ACIJS e Prefeitura comemoram resultados do 1º Festival de Cerveja de Jaraguá do Sul
Evento foi mais uma demonstração de parceria da iniciativa privada com o poder público para valorizar a produção de cervejas no município e estimular o desenvolvimento econômico na região
Mesmo sem a divulgação oficial quanto aos números obtidos durante o 1º Festival de Cerveja de Jaraguá do Sul, que em breve serão apresentados, os organizadores do evento avaliam que a primeira edição alcançou sucesso.
Conforme o coordenador do Núcleo de Cervejarias da ACIJS, Rodrigo Boscaini, um dos principais objetivos da iniciativa foi alcançada, com a divulgação do potencial da cerveja de Jaraguá do Sul, especialmente junto ao público, nos dias de realização do evento. O Festival da Cerveja ocorreu de 20 a 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Eventos, e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein).
O evento reuniu oito cervejarias, que comercializaram mais de 40 sabores de cervejas, e a expectativa é de que o festival cresça ainda mais no próximo ano. O diretor de turismo do município, Marcelo Nasato, considera que o Festival de Cerveja alcançou seu objetivo.
“Percebemos que o público entendeu o motivo do evento e a gente pode ver a grande movimentação nos estandes das cervejarias, com o pessoal fazendo bastante degustação”, relata, explicando que o visitante podia pedir apenas uma dose, sem necessidade de comprar um copo cheio. “Desta forma, ele teve a oportunidade de experimentar diversos estilos e optar por aquele que mais agradasse o seu paladar”, acrescenta.
Ele explica que o mês de fevereiro foi escolhido com o propósito de atrair um público que está em férias passeando pelo litoral catarinense. “A ideia é oferecer a esses visitantes uma alternativa à praia, para que também possam conhecer o festival e outros atrativos da cidade. “Queremos fortalecer cada vez mais esse evento para que tenha abrangência estadual e nacional”, planeja, argumentando ter percebido que a primeira edição “deixou um gostinho de quero mais”.
O presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, também destacou a iniciativa como uma forma de valorizar o empreendedorismo regional, que registra desempenho positivo no segmento de cervejarias artesanais, com um evento que agregou também setores como o da gastronomia e a área cultural. O empresário salientou a importância da parceria do setor produtivo com o poder público, estimulando ações que beneficiam o desenvolvimento econômico regional.
Selo cria identidade para o produto regional
O fomento da atividade cervejeira no município passa também pela instituição do selo Cerveja de Jaraguá do Sul a ser utilizado exclusivamente por cervejarias da cidade em seus rótulos e materiais gráficos. Para conquistar o selo, as cervejarias devem passar por um critério de avaliação.
“O intuito não é classificar qual a melhor cerveja, mas certificar se sua produção utiliza um processo sustentável, se é ecologicamente correta, se a cervejaria é aberta à visitação – que é um dos nossos interesses turísticos nesse meio –, além da capacitação dos colaboradores, por exemplo”, enumera Marcelo Nasato. Segundo ele, a exigência desses critérios para a obtenção do selo incentiva as cervejarias a buscar cada vez mais aprimoramento de seus processos.
Apresentado no primeiro dia do Festival de Cerveja, o selo resultou do Concurso de Escolha da Logomarca do “Selo da Cerveja de Jaraguá do Sul” promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que recebeu inscrições de 29 propostas apresentadas por 24 proponentes. Desse total, nove trabalhos foram desclassificados por não atenderem aos requisitos do edital do concurso e 20 passaram para análise da comissão julgadora, que considerou os seguintes aspectos: cultura, geografia, arquitetura e desporto, relacionados à produção cervejeira da cidade. Também foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, comunicabilidade e finalidade. O concurso teve como vencedora a designer de marcas Laura Amboni Euzébio Naves. [Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul]
Presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, destacou integração de esforços da classe empresarial e Prefeitura para realização do evento
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade