Seminário Agosto Lilás reforça que o combate à violência doméstica é responsabilidade de toda a sociedade
O seminário regional Agosto Lilás, realizado no dia 12 de agosto no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), reuniu especialistas, autoridades da segurança pública, representantes do Judiciário e instituições comunitárias para debater estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.
A iniciativa, promovida pela Polícia Militar de Santa Catarina e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da ACIJS, do Poder Judiciário e da empresa WEG, integra a programação nacional do Agosto Lilás, campanha que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha. O movimento busca informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência — física, psicológica, sexual, moral e patrimonial — que afetam milhares de brasileiras diariamente.
Durante o evento, os painelistas reforçaram que o combate à violência de gênero deve ser uma responsabilidade coletiva, envolvendo todos os setores da sociedade. Educação e conscientização foram apontadas como ferramentas essenciais para transformar a cultura e promover a igualdade.
A comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Arlene Sousa da Silva Villela, destacou a importância da atuação integrada entre forças de segurança, Judiciário, órgãos públicos e entidades civis. “Eventos como este aproximam a comunidade das instituições e fortalecem as redes de proteção, garantindo que as políticas públicas cheguem às mulheres que mais precisam”, afirmou.
O seminário contou com palestras sobre “Educação como Estratégia de Prevenção”, com a bióloga e educadora Monica Schoene Kaimen; “Reflexões sobre as Formas de Violência Contra a Mulher”, com o juiz Alexandre Karazawa Takaschima; a apresentação da Rede Catarina de Proteção à Mulher, pela tenente-coronel Naíma Huk Amarante; e da Campanha “Sinal Vermelho”, com a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho; além de um painel sobre a atuação dos batalhões da 12ª RPM: Jaraguá do Sul, Canoinhas, São Bento do Sul e Mafra.
>>> Confira alguns momentos do seminário Agosto Lilás, no Centro Empresarial
[Fotos Ronaldo Corrêa/ACIJS]
Apoio das escolas e das famílias é fundamental para maior conscientização
Monica Schoene Kaimen ressaltou que a violência doméstica é um assunto que ultrapassa o campo da segurança pública e precisa ser debatido nas escolas e nas famílias. “A prevenção começa dentro de casa, com o respeito ao próprio corpo e ao próximo. Sem a união de todos, especialmente das famílias, não é possível enfrentar todas as formas de violência”, afirmou.
Ela também chamou atenção para a crescente preocupação com a adultização precoce de crianças no Brasil, tema que ganhou destaque após denúncias de exploração infantil nas redes sociais. “É fundamental que os pais estejam atentos e busquem informações sobre como agir diante desses sinais. A educação protetiva fortalece a rede de apoio e reduz a vulnerabilidade”, completou.
O juiz Alexandre Takaschima reforçou a importância da informação como ponto de partida para o enfrentamento da violência. “Todos os ambientes sociais devem dar visibilidade ao tema. Seminários como este são fundamentais para ampliar o diálogo e promover mudanças reais”, disse.
A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, destacou o avanço da conscientização social. “As mulheres estão mais conscientes da importância de denunciar e buscar ajuda. Mas é preciso que o poder público e a iniciativa privada atuem juntos, oferecendo acolhimento, abrigo, defesa jurídica e segurança”, afirmou.
Hildemar também apresentou a campanha “Sinal Vermelho”, criada em 2020, que utiliza o símbolo “X” vermelho como pedido silencioso de socorro por mulheres em situação de violência. “É essencial que toda a sociedade se engaje nessa campanha para garantir o direito à proteção”, concluiu.
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia