Vice-governadora recebe pleitos de Jaraguá do Sul na saúde, infraestrutura e segurança pública
Em visita a Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (29), a vice-governadora Marilisa Boehm se reuniu com lideranças empresariais para conhecer pleitos nas áreas de infraestrutura, segurança pública, saúde e inovação.
Dentre pautas consideradas prioritárias para o setor produtivo, apresentadas pela presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, estão o pedido de continuidade das obras de duplicação do trecho estadual da BR-280, e da SC-108, para que ambos projetos sejam concluído na sua totalidade até 2025, e a implantação do Contorno Oeste para interligar esta rodovia na região de Nereu Ramos até a SC-110 no bairro Rio Cerro I. Com extensão de 14.700 metros, a obra é considerada estratégica para a formação de um anel viário integrando o Vale do Itapocu em eixos para o litoral através das BRs 101 e 470 e ao planalto com a BR-116 ao Norte do estado.
A vice-governadora também recebeu pedido para que o Hospital São José receba 200 novos leitos para atender a demanda local, como também pacientes dos municípios da 17ª Regional de Saúde – além de Jaraguá, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. De caráter filantrópico, a unidade hospitalar é referência em oncologia e em áreas como cardiologia e traumas, entre outras especialidades, com mais de 70% dos atendimentos via SUS.
>>> Confira imagens da visita da vice-governadora Marilisa Boehm ao Centro Empresarial
fotos de Caroline Stinghen
Na área de segurança pública, as lideranças reforçam a necessidade de um aumento do efetivo em mais 80 soldados da turma em formação até dezembro, para recompor quadros de policiais militares na área de abrangência da 12ª Região – formada pelos cinco municípios atendidos pelo 14º Batalhão com sede em Jaraguá do Sul, e ainda Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Uma ideia apresentada é de que em novos cursos preparatórios uma turma tenha aulas em Jaraguá, utilizando estrutura do 14º BPM, otimizando o processo de formação de praças e oficiais na própria região.
Marilisa Boehm também recebeu a solicitação de apoio para a destinação de recursos para a reforma do prédio da antiga sede da Câmara de Vereadores, doado pelo município para a instalação da sede da 12ª Região de Polícia Militar. Com área de pouco mais de 900 metros quadrados, o local poderia abrigar a Central de Videomonitoramento que integraria a região por meio de câmaras nos municípios aos equipamentos já utilizados pelas forças de segurança. O projeto já foi elaborado pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), mas é preciso fazer a adequação da estrutura existente.
Também houve pedidos para que a vice-governadora atualize junto à Celesc o estágio de investimentos anunciados pelo Governo do Estado em 2023, da ordem de R$ 167 milhões até 2026 para melhorias no sistema elétrico. Estes investimentos, nos quais estão incluídas duas novas subestações e três linhas de distribuição, além da melhoria e ampliação das já existentes, visam atender demanda atual e futura, e mais segurança diante de eventos climáticos como verificado em janeiro deste ano, que ocasionou interrupção no fornecimento de energia para a indústria, comércio e população dos municípios da região.
Outras reivindicações são no sentido de ampliar a atratividade de novos investimentos da indústria na região, por meio de um programa estadual que facilite o acesso de empreendedores às exigências de legislação, e na área da inovação é solicitado apoio para a criação de um fundo de fomento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) destinado a investimentos nos programas regionais, manutenção dos editais de bolsas, agentes de inovação, eventos e cursos, e promoção de editais focados em iniciativas de inovação cidadã.
Além da presidente da ACIJS, participaram do encontro com a vice-governadora prefeito Jair Franzner; o vice-presidente de articulação da entidade, Francisco Tavares; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Paulo Roberto Schwarz; o presidente da SCAR e conselheiro da ACIJS, Luis Leigue; o vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer; o diretor do Novale Hub Nelson Netto; e o assessor jurídico do CEJAS, Frederico Hulbert.
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade