aaa

Polícia Militar anuncia estudos para atuação de cavalaria em Jaraguá do Sul

Em dezembro guarnições da Polícia Montada atuaram na área central de Jaraguá do Sul, com receptividade positiva junto à comunidade

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Amarildo de Assis Alves, informou durante solenidade de entrega de novas viaturas, que diversas ações vêm sendo implementadas com o objetivo de ampliar a atuação da instituição na região. Dentre estas inovações está o fortalecimento do trabalho do canil setorial K-9 instalado junto ao 14º Batalhão PM e a implantação de uma unidade avançada da cavalaria.

Conforme o oficial, a ideia é destacar alguns soldados que serão formados na próxima turma para que atuem no município em situações especiais como eventos como a Schützenfest e em outras datas principalmente de maior movimentação do comércio. A chegada da unidade de polícia montada foi bem recebida pela classe empresarial, assinala o presidente da ACIJS Anselmo Luiz Jorge Ramos.

“Esta é uma articulação que vem sendo feita junto ao comando da Polícia Militar e agora há um compromisso de estudo para que este trabalho seja colocado em prática. No mês de dezembro tivemos uma experiência bastante positiva, com a presença de cavalarianos atuando na área central e houve uma empatia favorável por parte das pessoas que acompanharam a atuação dos policiais vindos de Joinville. Acreditamos que a presença destas equipes, mesmo que em um primeiro momento em uma condição especial, junto a locais de maior concentração de pessoas, ou em datas de movimentação do comércio, trará uma maior sensação de segurança à comunidade”, avalia Anselmo.

Para abrigar os animais, conforme o comandado da PM, será utilizada a estrutura da Sociedade Hípica Jaraguá, o que segundo o presidente da ACIJS garantirá a funcionalidade do trabalho dos policiais já que o local dispõe de todas as condições para abrigar as guarnições.

Além da ampliação dos serviços do canil e do anúncio da vinda da cavalaria, as operações da PM na região também vão contar com mais recursos de tecnologia no combate à criminalidade. Dez novas viaturas Ford Ecosport foram incorporadas ao 14º Batalhão de Polícia Militar no dia 31 de janeiro, para o policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito, com investimentos de R$ 1.079.900,00 oriundos do convênio de trânsito entre a Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Em 2018 já haviam sido entregues sete viaturas e 10 motocicletas, tornando o 14º Batalhão PM como o mais bem equipado do Estado em viaturas, como lembrou o comandante da 12ª RPM.

“Estamos muito bem servidos nesse quesito, mas precisamos reforçar o contingente”, declarou o comandante Amarildo Alves, ressaltando que os investimentos têm sido assegurados graças às parcerias que a PM encontra no município, seja pelo trabalho das entidades e da comunidade, como também pelo voluntariado. “Todos buscam o melhor para a cidade em todas as áreas e para a segurança também”, completou. [Com informações do portal Diário da Jaraguá, Jornal do Vale e Prefeitura de Jaraguá do Sul]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *