Notícias 24 nov, 22

Painel reforçou importância da atuação de mulheres no movimento associativo e como empreendedoras em todos os segmentos de negócios

Participação feminina fortalece representação no associativismo regional

A presença de mais mulheres participando de movimentos organizados, como o associativismo empresarial, fortalece a representação do setor produtivo e contribui para o crescimento do empreendedorismo feminino.

Ampliar esta participação é um dos desafios que lideranças apontam como importante para que a igualdade de gêneros se torne realidade também nas entidades que movimentam setores importantes da economia, mas também em todos os segmentos sociais.

A experiência de mulheres que já atuam na gestão de negócios, motivando maior participação delas nas entidades, esteve em pauta no Encontro Empresarial da ACIJS, na terça-feira, dia 22.

O evento “Mais Mulheres em Ação”, iniciativa da ACIJS e do Núcleo da Mulher Empreendedora, foi realizado no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Além da presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, e da vice-presidente de Núcleos Empresariais da entidade, Simone da Rosa, o painel contou com as presenças da presidente da ACIJ (Joinville), Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves; da vice-presidente na região Norte do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora, Tina Marcatto; da empresária Giovana Luiza de Oliveira Hornburg; e da líder do Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIJS, Michelle Valmorbida Honorato Kury.

Confira no álbum de fotos, alguns momentos do Encontro Empresarial:

Terceira mulher no comando da entidade, que em 2023 completará 85 anos, Ana Clara ressaltou que a mobilização para que mais mulheres participem do movimento empresarial vem dando resultados, mas é preciso avançar. A presidente da ACIJS citou o exemplo da própria entidade, que na atual gestão conta com uma diretoria com participação igual de homens e mulheres, e lembrou que esse avanço sempre se deu por mérito e pela capacidade de agregar que as mulheres oferecem a qualquer projeto. A vice-presidente Simone da Rosa destacou a experiência de iniciar o próprio negócio e a participação na entidade, o que lhe permitiu mais conhecimento como empresária e na atuação associativa.

Tornar mais efetiva a presença de mulheres tanto como empreendedoras como na representação empresarial também foram falas enfatizadas pelas demais participantes. Tina Marcatto fez um relato da atuação do Conselho Estadual, que é um braço da Facisc de articulação da atuação das mulheres no associativismo, e a líder do Núcleo da Mulher Empreendedora Michelle Valmorbida Honorato Kury comentou resultados alcançados em 27 anos desde que o grupo setorial foi organizado pela ACIJS em 1995. Ela lembrou da atuação do Núcleo em várias frentes, seja com ações voltadas à melhorar a capacitação das nucleadas como em atividades na comunidade, desempenho que mereceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Jaraguá na semana que passou.

No painel, Giovana Luiza de Oliveira Hornburg falou sobre a iniciativa de abrir junto com o marido a empresa Casa do Chocolate, a superação de dificuldades e como enfrentou o período de pandemia. Atuando por 18 anos no Núcleo da Mulher Empreendedora e há 26 empreendendo na empresa familiar, Giovana disse que a participação em um movimento empresarial fez a diferença para a sustentabilidade do empreendimento. “Nos momentos mais difíceis, a parceria é muito importante porque nos dá forças para irmos em frente”, assinalou.

Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, conhecida como Margi, também ressaltou a importância do associativismo para a formação de lideranças. Primeira mulher na presidência da Associação Empresarial de Joinville em 111 anos de existência da entidade, ela faz parte da diretoria da ACIJ há 16 anos. Além da participação no movimento associativo, atua representando a quinta geração na gestão de empresas ligadas à família e em várias frentes na comunidade e em entidades de classe. “O associativismo nos dá oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer relacionamentos, e relacionamento é o que nos faz crescer com sustentabilidade”, destacou. A empresária disse que mulheres e homens podem caminhar de forma a se completarem, fortalecendo o trabalho para que empresas e entidades alcancem bons resultados. Ter coragem para enfrentar os desafios, saber gerenciar conflitos e ser persistente, entender que as conquistas devem ser pelo mérito, e buscar o aprendizado no trabalho engajado com movimentos que somem aos seus propósitos são alguns dos caminhos para a liderança das mulheres, apontou.



Confira as

Últimas notícias

Transportadoras nucleadas da ACIJS participam de reunião sobre manutenção preventiva de pneus

Confira as atividades da ACIJS, participe dos eventos e fortaleça o associativismo empresarial da região

Entidades empresariais de Santa Catarina avaliam efeitos e ações de enfrentamento à elevação de tarifas nas exportações

SC é o quarto estado brasileiro que mais sentirá efeitos do tarifaço do governo norte-americano na economia, segundo a Confederação Nacional da Indústria

Desfile de aniversário e corte do bolo reúnem milhares de pessoas na Arena Jaraguá

ACIJS esteve presente na celebração dos 149 anos com os Núcleos de Panificação e Confeitaria e de Voluntariado Corporativo

Perspectivas para a economia brasileira em pauta no Encontro Empresarial ACIJS, dia 11 de agosto

Evento, sem custo para inscrições, é aberto a empreendedores, executivos e comunidade, trazendo uma reflexão sobre o momento atual do País e as perspectivas futuras na economia

Bolo de 300 quilos é destaque nos 149 anos de Jaraguá do Sul

Doação do bolo em comemoração ao aniversário da cidade, e distribuição à comunidade, é um dos momentos mais aguardados da programação especial preparada pelo município

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre marketing e vendas, dia 30

Evento é gratuito e exclusivo para associados da ACIJS. Participe e conheça formas de melhorar o desempenho do seu negócio.

DNIT atualiza informações sobre duplicação da BR-280

O lote 2.1, que compreende o trecho entre a região de Araquari e Guaramirim, apresenta 88% dos trabalhos concluídos e é o mais adiantado no projeto de duplicação da rodovia

Palestra do PGVE mostrará como ferramenta Kaizen ajuda gestão empresarial e dia a dia das pessoas

Programa de Gestão e Vivência Empresarial é uma das iniciativas que a ACIJS coloca à disposição líderes, gestores e empreendedores para a melhoria da gestão corporativa

Prédio histórico será sede da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar

Com o lançamento do edital de licitação, previsão de entrega da obra de reforma pela empresa vencedora é de 300 dias

Jaraguá do Sul apresenta marca “Orgulho de Ser” e reforça identidade territorial

O lançamento da marca integra as comemorações dos 149 anos da cidade e marca o início de um novo ciclo voltado ao fortalecimento do orgulho e da autenticidade de Jaraguá do Sul

whatsapp
[front-end-pm]
Redefinir senha Cadastrar