas Menegotti, Sipar Ferramentas e WEG, apresentaram cases mostrando como a busca de diferenciais contribuem para consolidar negócios bem-sucedidos, reposicionamentos e crescimento em participação em seus segmentos de atuação.

Pauline Menegotti Horn, CEO do Grupo Menegotti, falou sobre os desafios de dar continuidade a uma empresa familiar de tradição em um setor de forte competitividade, como é o da indústria da construção civil, de máquinas e equipamentos.

Representando a quarta geração à frente da empresa de 82 anos de existência, Pauline responde desde 2015 pela presidência da companhia, além de se dedicar voluntariamente ao movimento do associativismo empresarial como vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação na atual diretoria da ACIJS e na vice-presidência para a região Nordeste do Movimento Catarinense pela Excelência, junto com a atuação na comunidade.

Assumindo aos 29 anos de idade, como primeira mulher respondendo pela presidência do grupo fundado pelo bisavô, ela diz que a superação de adversidades impostas por crises na economia no País e os reflexos de crises globais foi possível com o planejamento estratégico, foco na melhoria da gestão administrativa e financeira da empresa, fortalecimento de valores, capacitação e reorganização de equipes em todos os níveis, aliada às estratégias de marketing e comunicação.

Como resultado, além de crescimento da participação nos mercados, ampliação da capacidade produtiva, maior portfólio de produtos e entrada em novos segmentos, a Menegotti busca se consolidar como principal marca do setor e ser líder no canteiro de obras até o final do século. Ela diz, sobre a importância do marketing e da comunicação, que os resultados são fruto da constante evolução, “ressignificando objetivos para o fortalecimento da marca como o principal ativo da empresa e tendo as pessoas como um dos pilares na construção de valores para a companhia”.

Pauline Menegotti Horn falou sobre os desafios à frente de uma empresa tradicional – foto CAROLINE STINGHEN

O desenvolvimento da primeira plataforma digital para a venda de parafusos tornou a Sipar Ferramentas reconhecida em todo o Brasil, inovando em um segmento de produtos tradicionalmente ligado às lojas físicas e uma diversidade de itens.

“O maior desafio em termos de marketing e comunicação era mostrar que é possível comprar parafusos online, o que temos conseguido”, diz Paulo Roberto Schwarz, sócio fundador da empresa e idealizador do primeiro e-commerce do País em vendas de parafusos e elementos de fixação pela internet.

A ideia de criar a Parafuso Fácil surgiu no final de 2019, como um diferencial da empresa que há mais de 25 anos atua com foco na venda de máquinas, ferramentas e itens como parafusos e elementos de fixação, em Jaraguá. Já no ano seguinte, com a aceitação do projeto, e com a expansão da plataforma seguindo de maneira independente ao negócio principal, a Parafuso Fácil vem conquistando um nicho de mercado que desafia em aspectos que envolvem desde a venda, logística de entrega e prazos para que o produto chegue rapidamente ao cliente, entre outros fatores.

O período de pandemia, explica o empresário do varejo, acabou ajudando a impulsionar os pedidos e com ações no meio digital, e a divulgação em mídias especializadas o volume de pedidos que se iniciou pequeno projeta chegar até o final do ano em mais de 20 mil cadastros de compras para cerca de 26% de municípios em todo o território nacional.

Paulo Roberto Schwarz relatou sucesso da Parafuso Fácil, inovação do varejo na venda online de elementos de fixação – foto CAROLINE STINGHEN

 Completando o painel, o gerente de Marketing Corporativo da WEG, Deisne de Araújo, falou sobre as estratégias da empresa para se tornar uma marca conhecida em negócios ligados não só à fabricação de motores elétricos, mas em setores linkados com sustentabilidade, como energias renováveis, eletro-mobilidade, entre outros segmentos, com isso agregando valor à marca que vai além do produto e de soluções, no Brasil e exterior.

O trabalho é contínuo, assinala, e precisa contar com o envolvimento da equipe de marketing, de parceiros na comunicação da empresa com seus diferentes públicos, do apoio da alta gestão e, principalmente, o engajamento de cada um dos 40 mil colaboradores da companhia em 15 países onde a WEG está presente.

“Quando mudamos a maneira de comunicar as pessoas passam a se identificar com a empresa. Mesmo que mantendo a identificação com o produto, há uma conquista do olhar mais atento para o que a marca significa e o que ela entrega para a sociedade em modernidade, eficiência e qualidade de vida”, assinala. Para isso, a participação de cada funcionário incorpora maior valor porque resume histórias verdadeiras em que os atributos que sustentam a marca ficam mais visíveis.

“Destacamos as características, evidenciamos os benefícios, mas acima de tudo valorizamos os impactos do produto no meio, respeitando a cultura de uma empresa, porém de maneira leve”, reforça, citando as redes sociais e outras ferramentas de comunicação utilizadas no apoio ao marketing corporativo.

Deisne de Araújo mostrou que contar histórias verdadeiras ajudou WEG a agregar maior valor à marca – foto CAROLINE STINGHEN

O painel foi acompanhado pela presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini. “Uma oportunidade para ampliar as conexões entre empresas e gerar mais conhecimento em um setor importante para o posicionamento no mercado”, enalteceu Ana Clara, sobre os cases apresentados no painel.

Silene Wolf, cofundadora da WOOP Comunicação e mediadora do painel, também apresentou projeto que o Núcleo de Marketing e Comunicação está divulgando para uma radiografia do setor. O Mapeamento Cultural de Marketing nas Empresas é uma pesquisa que vem sendo realizada nos últimos meses no município, com o objetivo de conhecer o perfil das empresas em relação às áreas de marketing e comunicação. Alguns dados já são conhecidos, informou, e indicam que cerca de 50% das empresas respondentes contam com profissionais especializados, mas 30% delas ainda enfrentam dificuldades na contratação, outras 22% não mantêm estruturas profissionalizadas na área. Uma das questões apuradas diz respeito a indicadores e métricas de resultados. Com a pesquisa, o Núcleo busca ter uma visão ampla quanto aos riscos e oportunidades, estratégias de inteligência, pontos de atenção e indicações para o planejamento.

>>> Empresas que ainda não participaram da pesquisa podem acessar o Mapeamento Cultural de Marketing clicando aqui: https://bit.ly/3CDAw5b



Confira as

Últimas notícias

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Governo do Estado mantém expectativa de mais intensidade dos trabalhos na Ponte do Portal, e segue com previsão de entrega da travessia duplicada até novembro

Jaraguá do Sul se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

ACIJS se integra no apoio a vítimas das chuvas, com participação do Núcleo de Voluntariado Corporativo e Núcleo das Transportadoras

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar