Em 84 anos de existência, comemorados em 22 de junho, o senso de responsabilidade com o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e região é um dos legados mais valiosos da história da ACIJS.
O estímulo ao associativismo empresarial apoiado no voluntariado e na participação comunitária são destaques na trajetória da entidade, na avaliação dos ex-presidentes Décio da Silva (1994-1996), Jaime Richter (2006-2008) e Monika Hufenüssler Conrads (2012-2014), ao relembrarem em conversa com o jornalista Sérgio Peron, do OCP Play, os períodos em que estiveram à frente de diretorias que deram sequência ao projeto de representação do setor produtivo iniciado em 1938.
Para Jaime Richter, um dos diferenciais da ACIJS é atuar de maneira integrada à região, apoiando projetos que tragam benefícios para a comunidade de Jaraguá e dos municípios no entorno, o que permite um desenvolvimento homogêneo e com sustentabilidade econômica e social. Uma entidade, segundo ele, que sempre inovou, citando as gestões mais recentes que têm dado oportunidade a jovens lideranças integrarem as diretorias.
Assista a entrevista com Jaime Richter:
Monika H. Conrads também destaca o engajamento nas questões de infraestrutura como uma das características que acompanham a linha do tempo em mais de 8 décadas da entidade. Segundo ela, os desafios são diferentes ao longo dos anos, mas o objetivo final sempre é a busca de um ambiente favorável ao crescimento econômico com bem-estar social e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Os períodos de cada gestão, aponta, são permeados pelo objetivo maior das diretorias em dar continuidade aos projetos e buscar o resultado que favoreça a cidade e a região.
A entrevista de Monika Hufenüssler Conrads para o OCP Play:
Estar em sintonia com o crescimento de Jaraguá e região e atuar pensando no coletivo é apontada como uma das marcas da entidade, na opinião de Décio da Silva. Para ele, mesmo com o crescimento do município a ACIJS se mantém atenta às necessidades em todas as áreas e atuando de maneira integrada com a sociedade.
Veja a conversa entre Décio da Silva e Sergio Peron na íntegra:
Para a presidente Ana Clara Franzner Chiodini, a participação dos ex-presidentes no dia a dia da entidade, seja integrando o Conselho Superior ou participando de eventos como o Encontro Empresarial, tem sido fundamental para a perenidade da ACIJS.
Leia mais: Líderes ressaltam importância da boa governança para a longevidade das empresas