O aumento da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências ao mundo do trabalho conta com uma importante ferramenta de apoio a empresas que buscam profissionais, e para um envolvimento cada vez maior das comunidades na conscientização por mais oportunidades de inclusão.
Durante a “1ª Imersão Inclusiva PCD e Trabalho”, realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS) por iniciativa do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER), a FIESC apresentou o Portal da Inclusão – plataforma digital desenvolvida pela FIESC por meio do SENAI e SESI – que busca facilitar a conexão entre o setor produtivo e pessoas com algum tipo de deficiência que queiram se candidatar às vagas apresentadas pelas empresas.
Programa da área de Responsabilidade Social da FIESC, o portal tem acesso gratuito e permite ao usuário cadastrar vagas e currículos – a plataforma pode ser acessada em https://portalinclusao.sesisc.org.br.
O diretor institucional e Jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, lembrou a facilidade de utilização da plataforma, como um canal de inclusão que vai além do cumprimento de cotas definidas na legislação. Disse que a ferramenta é um instrumento importante que empresas, entidades e poder público devem utilizar para ampliar o seu alcance social. Uma das principais dificuldades do setor empresarial é identificar as pessoas com deficiência interessadas que, por meio do portal, podem se habilitar às vagas mais adequadas ao seu interesse e vocação. Ele esteve no evento acompanhado da equipe jurídica e da área de Responsabilidade Social, que apresentaram aspectos gerais sobre o assunto e como as empresas podem aderir ao movimento de inclusão de PCDs no mercado de trabalho.
Para o vice-presidente da FIESC na região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, e Daren Basso, gerente executiva regional do SENAI-SESI, a plataforma pode agregar muito aos esforços que já mobilizam Prefeitura, Associações Empresariais, entidades de classe ligadas ao setor produtivo, e organizações da comunidade, na melhoria da capacitação de trabalhadores, e nas oportunidade de trabalho e renda. Iniciativas neste sentido são o Feirão do Emprego, com três edições já realizadas em municípios da região, a criação da plataforma Mais Empregos que disponibiliza as vagas e permite também a inclusão de currículos de candidatos, e o Movimento SC pela Educação que busca elevar o nível de escolaridade.
>>> Confira momentos do evento realizado no Centro Empresarial – fotos Caroline Stinghen
Para a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, debater o tema inclusão é pauta permanente da entidade, que conta com um Comitê Estratégico de Responsabilidade Social e com o Núcleo de Voluntariado Corporativo, dedicados ao desenvolvimento de ações assertivas junto às empresas e comunidade.
“A inclusão de pessoas com deficiência no trabalho é uma questão importante e relevante para promover a igualdade de oportunidades e garantir a participação plena e efetiva de todos na sociedade”, disse, lembrando que a inclusão no ambiente de trabalho envolve a criação de condições e adaptações que permitam que as pessoas com deficiência tenham acesso a oportunidades de emprego, sejam tratadas com respeito e igualdade, e tenham as mesmas chances de crescimento e desenvolvimento profissional. “É fundamental reconhecer que a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas também uma oportunidade para construir uma sociedade mais inclusiva e justa, onde todos tenham a chance de desenvolver seu potencial e contribuir para o progresso coletivo”.
O evento reuniu mais de 300 pessoas e, além da apresentação da plataforma, contou com a participação de profissionais portadores de deficiências físicas e intelectuais que atuam em empresas e instituições da cidade, que expuseram as suas experiências profissionais, e de representantes de empresas que se integram ao movimento, demonstrando a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.