O Conselho de Núcleos Setoriais da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul realizou no dia 28 de novembro a terceira edição do In Rede, evento que busca integrar empreendedores ligados em atividades que melhorem a gestão e fortaleçam o associativismo.
Nesta terceira edição, que reuniu mais de 100 participantes, o In Rede contou com as presenças do presidente da Fecomércio de Santa Catarina, Bruno Breithaupt, e de Paulo César Chiodini, ambos ex-presidentes da ACIJS e atualmente integrando o Conselho Superior da entidade, da empresária e coach Leonir Zacarias de Souza, e a mediação do presidente da ACIJS Anselmo Luiz Jorge Ramos.
O consultor externo Daniel Keller destaca a importância de compartilhar conhecimentos e experiências de lideranças que possam contribuir para o aumento da competitividade das empresas participantes. “O mercado se comporta cada vez mais como uma cadeia de conexões, o que traz a necessidade de repensar o papel dos vários segmentos que atuam nos núcleos setoriais”, assinala. “Estar preparado para as transformações do mercado é cada vez mais uma condição de sobrevivência”, completa Anselmo Ramos.
Os nucleados participaram de uma dinâmica que considerou aspectos do dia a dia das organizações – finanças, marketing e vendas, inovação, gestão de pessoas e produtividade – e debatendo com os painelistas.
Confira os pontos principais do painel
“A cultura de uma empresa se perpetua se ela contar com pessoas comprometidas com este valor, que precisa estar no DNA, pois sem isto não há engajamento aos propósitos da organização” – Leonir Zacarias de Souza
“Quando se fala em quais indicadores são importantes é preciso sempre entender o que uma empresa considera relevante para o seu sucesso, isto passa pela compreensão do setor em que ela atua, varia muito de negócio para negócio” – Paulo César Chiodini
“Fazer mais com menos não é uma questão de oportunidade ou como enfrentamos um momento de crise, este é um conceito errado que temos no Brasil. É muito mais do que isto, é um modelo mental que precisa ser modificado se queremos ser melhores do que a concorrência” – Bruno Breithaupt
“Empresas que têm como princípio a cultura do não-erro têm mais dificuldades de trabalhar os conceitos de inovação, porque criatividade e inovação passa pela possibilidade de equívocos e por tentativas de acertos” – Anselmo Ramos
“Vivemos um período de busca de engajamento do cliente, isto requer que tenhamos cada vez mais a perspectiva do consumidor, de entendermos esta ótica de quem a empresa vai atender” – Leonir Zacarias de Souza
“Empresas que buscam vivenciar experiências de consumo conquistam embaixadores para as suas marcas, isto é possível fazendo o básico, desde que de maneira simples e sendo bem feito” – Paulo César Chiodini
“Empreendedores precisam compartilhar mais as suas experiências, ter um olhar interno sobre os negócios e nas transformações do mercado, com mais flexibilidade e adaptabilidade para dar à gestão uma condição de excelência” – Daniel Keller