A ACIJS concluiu nesta quarta-feira (8) o primeiro ciclo do programa de Educação Empresarial iniciado em junho, com a entrega de certificados aos participantes e o reconhecimento da entidade a líderes que atuaram como mentores nesta etapa.
Para o presidente da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue, o sucesso desta primeira edição do programa de Educação Empresarial vem ao encontro de um dos propósitos da entidade no apoio ao desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Por meio do programa, a entidade atua na motivação a associados e empreendedores de outras regiões, compartilhando informações e experiências que agregue qualidade na gestão e melhoria da competitividade.
Luis Leigue lembra que o projeto envolve duas gestões da entidade, desde a sua concepção a partir de 2019, o planejamento e a estruturação. “Tivemos no ano passado um programa-piloto com muito êxito e este resultado estimulou a atual diretoria a avançar com a ideia. É uma ação alinhada ao desenvolvimento dos negócios, do incentivo ao empreendedorismo e de fortalecimento do movimento associativo, com o surgimento de novas lideranças para as nossas entidades e, assim, ampliarmos a representação empresarial”, sublinha.
Ele destaca a participação do time de mentores, formado por executivos de várias áreas, fundadores e CEOs de empresas da região, ao lado de ex-presidentes da entidade que integram o Conselho Superior da ACIJS. Convidados pela entidade, todos se dispuseram a contribuir de maneira voluntária com o programa, em encontros que permitiram aos mentorados vivenciar experiências de seus mentores, as dificuldades encontradas e os caminhos seguidos nas organizações. Um trabalho que envolveu a equipe da ACIJS e que constitui, segundo Luis Leigue, “um processo de olhar para o associado, gerar conexões que só o associativismo proporciona”.
Adriana Stahelin, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial, reforça que um dos diferenciais é justamente a aproximação de empreendedores que estão iniciando seus projetos de negócio, ou mesmo aqueles que já atuam há mais tempo e desejam buscar mais conhecimentos, com gestores mais experientes. “Essa é uma jornada contínua, de encontros que nos permite muitas vezes encurtar caminhos quando nos aproximamos de mentores que já passaram pelas mesmas dificuldades”, observa a empresária, que lidera o programa na atual diretoria da ACIJS depois de fazer parte do primeiro grupo de mentorados no programa-piloto realizado em 2020.
Ex-presidente da ACIJS e uma das empresárias do time de mentores, Monika Hufenüssler Conrads, falou de atributos necessários para que um empreendimento dê certo. “É preciso primeiro ter um sonho, mas junto com o sonho ter um projeto e vontade de trabalhar, ter a persistência e uma boa dose de coragem. E por mais experientes que sejam, nunca deixem de aprender”, ressaltou, ao lembrar características que associam o programa de educação empresarial a história empresarial de Jaraguá do Sul. “O mundo atual é dinâmico, mas tem coisas que não mudam. Jaraguá sempre foi um terreno fértil para o empreendedorismo e um potencial enorme de inspiração. Quando você empresta experiência, volta enriquecido”, disse, em referência a empreendedores do município que iniciaram seus negócios décadas atrás e trocavam informações, gerando um conhecimento mútuo para a gestão de seus negócios. “Sempre existiu a ideia de que o conjunto é mais forte, e é isto que o programa de mentoria possibilita”.
Falando em nome dos mentorados, Emerson Wittkowsk destacou como a experiência tem sido útil na reorganização da empresa familiar. “Participar do programa foi uma experiência proveitosa, permitiu mudar o caminho e setorizar a gestão, com novas expectativas”, afirma. A experiência do mentor, ressalta o empresário, foi decisiva para mudar a concepção que tinha na gestão da empresa e passasse a enxergar oportunidades que poderão contribuir para um desenvolvimento ainda maior.
Neste primeiro ciclo, o programa envolveu a participação de mentorados de Jaraguá do Sul e de municípios da microrregião, que contaram com mentorias individuais. A próxima edição, que começa a ser planejada já no primeiro semestre de 2022, deverá contar com um grupo ainda maior de participantes. Os inscritos podem optar pelo programa completo ou seus módulos, de acordo com a orientação da equipe da ACIJS a partir da análise das informações. O programa tem duração de 6 meses e é aberto à participação de interessados de qualquer região, em parceria com as associações empresariais de cada município.
Sobre o programa
O programa de Educação Empresarial faz parte do rol de soluções que a ACIJS oferece em educação empresarial, agregando três ferramentas que podem ser disponibilizadas aos participantes: Diagnóstico, Mentoria e Curadoria.
Diagnóstico
Visa identificar os problemas e necessidades do empreendedor, indicando soluções para auxiliar na melhoria do negócio. A partir do Diagnóstico, traçado com base em entrevistas e análises feitas por especialistas, o participante tem a opção de contar com uma Mentoria ou de uma Curadoria ou, ainda, com as duas ferramentas.
Mentoria,
O participante terá à disposição um time de alto nível formado por empresários, executivos e profissionais de reconhecido sucesso em suas áreas de atuação. O trabalho do mentor é realizado individualmente, por meio de encontros periódicos, permitindo o compartilhamento de suas vivências e, desta maneira, auxiliando no aprendizado dos seus mentorados.
Curadoria
Neste módulo, o empreendedor vai dispor de suporte de profissionais da equipe interna da entidade, com recomendações de conteúdos oferecidos por instituições parceiras da ACIJS. Com foco nas percepções apontadas com base no diagnóstico, o participante receberá as informações indicadas tanto para gestão financeira, vendas, marketing ou em que área necessitar.
Para saber mais:
>>> http://www.acijs.com.br/educacao/mentoria
>>> e-mail [email protected]
>>> fone (47) 3275-7010