Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 29/01/2018
Compartilhe:

País precisa avançar mais, diz presidente da ACIJS ao avaliar indicadores do Caged

Embora a redução de postos de trabalho em 2017 tenha sido menor do que os indicadores registrados no ano anterior, o quadro apresenta uma sinalização da recuperação econômica, avalia o presidente da ACIJS Giuliano Donini. Segundo dados do Ministério do Trabalho, que tem como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país fechou 20.832 postos de trabalho no ano passado e, mesmo com a retração, o resultado foi melhor do que o registrado em 2016, quando o saldo ficou no vermelho em 1,3 milhão de vagas, e em 2015, quando 1,5 milhão de brasileiros perderam seus empregos.

Para o Ministério do Trabalho, a redução é equivalente à estabilidade do nível de emprego formal, confirmando os bons números do mercado na maioria dos meses do ano passado e apontando para um cenário otimista neste ano que está começando. Os dados do CAGED mostram que algumas cidades aceleraram as contratações, como é o caso de Joinville, que criou 5.588 vagas no acumulado do ano passado, abertas principalmente pelo setor de serviços, e ficou na liderança nacional de geração de empregos em 2017.

Divulgados na sexta-feira, dia 26, os indicadores colocaram Santa Catarina como o Estado que mais gerou emprego no Brasil, com saldo de 29.441 postos de trabalho formais. Para o presidente da ACIJS, é muito importante que o Brasil retome a sua capacidade de gerar empregos de forma consistente, assegurando aos trabalhadores todos os seus direitos. “Indicadores positivos sempre trazem uma expectativa de melhor desempenho da economia, não somente do ponto de vista do aquecimento da atividade industrial como também pela melhoria no consumo porque esta movimentação de recursos dá sustentabilidade ao País”, afirma Donini.

Para o empresário, os indicadores sinalizam um momento importante para o Brasil, com a desaceleração do fechamento de postos de trabalho, demonstrando uma recuperação da economia, ainda que de maneira lenta. “O cenário macroeconômico vem mostrando alguns momentos mais animadores, embora em muitos casos em setores específicos de maneira mais expressiva, mas é importante que não perca de vista desafios que temos pela frente, principalmente quanto às reformas estruturantes que são necessárias para a reafirmação do quadro econômico”, assinala.

O presidente da ACIJS lembra que o ambiente político tem pressionado sobre o econômico e tangenciado a capacidade de recuperação. “As concessões que têm se estabelecido como moeda de troca para viabilizar reformas não ajuda em nada no objetivo maior. Enquanto não chegarmos a um equilíbrio entre o que se arrecada e o que se devolve para a sociedade principalmente em infraestrutura que dá suporte ao crescimento econômico, alcançar uma condição de pleno desenvolvimento é uma tarefa cada vez mais difícil. Não há mais espaço para um Estado tão grande e oneroso, cuja manutenção da máquina administrativa absorve recursos que poderiam estar sendo aplicados no estímulo do crescimento”.

Em relação aos indicadores positivos de Santa Catarina, o empresário destaca a condição diferenciada do Estado, como sua matriz econômica diversificada, que permite a setores produtivos posições melhores em relação a outros centros.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Institucional

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC

Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Leia mais
Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Institucional

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar

Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Leia mais
Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Comunicado ACIJS

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Leia mais
Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Notícias

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados

Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Leia mais
Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região
Gestão Empresarial

Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região

Para quem busca atualização estratégica, inspiração e conexões de alto nível, o Summit Empresarial ACIJS é uma oportunidade imperdível. Evento, que acontece dia 24, tem poucas vagas disponíveis

Leia mais
Núcleo de Automecânicas realiza inspeção veicular gratuita, dia 20, em Jaraguá do Sul
Associativismo

Núcleo de Automecânicas realiza inspeção veicular gratuita, dia 20, em Jaraguá do Sul

Ação também tem caráter solidário e participantes podem colaborar com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, recebendo em troca o check list de mais de 60 itens do veículo

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.