Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 04/02/2020
Compartilhe:

Palestra esclarece sobre sintomas do lúpus e como conviver com a doença

Doença inflamatória de origem autoimune, o tratamento ao lúpus requer cuidados com a qualidade de vida e acompanhamento médico

A literatura médica indica que a doença lúpus – lúpus eritematoso sistêmico (LES) – existe há quase 2,5 mil anos, mas até hoje é cercada de desinformação, preconceito e de estigmas relacionados aos seus sintomas.

Trata-se de uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que a enfermidade afeta mais de 100 mil brasileiros, porém, em muitos casos a doença é desconhecida por falta de orientação.

É uma doença que pode causar transtornos mais brandos em determinados casos e, em outros, ser incapacitante ou mesmo fatal. Muitas vezes, o indivíduo fica anos sem nenhum sintoma e, de repente, volta a sofrer com dores e outras complicações, daí a importância de se seguir o tratamento e as orientações dos especialistas. Os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises, começando por modificações no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol.

Por esta razão, os esclarecimentos sobre a doença, seus sintomas e enfrentamento, é apontado como uma das maneiras para que o lúpus possa ser diagnosticado precocemente, ajudando as pessoas a conviverem com a moléstia, melhorando a autoestima e minimizando os seus efeitos.

Com este propósito, no dia 10 de fevereiro (segunda-feira), a ACIJS e o Núcleo de Saúde e Bem-Estar de Jaraguá do Sul promovem palestra da enfermeira Pamela Costa. A atividade ocorrerá às 13h30, no Hospital São José, com vagas limitadas e inscrições gratuitas pelo whatsapp (47) 98900-7612.

Na palestra, Pamela busca conscientizar e ensinar as pessoas sobre esse tipo de quadro, relatando a sua própria condição de convivência com a doença. Pós-graduada em ginecologia e obstetrícia, especialista em hematologia e hemoterapia, entre outras qualificações na área de gestão da qualidade e acreditação hospitalar, é fundadora do Grupo de Apoio Força Roxa, dedicado a levar esclarecimento e orientações a portadores do lúpus. O grupo foi formado para dar visibilidade às atividades realizadas de maneira mais intensiva para o enfrentamento de doenças inflamatórias.

Informações em www.acijs.com.br, pelo telefone (47) 3275-7027 e e-mail eventos@acijs.com.br.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro
Associativismo

2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro

Evento mais uma vez trará cases de sucesso e reúne especialistas renomados, contribuindo para o desenvolvimento de empresas de Jaraguá do Sul e região, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e visão estratégica

Leia mais
ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora
Gestão Empresarial

ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora

Programa oportuniza conhecimentos essenciais para os empresários melhorarem a gestão de seus negócios

Leia mais
Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho
Evento

Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho

Evento, em parceria com a Unimed, vai acontecer no próximo dia 25, e a participação é gratuita e aberta a associados e comunidade em geral

Leia mais
ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional
Gestão Empresarial

ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional

Programa de educação empresarial e eventos corporativos visam gerar conhecimento e fortalecer conexões no ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA
Associativismo

Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA

Pacote anunciado pelo governador Jorginho Mello soma R$ 435 milhões em medidas financeiras e tributárias emergenciais, e o plano de ação anunciado pelo presidente Lula prevê R$ 30 bilhões em crédito, com prioridade às pequenas empresas e a setores como o de alimentos perecíveis

Leia mais
Especialistas avaliam cenários e as perspectivas econômicas ao País
Notícias

Especialistas avaliam cenários e as perspectivas econômicas ao País

Impacto das tarifas impostas pelos EUA sobre exportações de empresas do Brasil ganhou destaque na análise de economistas no Encontro Empresarial ACIJS, em parceria com o Sicredi

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.