Formadas por profissionais que atuam na própria empresa, as Brigadas de Incêndio representam um recurso considerado estratégico a qualquer organização. Isso porque esses grupo atuam tanto no sentido preventivo como no enfrentamento de sinistros, portanto, assegurando a preservação de bens materiais das empresas e a própria vida de seus colaboradores.
A capacitação permanente e a atualização frente às legislações permite às brigadas conhecimento técnico e capacidade de resolução em situações de incêndios. Dentre as atualizações mais recentes está a que diz respeito à Instrução Normativa – IN28, publicada em 20 de agosto deste ano. Em vigor desde então, a IN 28 tem como objetivo estabelecer e padronizar critérios mínimos de exigências para dimensionamento e implantação da Brigada de Incêndio nos imóveis vistoriados pelos Bombeiros Voluntários e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Com o objetivo de informar integrantes de brigadas, gestores de empresas, empreendedores e demais interessados, o Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da ACIJS, em parceria com o Centro de Atividades Técnicas (CAT) dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, promove nesta quarta-feira, dia 15, palestra sobre o tema.
O evento ocorre às 16 horas, no Centro Empresarial (CEJAS, em formato presencial, e terá como palestrante convidado Guilherme Negrão Silveira, coordenador do CAT do BVJS, com formação em segurança do trabalho e em gestão pública, além de atuar como bombeiro profissional civil.