Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 29/08/2018
Compartilhe:

Programa nacional quer estimular mais segurança no trabalho

Estimular empresas, órgãos públicos e a sociedade, de maneira geral, ao desenvolvimento de ações de prevenção a acidentes no trabalho. Com este objetivo, o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho estão divulgando o programa “Trabalho Seguro”, apresentado nesta segunda-feira (27) na plenária da ACIJS e APEVI.

Conforme a juíza Adriana Custódio Xavier de Camargo, gestora auxiliar do programa junto ao Tribunal Regional do Trabalho, a iniciativa foi motivada pelo crescimento dos indicadores de segurança e saúde no trabalho e o custo que as ocorrências acarretam a sociedade. Somente em Santa Catarina, explicou a magistrada, em 9 anos o registro de auxílios-doença cresceu cerca de dois mil por cento. São 45 mil acidentes de trabalho, o equivalente a 5 vezes a Arena Jaraguá, comparou.

A juíza alerta que a questão envolvendo acidentes de trabalho e a saúde ocupacional é muito ampla e o assunto precisa cada vez mais entrar em uma pauta comum que una esforços do governo, da iniciativa privada e de setores organizados da sociedade civil.

Houve muitos avanços na legislação e as empresas de maneira geral têm atuado no sentido de melhorar as condições de segurança de seus colaboradores, mas este é um objetivo que deve mobilizar a todos cada vez mais. Quando ocorre acidentes há impactos não só para o trabalhador e sua família, mas na economia e um custo para a sociedade como um todo” – Juíza Adriana Custódio Xavier de Camargo.

Dentre as ações propostas pelo programa estão o incentivo a projetos de educação que envolvam crianças em idade escolar, para agirem como motivadoras dos pais quanto aos cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, e a definição de legislações municipais que estabeleçam critérios na contratação de empresas em licitações. A intenção é estabelecer que uma contratada da administração pública ofereça como pré-requisito a realização de treinamentos de segurança de seus empregados. Alguns municípios de Santa Catarina já aderiram à medida que, segundo Adriana Camargo, também poderá ser adotada por meio de projeto de lei na Câmara de Vereadores de Jaraguá.

A adesão ao programa Trabalho Seguro é voluntária e não implica em qualquer efeito posterior de fiscalização. “O foco é a prevenção e para isto vale qualquer atividade que empresas ou outras instituições que aderirem ao programa se comprometam cumprir com base no plano que for apresentado”.

O advogado Marcelo Beduschi, vice-presidente administrativo da APEVI, destacou a relevância do tema, lembrando que Santa Catarina o segundo estado brasileiro em gastos com acidentes do trabalho. Apresentou indicadores que mostram no período de 2012 a 2017 mais de 132 mil auxílios-doença que corresponderam a 9,3% de todos os pagamentos feitos pelo INSS. Em 2017, o estado registrou uma morte por acidente do trabalho a cada 3 dias, somando 118 casos no ano.

Como participar:

Empresas interessadas em aderir ao programa podem obter mais informações no site www.trt12.jus.br e pelo e-mail [email protected].

>>> A apresentação na íntegra do assunto está disponível acessando https://www.youtube.com/user/canalACIJS

Compartilhe:
Notícias relacionadas
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Notícias

BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação

Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim

Leia mais
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Destaques

BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2

Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional

Leia mais
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Associativismo

ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano

Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade

Leia mais
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Destaques

Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul

Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países

Leia mais
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Destaques

Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS

Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores

Leia mais
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Associativismo

ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027

Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.