O diálogo e a convergência de propósitos entre órgãos de segurança pública e a comunidade são fundamentais para que a cidade e região mantenham indicadores positivos, avalia a ACIJS.
Em reportagem na série comemorativa aos 145 anos de Jaraguá do Sul, veiculada na edição de fim de semana do portal OCP News, o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, lembra que o papel da ACIJS, além de representar os interesses do ecossistema do setor produtivo também é voltado a temas da comunidade que possam afetar as atividades das empresas de maneira geral.
A segurança pública é um desses temas, pois uma comunidade segura e com sua população convivendo em um ambiente tranquilo, essa condição resulta em mais qualidade de vida, o que é favorável aos empreendedores e aos colaboradores e seus familiares. Há, portanto, na visão da classe empresarial, um círculo virtuoso que se reflete em um ambiente favorável de negócios e melhores condições de desenvolvimento econômico e social para o município e região.
Leigue ressalta que a conexão da ACIJS com entidades que dão suporte à segurança pública, como as polícias militar e civil, ou mesmo nas relações com os bombeiros voluntários e as parcerias com o Poder Judiciário em várias ações, não é algo recente.
Desde iniciativas como o Projeto Âncora, há mais de 20 anos, até outras mais recentes como a criação da Associação Amigos do Batalhão e da Segurança Pública, passando pelo envolvimento da entidade junto ao Conselho Penitenciário, visam à melhoria constante da estrutura de atenção a esse setor. “Há uma relação até natural da classe empresarial, uma vontade de se manter um diálogo com as instituições que zelam por uma cidade mais segura, ao mesmo tempo em que assegura às forças de segurança um protagonismo importante nas suas atribuições legais”, reitera Luis Leigue.
Esse protagonismo, entende o empresário, ocorre na medida em que os órgãos de segurança estejam aparelhados e preparados na logística de trabalho. Mesmo considerando que há uma defasagem histórica de Jaraguá, seja em relação ao contingente de pessoal, em comparação a outras regiões do estado, graças aos investimentos assertivos feitos com apoio da comunidade, ao uso de tecnologias em equipamentos e as boas práticas de inteligência operacional, o município é considerado como um dos mais seguros do País.
“Isso se deve muito a essa sinergia histórica, ao diálogo permanente e convergência de propósitos entre as instituições, poder público e sociedade civil organizada, o que permite às forças de segurança entregar um trabalho de excelência”, completa Luis Leigue.
>>> Reportagem destaca bons indicadores de segurança pública
A reportagem completa no portal OCP News pode ser conferida em >> https://bit.ly/2ULZxb9