Notícias 04 dez, 21

Objetivo é estimular maior integração regional, em sinergia com o estado, para a promoção do desenvolvimento com inovação e sustentabilidade econômica e social

Pacto para estimular desenvolvimento e inovação une municípios da região

Mais do que um ato político e administrativo, a adesão de municípios, de entidades representativas do setor produtivo e de instituições da sociedade civil ao Pacto do Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, oficializada nesta sexta-feira (3), representa um caminho para a integração regional, em conexão com o estado, para a sustentabilidade econômica e social.

Representantes de mais de 20 entidades formalizaram a assinatura de criação do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Apoiadas neste propósito, lideranças formalizaram um compromisso público de compartilhamento de esforços, trocas de experiências e busca de sinergia em projetos que tragam como resultados maior geração de riquezas para região e consequente melhor qualidade de vida à população.

A solenidade que marcou a criação do Pacto ocorreu no Centro de Inovação Novale Hub, com a presença de prefeitos, vereadores, representantes de Associações Empresariais, de instituições de ensino, entre outras lideranças da iniciativa privada e do poder público.

Apresentando o projeto,  seus objetivos e como o trabalho pretende ocorrer de forma articulada com todos os segmentos envolvidos, o advogado Gustavo Pacher, presidente do Comitê Inova Jaraguá resumiu o Pacto de Desenvolvimento e Inovação como uma ação coletiva de integração regional.

“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência e estimulem uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, afirma.

Pacher lembrou que a estrutura central do Pacto estará baseada no Centro de Inovação Novale por sua localização estratégica, mas ‘conversando’ com cada município, órgãos públicos e sociedade civil. Por ter um caráter de atuação que se identifica com o movimento associativo, o Pacto terá uma governança apoiada no voluntariado, sem orçamento e não implicará em custos na sua gestão ou na criação de uma estrutura física complementar.

Presentes ao ato, representando o Governo do Estado, o diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável Moris Kohl, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc),  Fábio Zabot Holthausen, destacaram a importância da iniciativa e do diálogo entre o poder público, entidades organizadas e sociedade.

“Quando estreitamos os laços entre os municípios, a gente vê que a sinergia de ideias, ações e soluções, faz com que as nossas regiões se fortaleçam. O resultado deste trabalho que está iniciando aqui vai impactar nas próximas gerações”, assinalou Moris Kohl.

“O pacto tem um significado muito importante, porque é um compromisso, um acordo, comprometimento de pessoas e entidades em torno de ações comuns e de um propósito. A solução de um problema enfrentado em Jaraguá do Sul, por exemplo, pode ajudar outras cidades. Quando a gente fala em mobilidade, aqui, tem que trabalhar toda a região, que tem que entrar neste processo de regionalização, para melhorar a vida dos cidadãos”, reforçou Fábio Zabot Hothausen, lembrando que a administração estadual vem trabalhando para fortalecer o modelo, contando com programas como editais e chamadas públicas que permitirão aos municípios alinhar projetos de desenvolvimento com foco na educação, na tecnologia e inovação.

O presidente do Conselho de Administração do Novale Hub e presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, falou da importância de integrar esforços comuns quando o objetivo é pensar o futuro da região e do estado de maneira sustentável. Para ele, é preciso pensar o desenvolvimento de forma a conectar pessoas e ideias, projetos e objetivos que favoreçam a comunidade regional.

“Podemos ser como um Bonsai, com um crescimento até com qualidade, porém, limitado porque as raízes não podem se expandir além do vaso, ou podemos ser um rizoma que tem capacidade para expandir suas raízes como uma rede e avançar muito mais”, comparou em analogia aos objetivos do Pacto.   

Presidente da ACIJS e do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, formalizou o ato de adesão ao Pacto em nome das duas entidades

Também manifestaram apoio à iniciativa o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que reforçou a importância de melhorar as entregas de serviços e de investimentos para a população, e o deputado federal Carlos Chiodini, que ressaltou o perfil de inovação como uma marca do DNA da região.



Confira as

Últimas notícias

ACIJS e Facisc se posicionam diante de novo corte de verbas em obras de rodovias

ACIJS ressalta importância de maior rapidez em obras na malha viária de Santa Catarina

Nota de pesar - Yara Fischer Springmann

A ACIJS, representada por sua Diretoria. Conselho Superior e Empresas Associadas, expressa o sentimento de pesar da classe empresarial de Jaraguá do Sul diante do

Ação Social do Núcleo de Voluntariado leva alegria a crianças no Natal

Iniciativa beneficiou crianças assistidas pelo programa Novos Caminhos e também menores da comunidade haitiana do Bairro Vieiras

NOTA OFICIAL – A favor da moralidade, contra o aumento de gastos públicos

Entidade se alinha a manifestações de setores representativos do meio empresarial e da sociedade civil diante de medidas que comprometem a gestão de recursos públicos

ACIJS vê legitimidade em manifestações por mais recursos a rodovias

Entidades representativas do setor produtivo têm atuado no sentido de assegurar continuidade de obras de infraestrutura

NOTA OFICIAL - Fundo Eleitoral 2022

Com a decisão de senadores e deputados federais, Fundo Eleitoral pode utilizar até R$ 5,7 bilhões de recursos públicos, em 2022

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Projeto vai permitir a aplicação de tecnologia inédita, com a instalação de redes de 5G por meio da integração de antenas às luminárias inteligentes

“Desafio é recuperar posição de destaque de Jaraguá na economia do estado”, diz prefeito Antídio, na ACIJS

Encontro Empresarial marcou encerramento da agenda de plenárias da entidade em 2021

ACIJS inicia campanha de incentivo à segunda dose de vacina contra a Covid-19

Ação busca envolver a comunidade no esforço para que o ciclo de imunização contra a Covid-19 seja completo

Alta de juros era aguardada, mas decisão pode afetar recuperação econômica, avaliam entidades

Sétimo aumento seguido dos juros pode inibir capacidade de reação de empresas no pós-pandemia, temem especialistas

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar