Formado por representantes de 35 entidades públicas e privadas, de sete municípios, o Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu realizou na quinta-feira (9) sua primeira assembleia desde a oficialização do movimento, em dezembro de 2021.
Reunidos no Novale Hub, os representantes das entidades que subscrevem o Pacto debateram o encaminhamento das propostas do quatro grupos de trabalho nas áreas de Conhecimento e Talentos, Captação e Atração de Investimentos, Infraestrutura, e Redes e Colaboração. A ACIJS está presente nas quatro frentes de trabalho que visam a articulação de um plano integrado formado por 150 ações que buscam de maneira estruturada e em sinergia com o estado, promover o desenvolvimento econômico e social, o ecossistema da inovação, educação, ciência e tecnologia, o empreendedorismo e o associativismo.
O coordenador-geral do Pacto, Gustavo Pacher, destacou que se trata de uma iniciativa comunitária e todas as ações são definidas de forma alinhada entre as entidades representativas da sociedade civil e poder público, por meio do trabalho voluntário de cada participante e contribuindo para o fortalecimento regional, buscando soluções às demandas dos municípios e, assim, o desenvolvimento com sustentabilidade.
O Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação reúne representantes dos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João de Itaperiú e Schroeder.