Santa Catarina ganha conselho para incentivar negócios internacionais
Empresários do estado passam a contar com um novo aliado para prospectar negócios no mercado global, com a criação em setembro do Conselho de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (CONCENI) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
“É um instrumento que vem para auxiliar o empresário, inserindo-o no âmbito do comércio exterior”, explica o diretor de Relações Internacionais da FACISC, Evaldo Niehues.
Atualmente, a entidade conta com mais de 320 empresas conectadas a 15 Núcleos de Comércio Exterior espalhados pelo estado. A ideia do conselho é reunir esforços dos núcleos, da federação e de outras entidades, além de órgãos públicos e privados, para atender demandas que chegavam à federação por meio das associações empresariais.

Este movimento faz parte do Programa Empreender, que estimula, por meio de Núcleos Empresariais (entre eles, os de Comércio Exterior), a realização de ações com foco na melhoria do desempenho e da competitividade empresarial.
A coordenadora do programa, Mariane Bergmann, explica que o ambiente de negócios catarinense é propício para a internacionalização. O estado, por exemplo, tem localização estratégica, com dois dos cinco maiores portos brasileiros, além de 21 aeroportos, sendo dois internacionais e um deles eleito o melhor do país.
“Ainda assim, temos uma série de defasagens que precisam ser tratadas com vigor. Por isso mesmo, essa iniciativa é fantástica”, explica o diretor Setorial da Facisc, Lito Guimarães.
Mario Eugênio Crivellaro, vice-líder do Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJS, destaca a importância da criação do Conselho. “É uma iniciativa fundamental para colocar Santa Catarina em outro patamar no âmbito do comércio internacional”, reforça, salientando a necessidade de os núcleos empresariais ligados ao setor atuarem em rede e de forma articulada.
“O Conselho Estadual pode fortalecer este relacionamento, uma vez que passamos a estar conectados em toda a extensão do território catarinense por meio da representatividade da FACISC”. Outro aspecto, que ele salienta é o amadurecimento do setor de comércio internacional, suprindo carências que individualmente os núcleos possam ter mas que, pensando de forma conjunta, podem trazer melhores resultados.
Para o secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, que participou do evento de apresentação do CONCENI, a atitude da FACISC é louvável na medida em que, segundo ele, “mobiliza os atores de comércio exterior de Santa Catarina, com foco principalmente em pequenas e microempresas, para montar um conselho estadual de comércio exterior contando com a parceria do Estado, da união, de portos, logística e infraestrutura”. A montagem de um programa específico e a formação de núcleos no Estado, entende Paulo Bornhausen, reforçam a vocação exportadora e de importação de bens que são importantes para a indústria catarinense.
Participaram da assembleia da constituição do conselho representantes da FACISC, da UFSC, do Ministério da Agricultura, dos portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, do Sebrae, do Governo do Estado e da Receita Federal do Brasil. (Com informações da FACISC)
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025
Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas
Palestra gratuita no Centro Empresarial, exclusiva para empresas associadas, quer mostrar que ações focadas na construção de um mundo melhor, limpo e economicamente equilibrado não representam mais apenas uma tendência e sim exigência do mercado
FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense
ACIJS está integrada à campanha Aí me representa, que mostra o valor do associativismo em prol do desenvolvimento empresarial