O presidente da Associação Brasileira e do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas – Abimaq/Sindimaq, José Velloso Dias Cardoso, é o convidado do Encontro Empresarial da ACIJS no dia 21, segunda-feira, abordando o cenário econômico para 2025 e as perspectivas do setor no Brasil.
Aberto a empresários associados ou não, profissionais e estudantes, além da comunidade em geral, o evento ocorrerá no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), às 19 horas. Como tem sido habitual no Encontro Empresarial da ACIJS as inscrições têm caráter solidário, com a sugestão de que o participante contribua com 1 quilo de alimento não perecível que pode ser entregue na recepção do evento, para posterior doação a uma organização social com atuação no município.
>>> Confirmações de presença podem ser feitas acessando o link https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/k68XR8nnNRhX
>>> Informações: (47) 98835-1316 / [email protected]
O Encontro Empresarial ACIJS tem o patrocínio do Sicoob|CEJASCred, Unimed, UveL Concessionárias e Cartórios de Protesto SC.
José Velloso é uma das lideranças mais representativas do setor, onde atua há mais de 30 anos. Engenheiro mecânico e administrador de empresas, desde 2013 ocupa a presidência executiva da Abimaq/Sindimaq. Entidade com 85 anos de existência, a Abimaq/Sindimaq representa mais de 7.800 empresas brasileiras que empregam diretamente cerca de 400 mil pessoas.
Em 2022, esse mercado teve um faturamento de cerca de R$ 280 bilhões, de acordo com dados da entidade, ocupando posição relevante para que o País avance em competitividade global, pois está diretamente ligado à industrialização e à modernização de diversos segmentos produtivos por meio da inovação tecnológica.
Além disso, a indústria de máquinas e equipamentos tem forte impacto na geração de empregos indiretos e no desenvolvimento de cadeias produtivas em outros setores da economia, como a construção civil, agroindústria e mineração. O setor também desempenha um papel importante nas exportações, representando em torno de 20% das vendas para o mercado externo, com destaque para máquinas agrícolas e equipamentos industriais.
Na palestra “Conjuntura econômica e perspectivas para o setor de máquinas e equipamentos”, Velloso trará as percepções da Abimaq/Sindimaq sobre o cenário econômico para o próximo ano, além de perspectivas para o setor e considerações sobre a Nova Indústria Brasil – NIB.
Defensor ativo de políticas públicas que favoreçam a indústria nacional, como a desoneração tributária, o aumento de investimentos em infraestrutura e o estímulo à exportação de máquinas e equipamentos, Velloso tem trabalhado para estreitar o diálogo entre o setor produtivo e o governo, buscando criar um ambiente de negócios mais favorável. Sua atuação tem sido fundamental para consolidar a importância estratégica da indústria de máquinas no desenvolvimento econômico do Brasil.