Alunos da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul contam em 2022 com uma novidade na sala de aula. Professores do ensino fundamental têm à disposição, como mais uma ferramenta didática, a coleção “Histórias que o urso conta”, que aborda de forma leve temas que fazem parte do cotidiano das crianças, apoiada no propósito de fortalecer valores e alertar aos riscos a que estão sujeitas no período de infância.
Formada por 12 títulos e 36 mil exemplares impressos, a coleção “Histórias que o urso conta” é um projeto liderado pela escritora Cristina Marques, presidente do Instituto Evoluir, uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada por educadores, escritores, profissionais liberais e empresários, com o objetivo de desenvolver iniciativas para a promoção do desenvolvimento humano a partir da ênfase a áreas como Educação, Cultura e Meio Ambiente.
O público-alvo da série de histórias é formado por alunos do pré-escolar e do 1º ao 6º do ensino fundamental. Em dois idiomas – português e inglês – e totalmente ilustrado, as narrativas da coleção “Histórias que o urso conta” abordam situações bastante vivenciadas na atualidade e buscam oportunizar às crianças o acesso aos conteúdos desenvolvidos para promover diálogo, reflexão e mudança de comportamento diante de riscos e vulnerabilidades.
“O livro apresenta por meio da literatura infantil a proposta de um olhar positivo e inspirador, essencial para se entender o presente e o que almejamos como futuro para todos”, assinala Cristina. Ao lado da psicóloga Tarcila Bandeira, a autora explica a importância de trabalhar temas contextualizados com situações do momento que são vivenciadas pelas famílias, com a perspectiva de superação de dificuldades e o fortalecimento das relações sociais. “A criança tem o poder de absorver e divulgar e isto fortalece o diálogo com os pais porque se trata do universo infantil, do que é ser criança, dos seus sonhos, limites e expectativas. Possibilita à criança descobrir o seu caminho, ajudando essa criança a se fortalecer e criar valores para a vida nos campos social e emocional”, diz Cristina.
A coleção de livros foi desenvolvida com o apoio de profissionais como escritores, ilustrador, tradutor, advogada, psicóloga e uma especialista em psicopatologia da infância e adolescência. Exemplares que integram o projeto, que ocorre em Jaraguá do Sul e Guaramirim, foi formalmente entregues a representantes da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul no dia 22, durante solenidade no Museu WEG. A edição foi viabilizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio das empresas WEG, Agricopel, Menegotti, Duas Rodas, Elian e Zanotti, e contou com o apoio da ACIJS na sensibilização às associadas para a integralidade dos recursos necessários ao projeto.
Para a vice-presidente de assuntos da comunidade, Caroline Elisa Obenaus Cani, a adesão de empresas ao projeto reafirma o compromisso do setor produtivo na abordagem de temas sociais, refletindo em uma sociedade com muito mais qualidade de vida. Ressalta que temas que fazem parte da proposta editorial já são alinhados a iniciativas da ACIJS, como a violência doméstica, somando esforços em campanhas com o poder público e outras instituições na comunidade.
“É importante que esses temas sejam trabalhados também no âmbito da educação e envolvam todos os níveis da comunidade”, reitera Caroline, salientando a receptividade da parceria da classe empresarial com o poder público, por meio da Prefeitura de Jaraguá do Sul e as secretarias de Educação e Cultura do Município.
Sabrina Adami Schappo, coordenadora de Projetos Sociais e Investimento Social Privado da WEG, também destacou a importância do projeto e o comprometimento de empresas da comunidade com temas de relevância social. Disse que a empresa busca sempre apoiar iniciativas que estejam alinhadas aos valores das comunidades onde atua, e agradeceu a parceria da ACIJS para que o projeto se tornasse realidade.
Representaram a Secretaria de Educação do Município no ato de entrega da coleção, a diretora de Ensino Iraci Müller e a gerente do Ensino Fundamental Gilmara Franco Ferreira da Cruz. “É uma iniciativa que vem ao encontro do município de pensar a Educação de forma integral, não só quanto ao currículo, mas também na abordagem de temas da comunidade e presentes no ambiente escolar”, assegura Iraci.