Planejamento e foco na fidelização de clientes ajudam estratégias de vendas na Black Friday
Junto a outras datas especiais para o segmento, a proximidade de mais uma edição da Black Friday traz expectativas positivas para o aumento das vendas do varejo.
Em 2024, o evento ocorrerá no dia 29 de novembro, seguindo a tradição de fechar o mês que antecede ao Natal e, com isto, oportunizar a antecipação do clima de compras para as festas de final de ano.
De acordo com dados do setor, nos últimos anos o volume de vendas e o faturamento durante essa data têm registrado crescimento, impulsionado pela adesão crescente dos consumidores e pela expansão do e-commerce, mas também com o aumento nas vendas no varejo físico.
Em 2023 estima-se que os negócios na Black Friday geraram cerca de R$ 6,5 bilhões em vendas somente considerando as compras online. O faturamento geral (incluindo físico e digital), no entanto, superou os R$ 10 bilhões, considerando promoções que muitas vezes começam dias antes da data oficial.
Para este ano, as perspectivas do mercado são otimistas, com projeções de crescimento tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Com a recuperação gradual da economia e o aumento da confiança do consumidor, espera-se um maior volume de vendas em comparação aos anos anteriores.
O avanço tecnológico e o uso mais sofisticado de inteligência artificial e personalização de ofertas deverão impulsionar as compras online, enquanto o varejo físico aposta em experiências diferenciadas e promoções agressivas para atrair clientes. Além disso, o setor de logística vem se preparando com mais eficiência para atender à alta demanda, minimizando atrasos e melhorando a experiência de entrega. A diversificação dos meios de pagamento, como o PIX e o parcelamento sem juros, também deve facilitar o consumo. Outro fator positivo é a busca por descontos significativos e a maior conscientização do consumidor sobre fraudes, o que poderá resultar em compras mais planejadas.
Ficar atento às inovações nas formas de relacionamento com clientes, buscando cada vez mais a fidelização e oferecendo experiências que façam com que esse consumidor retorne para novas compras, foram dicas que o especialista em desenvolvimento de estratégias de vendas, Dionei Alves, compartilhou com empreendedores do varejo, em palestra no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS).
[foto] Dionei Alves enfatizou importância da construção de relacionamentos duradouros entre lojistas e clientes, para fidelização que vai além de eventos pontuais como a Black Friday ou datas comemorativas – foto Caroline Stinghen
O profissional das áreas de marketing e comunicação voltadas a plataformas digitais e lojas físicas, falou a convite do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS e da Câmara de Dirigentes Lojistas, sobre a importância dos empresários de varejo pensarem na Black Friday e outras oportunidades de vendas com antecedência. Este planejamento prévio, avalia, pode assegurar mais sucesso nas ações, assertividade de campanhas de divulgação e na compreensão do que oferecer como atrativos ao público-alvo.
“A Black Friday traz muitas oportunidades, seja para quem tem lojas físicas ou para quem só vende online. O varejo físico enfrenta o desafio de competir com grandes plataformas digitais, que têm vantagens em preço, entrega e escala. Em 2023, o e-commerce foi responsável por 62% das vendas de Black Friday”, assinala Alves. Os estudos do setor, aponta, mostram que 53% dos consumidores esperam descontos de mais de 40% na Black Friday, o que segundo ele coloca ainda mais pressão sobre os lojistas.
Para acompanhar o desempenho dos meios digitais de vendas, entretanto, os empresários de estabelecimentos físicos podem fazer valer a criatividade, estabelecendo relações que podem ser duradouras. Estas estratégias devem ser construídas antes da Black Friday, nos meses que antecedem a data promocional, ou mesmo ao longo do ano. Dados do Instituto Nielsen, um ‘termômetro’ que ‘mede’ a temperatura e outros aspectos do comportamento do varejo, mostra que as vendas para clientes fidelizados aumentaram 37% na Black Friday, e que o faturamento chegou a ser de 38,5% no dia e 42,9% durante a semana do evento.
Transformar a Black Friday em uma oportunidade para dar valor aos clientes e oferecer experiências que eles não podem ter no online, não focando somente no preço, são dicas que o especialista deixa aos lojistas. Segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), 67% dos consumidores retornam se a experiência de compra for memorável. Outra ação pode ser a de conceder ao cliente descontos baseados em relacionamentos, que podem dar vantagens progressivamente de acordo com o nível de fidelização. A personalização, garante levantamento do mercado, assegura que 58% dos consumidores levam em conta este benefício, de acordo com a ferramenta Kantan que oferece soluções ao varejo na melhoria dos negócios.
“O verdadeiro objetivo da Black Friday não é apenas vender mais, mas fidelizar e ganhar novos clientes para se estabelecer um relacionamento. O segredo é transformar o desconto em investimento estratégico, visando retenção e relacionamento duradouro”, completa Dionei.
Evolução da Black Friday no Brasil (*)
2020:
> Volume de Vendas: O e-commerce registrou R$ 5,1 bilhões, representando um crescimento de 31% em relação a 2019
> Faturamento: O faturamento total foi de cerca de R$ 7,7 bilhões, um reflexo da aceleração do e-commerce durante a pandemia de COVID-19, com mais consumidores migrando para o digital
2021:
> Volume de Vendas: O comércio eletrônico movimentou cerca de R$ 5,4 bilhões durante o evento, com um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior
> Faturamento: O faturamento total, incluindo lojas físicas, foi de aproximadamente R$ 8,9 bilhões (Houve um crescimento mais modesto devido ao contexto econômico, com inflação e outros fatores que impactaram o consumo)
2022:
> Volume de Vendas: O e-commerce brasileiro registrou R$ 6,1 bilhões em vendas, representando um crescimento de 5% em relação a 2021
> Faturamento: Quando se incluem as vendas físicas e outras formas de venda, o faturamento total estimado foi de R$ 9,8 bilhões
2023:
> Volume de Vendas: Estimado em cerca de R$ 6,5 bilhões no e-commerce, mas com grande volume de vendas no varejo físico, embora a predominância seja online
> Faturamento: O faturamento geral (incluindo físico e digital) poderia superar os R$ 10 bilhões, considerando promoções que muitas vezes começam dias antes da data oficial
(*) Dados da Internet
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade