Regiões Metropolitanas não garantem plena autonomia aos municípios, diz Cássio Taniguchi
O ex-prefeito de Curitiba e atual superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi, considera que o modelo que vem sendo implementado não garante a autonomia dos municípios.
Taniguchi, que é considerado um dos principais especialistas no assunto no país, falou na plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, na segunda-feira (9), sobre como as Regiões Metropolitanas estão estruturadas e as dificuldades que gestores públicos têm encontrado por conta da pouca descentralização de recursos.
Para ele, em vez de criação de novas estruturas administrativas, que geram custos para o setor público e sobreposições de funções com as agências regionais, deveria haver maior estimulo às associações de município que poderiam cumprir a tarefa como integradora político-administrativa.
“Se eu fosse prefeito, não entraria nesta. Hoje os municípios são cercados de muitas regras e poucos recursos”, lembrou Taniguchi. Segundo ele, as RMs começaram a surgir na década de 1970, e em determinado momento este modelo passou a fazer sentido levando em consideração as características que são definidas no Estatuto da Metrópole (como dimensão territorial).
Em Santa Catarina, o processo de criação de Regiões Metropolitanas leva em conta as ‘capitais regionais’, que são representadas por municípios-sede das macrorregiões. A expansão destas unidades, ganhou corpo por decisões políticas que na opinião de Taniguchi não levam em conta as características regionais, e isto implicaria em custos desnecessários.
O foco da atuação é nas questões exclusivamente relacionadas com o desenvolvimento urbano, com as relações econômicas e sociais das cidades, como abastecimento, transporte coletivo e telecomunicações. Mas, isto pode levar a uma sobreposição de funções com a estrutura descentralizada do governo e com associações de municípios.

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro

Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho
Encontro Empresarial realizado pela ACIJS em parceria com a Unimed debateu as alterações na NR 1 e os impactos de doenças psicossociais nos trabalhadores

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária
Confira os destaques da agenda ACIJS, participe e ajude a fortalecer o associativismo empresarial da região

WEG é novamente destaque entre as mais inovadoras do Brasil em 2025
Multinacional com sede em Jaraguá do Sul conquistou o 1º lugar no setor eletroeletrônico e integra o top 10 do Prêmio Valor Inovação Brasil 2025