Santa Catarina ganha conselho para incentivar negócios internacionais
Empresários do estado passam a contar com um novo aliado para prospectar negócios no mercado global, com a criação em setembro do Conselho de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (CONCENI) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
“É um instrumento que vem para auxiliar o empresário, inserindo-o no âmbito do comércio exterior”, explica o diretor de Relações Internacionais da FACISC, Evaldo Niehues.
Atualmente, a entidade conta com mais de 320 empresas conectadas a 15 Núcleos de Comércio Exterior espalhados pelo estado. A ideia do conselho é reunir esforços dos núcleos, da federação e de outras entidades, além de órgãos públicos e privados, para atender demandas que chegavam à federação por meio das associações empresariais.

Este movimento faz parte do Programa Empreender, que estimula, por meio de Núcleos Empresariais (entre eles, os de Comércio Exterior), a realização de ações com foco na melhoria do desempenho e da competitividade empresarial.
A coordenadora do programa, Mariane Bergmann, explica que o ambiente de negócios catarinense é propício para a internacionalização. O estado, por exemplo, tem localização estratégica, com dois dos cinco maiores portos brasileiros, além de 21 aeroportos, sendo dois internacionais e um deles eleito o melhor do país.
“Ainda assim, temos uma série de defasagens que precisam ser tratadas com vigor. Por isso mesmo, essa iniciativa é fantástica”, explica o diretor Setorial da Facisc, Lito Guimarães.
Mario Eugênio Crivellaro, vice-líder do Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJS, destaca a importância da criação do Conselho. “É uma iniciativa fundamental para colocar Santa Catarina em outro patamar no âmbito do comércio internacional”, reforça, salientando a necessidade de os núcleos empresariais ligados ao setor atuarem em rede e de forma articulada.
“O Conselho Estadual pode fortalecer este relacionamento, uma vez que passamos a estar conectados em toda a extensão do território catarinense por meio da representatividade da FACISC”. Outro aspecto, que ele salienta é o amadurecimento do setor de comércio internacional, suprindo carências que individualmente os núcleos possam ter mas que, pensando de forma conjunta, podem trazer melhores resultados.
Para o secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, que participou do evento de apresentação do CONCENI, a atitude da FACISC é louvável na medida em que, segundo ele, “mobiliza os atores de comércio exterior de Santa Catarina, com foco principalmente em pequenas e microempresas, para montar um conselho estadual de comércio exterior contando com a parceria do Estado, da união, de portos, logística e infraestrutura”. A montagem de um programa específico e a formação de núcleos no Estado, entende Paulo Bornhausen, reforçam a vocação exportadora e de importação de bens que são importantes para a indústria catarinense.
Participaram da assembleia da constituição do conselho representantes da FACISC, da UFSC, do Ministério da Agricultura, dos portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, do Sebrae, do Governo do Estado e da Receita Federal do Brasil. (Com informações da FACISC)
Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas
Após encerrar ciclo de formação em vendas, Núcleo de Concessionárias da ACIJS projeta ações para o segundo semestre e convida novos empresários. Confira a agenda completa de atividades dos Núcleos Empresariais
Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense
Encontro com empresários e lideranças consolidou roteiro pelas regiões produtivas de Santa Catarina, debatendo inovação, impactos de mudanças na legislação trabalhista, internacionalização e oportunidades com linhas de crédito para o setor
Celebração do sesquicentenário encerra com público de 35 mil pessoas e consolida Jaraguá do Sul como modelo de desenvolvimento
Evento histórico transformou o Parque Municipal de Eventos em palco de inovação, cultura e impacto social durante cinco dias de programação gratuita que envolveu comunidade
Núcleos Empresariais retomam agenda de encontros e reuniões de fortalecimento do empreendedorismo regional
Agenda da semana na ACIJS inclui palestras sobre gestão de terceiros em SST, inteligência financeira para mulheres, marketing com o presidente da entidade e visita técnica
Cultura do voluntariado, com empatia e atenção ao social: vetores dos próximos 50 anos de Jaraguá do Sul
Painel na Expo 150 debate o pilar “Orgulho que Cuida” e aponta o voluntariado e o engajamento das novas gerações como chaves para que a cidade continue se desenvolvendo com sustentabilidade econômica e social
Expo 150 entra no clima da Copa e Jaraguá forma torcida única pelo Brasil
Com telão para o jogo entre Brasil e Noruega, evento em comemoração ao sesquicentenário da cidade chega ao seu último dia com programação para toda a família