Região Norte e Vale do Itapocu se destacam na geração de empregos na indústria catarinense
As regiões Norte-Nordeste e o Vale do Itapocu são destaque na geração de empregos. Dados do Centro de Inteligência e Estratégia (CIE) da FACISC e do Observatório da Indústria da FIESC mostram que Joinville e Jaraguá do Sul, ao lado de outros municípios da região, estão conseguindo manter um bom desempenho nos indicadores de empregabilidade. Os dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados também ratificam a boa posição regional no saldo de empregos.
Conforme os levantamentos da FACISC, o setor automotivo liderou na região Norte do estado os indicadores em agosto, com 722 vagas formais de trabalho, o quarto maior saldo da indústria dentre as mesorregiões da Região Sul. Somente no setor automotivo, foram abertas 217 vagas nos municípios de Joinville, Araquari, São Bento do Sul e Campo Alegre, principalmente na fabricação de cabines e carrocerias para ônibus e caminhões.
O vice-presidente Regional da FACISC, Paulo Chiodini, explica que a região Norte é importante fornecedora desses produtos para o restante do país. “A região vem sendo beneficiada por uma maior demanda de caminhões devido, em parte, pelo crescimento do escoamento da produção industrial e do agronegócio”. De janeiro a agosto, a produção nacional de caminhões cresceu 41% ante o mesmo período de 2023.
Cadeia de fornecimento à indústria automotiva tem estimulado novas contratações na região – foto DIVULGAÇÃO/FACISC
Segundo o levantamento feito pelo Centro de Inteligência e Estratégia da FACISC (CIE), outro destaque do setor automotivo na região foi a fabricação de peças e acessórios para veículos, com a contratação de profissionais ligados diretamente ao processo produtivo, principalmente alimentadores de produção e montadores.
O maior consumo das famílias, devido à melhora nas condições de acesso ao crédito à população, fez o crescimento de 15% nas vendas financiadas de veículos novos e usados no país, ante agosto de 2023. As vendas de eletrificados, em particular, registrou aumento de 123% no acumulado do ano até agosto. “Essa dinâmica vem favorecendo a região do norte catarinense, que fornece insumos para o setor automobilístico do restante do país”, explica a economista da FACISC, Mariana Guedes.
Na região ainda são destacados o setor de eletrodomésticos da linha branca, com 124 novas contratações em agosto, e a agropecuária com 56 vagas formais de trabalho no município de Papanduva, no Planalto Norte.
Os dados do CAGED também apontam o bom desempenho da indústria catarinense como um dos importantes empregadores do País. Joinville e Jaraguá aparecem no topo na geração de empregos em 2024.
Estimulada pela indústria de manufatura, em 2024 a maior cidade do estado já gerou 3.089 novos postos de trabalho, e Jaraguá outros 1.617. Ao lado da indústria, setores como serviços, construção civil e comércio também têm realizado contratações. No total, no estado, já são mais de 35 mil vagas de empregos. Os dados do Observatório FIESC mostram saldo de 5.553 vagas no Vale do Itapocu. (Com informações da FACISC, FIESC e portais de notícias)
Jaraguá do Sul, 150 anos: Cidade reverencia o passado, festeja o presente e projeta o futuro
Abertura de cápsula do tempo enterrada em 1976 conecta gerações e dá início ao projeto ‘Cartas ao Amanhã’, que registrará o legado atual para o bicentenário da cidade
Painel na ACIJS reflete expectativas e desafios das empresas com a Reforma Tributária
Especialistas e gestores discutem estratégias de adaptação para garantir a saúde do caixa e a competitividade das empresas frente às mudanças no sistema tributário
FIESC reforça parcerias em Jaraguá do Sul e anuncia investimentos de R$ 60 milhões
Em agenda na cidade, o presidente Gilberto Seleme se reuniu com lideranças na ACIJS, visitou o Centro WEG e detalhou o cronograma da nova Escola SESI de Referência, a ser inaugurada em 2026
ACIJS promove encontro com novos associados e fortalece representatividade empresarial
Acompanhe a agenda de atividades da ACIJS e participe do movimento que fortalece o associativismo empresarial, a geração de negócios e o crescimento econômico de Jaraguá do Sul e região
Declaração do IR abre caminho para apoio a projetos sociais na comunidade
Contribuições de pessoas físicas ou de empresas, com a destinação de parte do imposto devido, representam um apoio importante a entidades que atuam em Jaraguá do Sul e região
ACIJS, CDL e APEVI iniciam mobilização para fortalecer o voto local
Na primeira etapa, campanha foca jovens que podem emitir o título eleitoral e a transferência de domicílio eleitoral, com o objetivo de ampliar o Colégio Eleitoral e buscar maior representatividade política à região