Regiões Metropolitanas não garantem plena autonomia aos municípios, diz Cássio Taniguchi
O ex-prefeito de Curitiba e atual superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi, considera que o modelo que vem sendo implementado não garante a autonomia dos municípios.
Taniguchi, que é considerado um dos principais especialistas no assunto no país, falou na plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, na segunda-feira (9), sobre como as Regiões Metropolitanas estão estruturadas e as dificuldades que gestores públicos têm encontrado por conta da pouca descentralização de recursos.
Para ele, em vez de criação de novas estruturas administrativas, que geram custos para o setor público e sobreposições de funções com as agências regionais, deveria haver maior estimulo às associações de município que poderiam cumprir a tarefa como integradora político-administrativa.
“Se eu fosse prefeito, não entraria nesta. Hoje os municípios são cercados de muitas regras e poucos recursos”, lembrou Taniguchi. Segundo ele, as RMs começaram a surgir na década de 1970, e em determinado momento este modelo passou a fazer sentido levando em consideração as características que são definidas no Estatuto da Metrópole (como dimensão territorial).
Em Santa Catarina, o processo de criação de Regiões Metropolitanas leva em conta as ‘capitais regionais’, que são representadas por municípios-sede das macrorregiões. A expansão destas unidades, ganhou corpo por decisões políticas que na opinião de Taniguchi não levam em conta as características regionais, e isto implicaria em custos desnecessários.
O foco da atuação é nas questões exclusivamente relacionadas com o desenvolvimento urbano, com as relações econômicas e sociais das cidades, como abastecimento, transporte coletivo e telecomunicações. Mas, isto pode levar a uma sobreposição de funções com a estrutura descentralizada do governo e com associações de municípios.
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
