“Explorando os 5 sentidos” é o tema do 4º Seminário do Turismo de Jaraguá do Sul, que ocorre no próximo dia 4 de outubro (terça-feira).
Iniciativa do Núcleo de Hospitalidade ACIJS, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Diretoria de Turismo, e o SENAC/SC, o evento é mais uma ação em torno de um setor em expansão no município e região.
Uma ampla programação com o objetivo de valorizar o turismo como atividade de integração social e esportiva, e de sustentabilidade econômica e ambiental, reunirá especialistas no Centro Cultural da SCAR, a partir das 14 horas.
O evento é aberto ao público em geral, com entrada gratuita, mediante inscrição pelo portal ACIJS In Rede, acessando o link https://bit.ly/3Rhgd1u. Com o intuito de ser também um evento de caráter solidário, o público é convidado a doar na entrada do seminário 1kg de alimento não perecível, que será repassado a Casa São José.
Faz parte do seminário painéis sobre cicloturismo, sobre as sensações em apreciar as áreas de lazer e de turismo, e experiências pessoais de convidados que enfatizarão conceitos que valorizam o turismo na região. Durante o evento, a Prefeitura apresentará o projeto de capacitação Viver Jaraguá, uma iniciativa importante para profissionalizar trabalhadores da área de turismo.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, participa da abertura do evento, que vai ter a presença do líder do Núcleo de Hospitalidade, Everton Pacheco, e dos núcleos de Gastronomia e Cervejaria, finalizando a programação com um painel mostrando ao público dicas de harmonização entre as cervejas que tornaram a região uma das mais reconhecidas no setor, associando marcas premiadas e refeições.
Confira a programação do 4º Seminário de Turismo:
14h – Auditório do Centro Cultural da SCAR
Abertura para o público em geral
14h15min – 1ª palestra – “Experiência Sensorial em Ambiente Turístico”, com o Hospital São José
Representantes do Hospital São José vão falar sobre como as vivências em áreas de lazer como parques, praças, pontos turísticos e como a prática de esportes podem melhorar a qualidade de vida dos moradores, tanto na saúde física como mental.
14h45min – 2ª Palestra/Painel “Cicloturismo e suas Experiências”
>>> Experiência do Vale Europeu, com Arlete Regilene Scoz. Ela vai falar sobre como o roteiro de cicloturismo da região de Blumenau foi assertivo para o turismo e para a economia da região;
>>> Vale dos Encantos, com Juliano Camacho. Experiência do roteiro de cicloturismo da região da AMVALI – seus pontos positivos e quais os desafios que ainda precisam ser implantados;
>>> Rota do Cicloturismo, com Celso Narciso Pacheco: serão apresentados dados comerciais de vendas de pacotes de cicloturismo na região;
>>> Experiências de quem pedala, com Mari Inês Ronchi. Fala de aproximadamente 5 a 10 minutos sobre as experiências de pedalar na região do Vale do Itapocu – o que ainda pode ser melhorado e quais as sensações de conhecer ‘os belos cantos’ de nossas cidades;
>>> Experiências de quem pedala, com o advogado Paulo Mattos. Fala de aproximadamente 5 a 10 minutos sobre a melhoria da qualidade de vida ao começar a pedalar e ao aderir ao cicloturismo. Experiências em outras regiões e países, e como elas podem servir de inspiração para as nossas rotas.
17h – 3ª Palestra/Painel – Apresentação do “Programa de Capacitação Viver Jaraguá – Educação para o turismo: qualificação para os profissionais”, da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul em parceria com o SENAC
Palestra será apresentada pelo prefeito José Jair Franzner, pelo presidente da Fecomércio – SC, Hélio Dagnoni, e por representantes do SENAC de Jaraguá do Sul.
17h30min – 4ª Palestra – “Harmoniza Jaraguá”
Painel será apresentado pelo Líder do Núcleo de Hospitalidade, Everton Pacheco, e vai contar com a presença de membros do Núcleo de Gastronomia e de Cervejarias ACIJS. Será um momento para apresentar a qualidade dos nossos produtos e as cervejas premiadas de Jaraguá do Sul, através de dicas de harmonização para refeições e cervejas.
18h30min – Encerramento e confraternização com um momento de degustação de produtos regionais