ACIJS reúne cervejeiros artesanais em Núcleo Setorial
Setor que cresce muito em todo o Estado, a fabricação de cerveja artesanal já é uma realidade na região do Vale do Itapocu.
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do segmento, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) reúne nesta segunda-feira (8) empreendedores para a formalização do Núcleo de Cervejarias.
Conforme o vice-presidente da ACIJS, Odair Freitas, a iniciativa visa integrar estes empreendedores ao trabalho que a entidade já realiza no sentido de fomentar a economia regional.
Na reunião, que ocorre às 19h30, no Centro Empresarial, destaca o empresário, a intenção é trocar informações com os empresários do setor.
“Queremos entender as necessidades, dificuldades e saber como as estratégias que a ACIJS desenvolve pode proporcionar uma melhora na geração de negócios para as empresas da região, utilizando o associativismo para ajudar no crescimento desta atividade que vem conquistando espaço na economia brasileira”.
Além de fabricantes de cerveja, a reunião quer sensibilizar empresas envolvidas no segmento cervejeiro, como distribuidores de materiais e equipamentos, lojas de máquinas, entre outras.
Realidade do setor no Estado
Segundo a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Santa Catarina possui o equivalente a uma cervejaria para cada 89,7 mil habitantes, a segunda melhor proporção no País.
Conforme Rodrigo Boscaini de Freitas, da Associação de Cervejeiros de Santa Catarina, são mais de 150 cervejarias no estado, produzindo cerca de 50 mil litros/mês. Jaraguá do Sul conta com 7 cervejarias e com uma loja de insumos e duas fábricas de equipamentos que atendem o mercado regional.
A entidade estima crescimento de 20% a 25% em 2018. Com isto, o número de empresas, hoje cerca de 80, pode alcançar pelo menos 100.
A cerveja artesanal representa algo próximo a 3% do mercado nacional de cerveja. Em termos de volume, cerca de 1% a 3% do faturamento.
Dependendo do ambiente econômico, de incentivos e desoneração fiscal, a expectativa para os próximos anos é de crescimento da ordem de 8% a 10%, avalia a Abracerva.
ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos
Encontro no dia 26, promovido pela ACIJS e Sicredi ensina como alinhar carteira de investimentos ao perfil de risco e objetivos de longo prazo
Associação Jaraguá Mais Saudável é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual
Aprovado na Alesc, projeto de lei permite à entidade acessar recursos estaduais e expandir projetos de saúde e qualidade de vida na região
Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Classe Empresarial vê o movimento como estratégico para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, a partir da junção de esforços entre sociedade civil, poder público e entidades organizadas
Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
O empresário lança o livro “Tempocracia” nesta quinta-feira, dia 13, em painel mediado pelo presidente da ACIJS, Francisco Tavares Junior
Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos
Agendado para o dia 18, encontro no CEJAS atualizará empresários da região e comunidade sobre ações de contingência em meio à preparação de Santa Catarina e Jaraguá do Sul para os impactos do fenômeno El Niño
Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital
Em bate-papo no Centro Empresarial, o escritor e consultor de tendências falou sobre a temática do livro “A Alegria de Ficar de Fora” e defendeu a desconexão consciente e o resgate da autonomia frente à ditadura dos algoritmos
