Redução da Taxa Selic indica manutenção de expectativas positivas para a economia, avalia presidente da ACIJS

“Há sinalizações de que estes índices de desempenho da economia a partir do próximo ano sejam mais lineares apontando para cima”, afirma o presidente Anselmo Ramos
A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 5,5% para 5% ao ano, em meio, é indicativo de confiança da classe empresarial quanto à retomada do crescimento econômico.
O presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, avalia que a redução da taxa já era esperada, tendo como parâmetro que a inflação vem apresentando baixas e impondo juros baixos como forma de retomada do consumo.
Segundo ele, a manutenção da taxa Selic apontava para menos de 5% para este ano, o que confirma as expectativas que já vinham sendo traçadas por especialistas para o período, mas não causaria estranheza se chegasse a um índice ainda menor de até 4,5% ao final do ano, uma vez que os índices inflacionários também estão abaixo dos previstos.
“Por outro lado, índices de retomada de produção ainda estão abaixo das expectativas porque havia a perspectiva de um novo momento da economia, mas sem fatos concretos eles ainda não se confirmaram na velocidade desejada em relação ao cenário macroeconômico”, reitera Ramos.
O empresário lembra que a indústria começa a retomada de contratações, com o setor de serviços, mas o comércio ainda está apresentando resistências quanto a novas contratações. “Há sinalizações que estes índices de desempenho da economia a partir do próximo ano sejam mais lineares apontando para cima”, assinala, destacando que a recém aprovada reforma da previdência é outro fator indicativo de mudança dos cenários. Outra evidência é que o índice Bovespa que há um ano registrava um patamar de 25 mil pontos a menos do que se verifica hoje, e continua seguindo com uma expectativa de alta.
Taxa histórica
Com o novo anúncio de redução, a Selic atinge uma nova mínima histórica desde a criação do Copom em 1996. Este foi o terceiro corte seguido de 05,5 ponto e, conforme seu comunicado o comitê indicou que deverá fazer novo corte de igual tamanho em sua próxima reunião, a última deste ano, em 10 e 11 de dezembro. Com isto, os juros devem terminar 2019 em 4,5% ao ano.
Entidades reafirmam apoio ao turismo regional no lançamento da Estação Outono
Presidente da ACIJS, Francisco Tavares Junior, destacou importância do Plano de Desenvolvimento do Turismo como forte iniciativa para consolidar o setor como estratégia de desenvolvimento econômico
ACIJS renova lideranças e reafirma compromissos com foco em inovação e desenvolvimento regional
Solenidade deu posse à nova diretoria para o biênio 2026-2027 e renovou compromisso da entidade com protagonismo no associativismo empresarial de Santa Catarina
Expo 150 será um dos marcos das comemorações do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Programação reunirá mostra histórica com experiências interativas, áreas dedicadas à inovação e atividades voltadas à valorização das tradições do município e suas conexões com o futuro
BR-280: obras do novo viaduto na Mannes entram na reta final
Obra tem previsão para liberação ao tráfego em maio, projeta Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade
Finep apresenta oportunidades a empreendedores em projetos de inovação
Encontro teve como objetivo aproximar empreendedores da região a programas especiais de financiamento a projetos de inovação
Entidades conhecem obra no bairro Centenário, que projeta avanços no tratamento de esgoto em Jaraguá do Sul
Investimento ampliará de forma significativa o tratamento adequado de esgoto no município, contribuindo para a melhor qualidade de vida na região