Santa Catarina ganha conselho para incentivar negócios internacionais
Empresários do estado passam a contar com um novo aliado para prospectar negócios no mercado global, com a criação em setembro do Conselho de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (CONCENI) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
“É um instrumento que vem para auxiliar o empresário, inserindo-o no âmbito do comércio exterior”, explica o diretor de Relações Internacionais da FACISC, Evaldo Niehues.
Atualmente, a entidade conta com mais de 320 empresas conectadas a 15 Núcleos de Comércio Exterior espalhados pelo estado. A ideia do conselho é reunir esforços dos núcleos, da federação e de outras entidades, além de órgãos públicos e privados, para atender demandas que chegavam à federação por meio das associações empresariais.

Este movimento faz parte do Programa Empreender, que estimula, por meio de Núcleos Empresariais (entre eles, os de Comércio Exterior), a realização de ações com foco na melhoria do desempenho e da competitividade empresarial.
A coordenadora do programa, Mariane Bergmann, explica que o ambiente de negócios catarinense é propício para a internacionalização. O estado, por exemplo, tem localização estratégica, com dois dos cinco maiores portos brasileiros, além de 21 aeroportos, sendo dois internacionais e um deles eleito o melhor do país.
“Ainda assim, temos uma série de defasagens que precisam ser tratadas com vigor. Por isso mesmo, essa iniciativa é fantástica”, explica o diretor Setorial da Facisc, Lito Guimarães.
Mario Eugênio Crivellaro, vice-líder do Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJS, destaca a importância da criação do Conselho. “É uma iniciativa fundamental para colocar Santa Catarina em outro patamar no âmbito do comércio internacional”, reforça, salientando a necessidade de os núcleos empresariais ligados ao setor atuarem em rede e de forma articulada.
“O Conselho Estadual pode fortalecer este relacionamento, uma vez que passamos a estar conectados em toda a extensão do território catarinense por meio da representatividade da FACISC”. Outro aspecto, que ele salienta é o amadurecimento do setor de comércio internacional, suprindo carências que individualmente os núcleos possam ter mas que, pensando de forma conjunta, podem trazer melhores resultados.
Para o secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, que participou do evento de apresentação do CONCENI, a atitude da FACISC é louvável na medida em que, segundo ele, “mobiliza os atores de comércio exterior de Santa Catarina, com foco principalmente em pequenas e microempresas, para montar um conselho estadual de comércio exterior contando com a parceria do Estado, da união, de portos, logística e infraestrutura”. A montagem de um programa específico e a formação de núcleos no Estado, entende Paulo Bornhausen, reforçam a vocação exportadora e de importação de bens que são importantes para a indústria catarinense.
Participaram da assembleia da constituição do conselho representantes da FACISC, da UFSC, do Ministério da Agricultura, dos portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, do Sebrae, do Governo do Estado e da Receita Federal do Brasil. (Com informações da FACISC)

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região
Para quem busca atualização estratégica, inspiração e conexões de alto nível, o Summit Empresarial ACIJS é uma oportunidade imperdível. Evento, que acontece dia 24, tem poucas vagas disponíveis

Núcleo de Automecânicas realiza inspeção veicular gratuita, dia 20, em Jaraguá do Sul
Ação também tem caráter solidário e participantes podem colaborar com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, recebendo em troca o check list de mais de 60 itens do veículo